SUV é a sigla em inglês para “Sport Utility Vehicle”, ou “veículo utilitário esportivo”. A definição do que é de fato um SUV tem gerado muita polêmica nos últimos anos, especialmente com a chegada dos crossovers (modelos que mesclam elementos de mais de uma categoria).
Deixando o purismo de lado (que determina que um SUV precisa ter chassi de longarina e tração 4x4, preferencialmente com motor a diesel, algo cada vez mais raro no mercado), os SUVs modernos se caracterizam por terem uma silhueta alta e larga, além de traços musculosos e vão livre do solo generoso.
Mas não deixam de oferecer tração dianteira, motorização com potência mediana e chassi monobloco, além de experiência de condução cada vez mais similar à de um automóvel comum. Geralmente, até compartilham plataforma com hatches e sedans.
A diferença está na posição de dirigir elevada, que costuma conquistar clientes por passar maior sensação de segurança a bordo. A depender do modelo, o espaço interno e o porta-malas podem ser generosos ou surpreendentemente acanhados.
Ainda há exemplos de “SUV raiz” no mercado, como Chevrolet Trailblazer, Toyota SW4, Mitsubishi Pajero Sport e Jeep Wrangler. Mas são cada vez mais escassos e têm preços cada vez mais proibitivos.
3 Coisas que você precisa saber antes de comprar um SUV:
1. Custo de manutenção: essa categoria costuma ter um valor mais elevado de compra, mesmo compartilhando plataforma, motorização e muitos equipamentos com hatches e sedans. É o preço a se pagar pelo status, pela carroceria maior e pelo ponto H mais elevado.
Devido à aerodinâmica menos eficiente e ao peso maior, o desempenho será menos eficiente e o consumo de combustível, mais elevado que o de um hatch ou sedan equipados com o mesmo motor. A manutenção também costuma ser mais cara.
2. Finalidade: para quem deseja apenas um carro mais robusto, com bom vão livre para encarar valetas e design musculoso, os SUVs urbanos atendem bem. Agora, se o objetivo for ter um carro para o uso aventureiro de fato, capaz de encarar terrenos difíceis com maestria, o indicado é um SUV legítimo. Que custará bem mais caro.
3. Espaço: SUVs são mais espaçosos que hatches, mas isso não quer dizer espaço de sobra. Um bom exemplo disso é o Jeep Renegade, que passa a sensação de robustez por fora, mas oferece vão acanhado para as pernas e porta-malas com modestos 320 litros. Um sedã médio costuma oferecer cabine e bagageiro mais espaçosos que os de um SUV compacto por um preço similar.