Você decide: BYD lança SUV híbrido e elétrico juntos pelo mesmo preço
A BYD convidou a imprensa especializada para o lançamento do Song Plus DM-i, seu primeiro SUV híbrido plug-in do Brasil nesta quarta-feira (16). No entanto, surpreendeu os convidados ao revelar junto um outro modelo, o Yuan Plus, elétrico e que também será oferecido por aqui.
A grande notícia é que o consumidor poderá escolher qual dos dois levar para casa pelo mesmo preço: R$ 269.990. Ao olhar a cifra, o leitor pode considerá-los caros (como todos os carros no Brasil, convenhamos), mas vamos colocá-los em perspectiva.
SUV elétrico médio com preço de hatch
Na última semana, a Mobiauto elogiou o posicionamento do Peugeot e-2008. O SUV chegou ao Brasil por R$ 259.990, reforçando o custo-benefício pelo seu porte. Agora, a BYD dobra a aposta com o Yuan Plus.
Enquanto o francês possui 4,30 metros de comprimento e 2,60 m de entre-eixos, o chinês chega com 4,45 m de comprimento e 2,72 m de entre-eixos. Tem, portanto, porte ligeiramente maior que o de um Jeep Compass.
Em autonomia, a Peugeot declara 345 km pelo ciclo WLTA. Na mesma régua, o BYD possui 420 km. Para o Brasil, pelo Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o Yuan Plus roda 458 km com uma carga.
Em termos de desempenho, o Yuan possui 204 cv de potência e 31,6 kgfm de torque. Não chega a ser um arroubo, em se tratando de um elétrico – incluindo os grandalhões Tan e Han, da mesma BYD, com seus mais de 500 cv –, mas ele não faz feio. Tanto que o 0 a 100 km/h ocorre em 7,3 segundos, segundo a fabricante.
Em termos de equipamentos, há todos os assistentes ao condutor que podemos esperar em um veículo desse preço, como frenagem autônoma emergencial, assistente de permanência em faixa e controle de cruzeiro adaptativo.
Leia também: Avaliação: BYD Han 2023, sedan elétrico de patrão está ainda mais forte
Híbrido Plug-in maior e mais barato que o Compass
A estrela da noite, Song Plus DM-i, que já estava em pré-venda no Brasil, acabou ofuscado pelo irmão elétrico, mas também terá vantagens no mercado.
Por exemplo, ele mede 4,70 metros de comprimento e 2,76 m de entre-eixos. É bem mais do que um Jeep Compass 4xe, que custa mais de R$ 340.000, e mais até do que um Toyota RAV4, que também passa de R$ 300.000.
Em relação ao Compass 4xe, o chinês perde em potência e torque. Enquanto o rival possui 240 cv combinados de potência e 27,5 kgfm de torque gerados pelo motor térmico, sendo 25,5 kgfm pelo motor elétrico (não há um torque combinado declarado), o Song associa um motor 1.5 aspirado de ciclo Atkinson, com 110 cv e 13,7 kgfm, a uma unidade elétrica de tração para chegar a um pico de 180 cv e 32,2 kgfm.
Por outro lado, o Song Plus dá o troco em autonomia e preço. O BYD é capaz de rodar 1.100 km, sendo 51 km com o modo totalmente elétrico. O Compass roda até 927 km e 44 km no modo elétrico.
Ambos possuem sistemas completos de auxílio ao condutor e mimos como teto solar panorâmico e câmera em 360 graus, mas o BYD Song Plus custa R$ 269.990, enquanto o Jeep Compass 4xe é tabelado em R$ 347 mil.
Em comum com o Yuan Plus e com os próprios Tan e Han, o Song Plus traz uma central multimídia de mais de 15 polegadas com tela giratória, capaz de se posicionar vertical ou horizontalmente. Aparentemente, o mercado de eletrificados começará a ganhar tração e os preços vão baixando na marra graças aos chineses.
Você também pode se interessar por:
Avaliação: BYD TAN será o Caoa Chery Tiggo 8 dos carros de luxo?
De repente a Mercedes-Benz é a marca com mais carros elétricos no Brasil
Avaliação: Audi Q5 TFSIe é híbrido de meio milhão bom de consumo
Peugeot e-2008 tem o dobro do estilo (e do preço) de um 2008 nacional
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.