Nova VW Passat é a esperança de que ainda há lugar para peruas no mundo

Nova geração vem somente com carroceria station wagon, abandonado, ao menos por enquanto, a versão sedan
Diego Dias
Por
31.08.2023 às 20:00
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Nova geração vem somente com carroceria station wagon, abandonado, ao menos por enquanto, a versão sedan

O Volkswagen Passat é um dos modelos mais longevos na história da marca, tanto que já está na nona geração. No Brasil e Estados Unidos (onde contava com uma versão própria) ele já foi descontinuado, mas na Europa segue firme e forte – idem na China. O detalhe é que o novo VW Passat 2024 abandonou a carroceria sedan, sendo vendido agora somente como perua.

Isso significa que a Volkswagen aposentou de vez o Passat três volumes e o venderá somente como perua Passat – que por sua vez deixa de lado o sobrenome Variant, alcunha que identificava a configuração station wagon. É a prova que as peruas ainda resistem no mundo, sendo a Europa o último berço delas, algo louvável num mundo dominado por SUVs.

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O visual da nova Passat 2024

Vendida na Europa desde 1973, a nova perua Passat abandona as linhas mais quadradas para assumir um design mais arredondado, inspirado na família de elétricos ID da Volkswagen. Feita com base na plataforma MQB Evo, a Passat traz faróis full-LED mais afilados e interligados por uma estreita grade frontal.

O para-choque conta com uma tomada de ar grande que acaba remetendo a um sorriso, como já vemos nos elétricos da linha ID. Além disso, há também entradas de ar verticais nas extremidades da peça, tudo para realçar um visual mais esportivo. Muda bastante também o capô, que traz agora desenho mais arrendado e um caimento mais acentuado no bico.

De perfil o design limpo continua, já que a nova Passat 2024 ostenta apenas um vinco que vai dos para-lamas dianteiros até as lanternas. Vale destacar ainda que na lateral traseira a janela espia ficou consideravelmente menor em relação à Passat da geração anterior.

O caimento da tampa do porta-malas ficou mais acentuado, o que acabou contribuindo para o estilo mais esportivo da nova Passat 2024 – a aproximando também mais do estilo das peruas Audi. As lanternas agora são conectadas por uma linha de LED, aqui seguindo também o padrão dos ID. Já o para-choque descarta as falsas saídas de escape para dar lugar a uma linha horizontal preta com um friso metálico.

Dimensões da Passat 2024

A Passar 2024 continua grande. Ela foi esticada em longos 144 mm e agora tem 4.917 mm de comprimento (sim, uma perua de quase 5 metros), enquanto a largura fica em 1.852 mm e a altura em 1.506 mm. O entre-eixos também tem uma distância generosa, tanto que são nada menos do que 2.841 mm.

E se você acha que o porta-malas do SUV médio mais vendido do Brasil (Jeep Compass) é grande com seus 440 litros de capacidade, a nova Passat 2024 nos faz lembrar que as peruas estão um bom passo à frente na questão de aproveitamento de espaço.

Duvida? A nova geração da Passat tem “apenas” 690 litros de capacidade no bagageiro (um aumento de 40 litros), que pode ser ampliado para 1.920 litros com os bancos rebatidos. Caso você não tenha se impressionado, é um espaço tão grande que chega a ser superior a capacidade em litros da recém-lançada Chevrolet Silverado 2024, que leva até 1.781 litros na caçamba.

A cabine da Passat 2024

Por dentro, a nova Passat 2024 ficou mais minimalista, mas perdeu as famosas linhas das saídas de ar que presente em todo o painel. Os destaques ficam para a enorme tela da central multimídia, que pode variar entre 12,9 e 15 polegadas, dependendo da versão. O painel de instrumentos de 10,25 polegadas é item de série.

Uma grande mudança está no console central, que ganhou mais espaço para porta-objetos graças a retirada da alavanca de câmbio. Com isso a nova Passat ganhou uma característica clássica dos Mercedes-Benz: o câmbio fica na haste direta atrás do volante, onde normalmente ficam os acionadores dos limpadores do para-brisa.

Entre os equipamentos, destaque para o sistema head-up display opcional, bancos elétricos de 14 vias com aquecimento, ventilação e função massagem, além de luz ambiente, rodas de liga-leve de até 19 polegadas, faróis full-LED matriciais e lanternas com luzes dinâmicas na traseira. Serão vendidas três quatro versões: Passat, Business, Elegance e R-Line.

Motores da Passat 2024

Como é padrão em alguns carros europeu, a oferta de motores é abrangente. Porém, a maior novidade mesmo para a Passat 2024 é o motor turbo 1.5 eTSI, um propulsor híbrido-leve que entrega 150 cv.

A perua contará ainda com versões híbridas na linha eHybrid, que parte de 204 cv e 35,7 kgfm e vai até 272 cv e 40,8 kgfm de torque. Essas variantes híbridas plug-in combinam o 1.5 turbo TSI a motores elétricos com bateria de 19,7 Kwh coma até 100 km de autonomia elétrica. Com tanque cheio e bateria recarregada, a perua pode rodar cerca de 1.000 quilômetros.

A famosa versão com motor 2.0 TSI continua em linha com seus 204 cv, sendo oferecida ainda uma opção mais potente com 265 cv e tração integral 4Motion. Como é tradicional no mercado europeu, a VW oferta variantes diesel também, à exemplo do 2.0 TDI com três faixas de potência: 122 cv e 150 cv e 193 cv com tração nas quatro rodas. Todas as configurações vêm equipadas com câmbio automatizado de dupla embreagem de sete marchas.

https://youtube/Bjktj33dOnc

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