Sedan ou sedã é o famoso carro três-volumes. Nele, a carroceria é dividida claramente entre cofre do motor, habitáculo e porta-malas avantajado. Essa categoria geralmente oferece quatro portas, um bom espaço interno e porta-malas acima de 400 litros de capacidade. Por isso mesmo, é queridinho de famílias e motoristas de aplicativo.
Normalmente, os sedans são derivados dos hatches, tanto que há modelos que até continuam com o mesmo nome e só acrescentam o termo “sedan” no final, como o Ford Ka Sedan. Outros são mais criativos na denominação, caso do Chevrolet Onix Plus. E outros têm um nome só seu, como ocorre com o VW Virtus.
São pouquíssimos os casos em que um sedan dá origem a um hatch. Umas das exceções é o conhecido Toyota Corolla, que primeiro foi lançado na configuração sedan para depois vir ao mundo como uma família de modelos que inclui um hatch.
O sedan é dividido em cinco subcategorias
Compacto: como o próprio nome já revela, engloba os sedans menores, mais baratos e consequentemente mais populares. O mais vendido no Brasil atualmente é o Chevrolet Onix Plus. Há, recentemente, uma tendência de sedans que se posicionam num meio-termo entre compactos e médios, caso do extinto Chevrolet Cobalt e do próprio Virtus.
Médio: uma opção intermediária, que, além de ser maior, costuma trazer itens de série mais interessantes e estética mais sofisticada. Porém, como é de se esperar, o valor também é maior. Os sedans médios mais conhecidos no mercado nacional são Toyota Corolla e Honda Civic. Entre as marcas de luxo, destaque para o Audi A3 Sedan.
Grande: premium, mais espaçoso e potente. Essa categoria se notabiliza pelo conforto, acabamento sofisticado, design imponente e muita tecnologia embarcada. Mas, assim como os hatches médios, vem definhando e perdendo espaço para os SUVs. Toyota Camry, Honda Accord e Hyundai Azera são os sobreviventes, junto a modelos de luxo como Mercedes Classe C, Audi A4, BMW Série 3 e Jaguar XE.
Executivo: segmento dominado por modelos premium ou de marcas de luxo: Audi A6, BMW Série 5, Mercedes-Benz Classe E e Jaguar XF atuam nesse mercado.
Limusine: são os sedans grandalhões que, geralmente, apenas pessoas ricas e que andarão com chofer terão na garagem. Um Audi A8, um BMW Série 7, um Mercedes Classe S e um Jaguar XJ se enquadram aqui.
3 Coisas para avaliar antes de comprar um sedan:
1. Preço: há sedans de todos os valores, mas não deixe que apenas isso defina o carro ideal. Há sedans populares com valores atrativos, compare-os para ver qual oferece um bom conjunto de desempenho e autonomia. Confira a lista de itens de série para não comprar por engano um carro barato, mas “pelado”. Considere também a compra de um seminovo.
2. Espaço: muitas pessoas cometem o erro de não se sentar no banco de trás antes de comprar o carro. Olhando, pode até parecer espaçoso, mas para ter certeza só entrando no carro. Veja a distância do seu joelho para o banco dianteiro, o espaço entre a sua cabeça e o teto e se há um bom espaço nas laterais também.
3. Finalidade: é importante ter esse item bem claro em mente para fazer uma escolha assertiva. O carro é para trabalho? Então, veja opções mais econômicas. É para viajar? Considere um motor mais potente e um porta-malas amplo. É para uso familiar? Priorize espaço interno.