O bombástico Fiat Marea diesel nacional que nunca chegou às nossas lojas
O Fiat Marea é um dos carros mais emblemáticos da história da marca italiana no Brasil. Sua trajetória aqui foi marcada por uma série de acontecimentos, desde o visual arrojado e tecnologias à frente de seu tempo, até aos memes existentes até hoje por causa dos problemas mecânicos crônicos.
Independentemente disso, é fato que, seja na configuração sedan ou na perua, o Marea é um dos carros mais lembrados pelos entusiastas quando o assunto é performance.
Quando lançado aqui, em 1998, o modelo tinha motores 2.0 20V de 142 cv e 18,1 kgfm e 2.4 20V de 160 cv e 21 kgfm. Depois, veio os 1.6 16V de 106 cv e 15,4 kgfm, o 1.8 16V de 132 cv e o conhecido 2.0 20V turbo de 182 cv e 27 kgfm.
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O que mais chamava atenção na época, era que tínhamos um produto vendido no Brasil praticamente idêntico ao que era oferecido no mercado europeu, com exceção apenas nas versões diesel. Sim, isso mesmo, o Marea tinha versões a diesel.
Essa é uma das partes mais curiosas da produção do modelo no Brasil, afinal, a Fiat fabricou, sim, o Marea diesel em seu pólo industrial de Betim, Minas Gerais - onde fabrica seus carros até hoje.
De acordo com a marca, esses Marea eram conhecidos internamente por TD 100 Diesel e 1.9 JTD Diesel, e podiam ser encontrados em configuração sedan ou perua.
A linha podia ser equipada com dois tipos de motorização, sendo a mais comum 1.9 turbo intercooler, que rendia 105 cv e 20,4 kgfm ou 110 cv e 28 kgfm, e um poderoso 2.4 também turbo intercooler de 131 cv e 31 kgfm - sempre gerenciados por uma caixa manual de cinco marchas.
Aqui, foram produzidas cerca de 1.000 unidades com a carroceria sedan e mais ou menos 500 da perua. Um número que até parece pequeno quando vemos o volume de vendas dos carros no Brasil, mas pensando no mercado argentino, que se trata de um modelo de porte médio e tíquete mais alto, e uma versão diesel ainda, o desempenho pode ser aceitável, sim.
Essas configurações não foram oferecidas no Brasil, claro, e foram exportadas diretamente para a Argentina. Afinal, por aqui temos uma série de requisitos para um carro de passeio ter motorização em ciclo diesel, como a capacidade de carga, tração, entre outros itens a depender da carroceria, o que tornou impossível a comercialização dessas opções aqui.
O Fiat Marea foi vendido no Brasil durante nove anos e trouxe uma série de inovações ao mercado, principalmente pelo motor turbo de alto desempenho. Faltou mesmo ter chegado aqui a motorização diesel, para sabermos do que essa variante era capaz.
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.