Perua ou station wagon (SW), é um carro de passeio de proporções robustas, geralmente derivado de um sedan ou hatch. É tão ou até mais comprido que um três-volumes e seu habitáculo se estende até o porta-malas, como em um SUV.
O espaço é generoso o suficiente para os passageiros traseiros de estatura mediana viajarem até de pernas cruzadas. O porta-malas também costuma ser avantajado, sendo a maioria das vezes maior até do que o de um sedan grande.
As peruas exploram o conforto ao máximo, do espaço ao acabamento até a dirigibilidade. São carros mais estáveis, por não serem altos como um SUV. A suspensão pode ser mais dura para dar uma pegada mais esportiva, mas costuma ser mais macia/mole para tornar a direção cômoda e prazerosa.
Peruas em extinção
No Brasil, as peruas são escassas. A chegada com força dos SUVs contribuiu para que a aderência das peruas fosse diminuindo no mercado, a ponto de se tornar uma categoria com risco de extinção.
Das poucas opções à venda, a maioria é da marca alemã Audi, com os modelos A4 Avant, RS4 e RS6 Avant. Outra que ainda aposta no segmento é a sueca Volvo, com a V60.
Modelos clássicos
Antes do segmento de SWs entrar em extinção no mercado nacional, muitas peruas faziam sucesso por aqui e tinham preços bem mais acessíveis, como as icônicas Volkswagen Variant, Parati e Quantum, as primas Fiat Panorama, Elba, Tempra SW e Palio Weekend, as Chevrolet Caravan, Ipanema, Omega Suprema e Corsa Wagon, e as Ford Belina, Scala e Royale, entre outras.
3 Coisas que vocês precisam saber antes de comprar uma perua no Brasil:
1. Custos: há poucas opções de peruas 0km no Brasil, e a grande maioria pertence ao segmento premium, o que eleva o valor. Buscas alternativas no mercado de seminovos e usados pode ser uma boa alternativa para conseguir uma SW que valha a pena gastando menos. Por se tratar de um veículo maior e mais pesado, os gastos com manutenção e combustível também são maiores.
2. Revenda: por ser um veículo em extinção, significa que não há muita procura. Por isso, quem tenta revender uma perua costuma encontrar mais dificuldades e ter que oferecer por um valor mais atrativo, abaixo da Tabela Fipe.
3. Dirigibilidade: há peruas mais esportivas e peruas com a direção mais macia e confortável. Por isso é importante ir além de design e espaço antes de escolher a SW ideal, e pensar para qual finalidade esse tipo de veículo será adquirido. Por exemplo, não faz sentido comprar uma perua esportiva se o uso ocorrer na cidade para transportar as crianças.