NIO ET9 é um SUV elétrico de 700 cv que remove água como cão após o banho
Você já deve ter visto o movimento que um pet faz após tomar banho por estar molhado. Eles se balançam para se livrar da água. Agora, imagine um SUV de luxo fazendo uma ação semelhante para tirar a neve que está em cima dele.
O Nio ET9 possui um sistema de suspensão ativo batizado de “Sky Ride”, o qual literalmente sacode a carroceria se forma autônoma. A ação foi publicada por meio de um vídeo da Nio, própria fabricante do SUV de luxo.
Você também pode se interessar:
- Como a Lego ajudou a revolucionar os veículos híbridos da Renault
- Investimentos da indústria automotiva podem chegar a R$ 100 bilhões até 2029
- BYD Dolphin terá bateria maior contra carros a combustão na China
Como funciona o sistema?
O Sky Ride é formado por quatro bombas hidráulicas que funcionam de forma independente e dedicadas a cada roda. A suspensão ainda é capaz de baixar 50 mm para favorecer a entrada e saída de passageiros. O mais curioso é que a fabricante atesta que toda a ação ocorre sem a intervenção humana.
A marca foi além e para demonstrar o poder do sistema de amortecimento, divulgou um vídeo no mês passado no qual o Nio ET9 roda com uma pirâmide de copos, funcionando como uma espécie de bandeja, em um terreno acidentado.
Vídeo: CnEVPost
Como é o Nio ET9?
Apresentado em dezembro de 2023, na China, o Nio ET9 tem o status de SUV de luxo – embora pareça mais um crossover. Entre os rivais do SUV que balança sozinho estão o Tesla Model S, Porsche Panamera, BMW i7 e Mercedes EQS.
Equipado com dois motores elétricos que consomem energia de uma bateria de 120 kWh. O SUV tem 697 cv de potência combinada em seus dois propulsores elétricos. São 5.323 mm de comprimento, 2.016 mm de largura, 1.620 mm de altura e 3.250 mm de entre-eixos.
Segundo a montadora, o SUV possui um sistema de carregamento ultrarápido que pode recarregar até 255 km de autonomia em apenas cinco minutos. O motorista também terá o recurso do eixo traseiro esterçante.
Internamente, o Nio ET9 possui bastante tecnologia embarcada. Os dois assentos da fileira traseira são do estilo poltrona, com reclinação de até 45°. O ocupante traseiro ainda conta com carregador por indução no apoio de braço, tela para controlar funções do SUV e um frigobar de 10 litros.
Por enquanto, o SUV tem sido flagrado na China com camuflagem, apesar de já ter imagens divulgadas desde 2023. A previsão de chegada do ET9 está para 2025. Na China, o ET9 é vendido a US$ 111.140 (R$ 551.000).
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.