Hyundai HB20 e Ford Ka zeram teste mais rígido de segurança
Hyundai HB20 e Ford Ka zeraram em teste de colisão do novo protocolo do Latin NCAP, órgão responsável por avaliar os níveis de segurança dos veículos vendidos na América Latina e Caribe.
O resultado foi divulgado nesta terça-feira (8) e é válido para as carrocerias hatch e sedan dos veículos. A nova avaliação unificou a nota de crianças e adultos e agora é medida em percentual, com a adição de dois novos testes: proteção de pedestres e assistência à segurança.
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O Hyundai HB20, com dois airbags, teve proteção de impacto frontal média e proteção lateral ruim para o tórax - principal motivo para a avaliação baixa. Além disso, outros pontos que fizeram o compacto ter zero estrela foram o desempenho ruim no teste de chicote vertical e a falta do controle eletrônico de estabilidade em todas as versões - item cobrado no novo protocolo da entidade.
Em percentual, a proteção é: 19% para adultos, 10% para crianças e 43% para pedestres. A assistência à segurança é de 14%.
O caso do Ford Ka é parecido. O modelo não conta com controle de estabilidade de série em toda a gama e seu desempenho no chicote cervical também foi ruim. Na batida de frente, a proteção é considerada média e na lateral, fraca para a região torácica.
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A porcentagem de proteção do Ford é de 34% para adultos, 9% para crianças, 50% para pedestres e 7% para assistência à segurança.
Outro aspecto que influenciou na avaliação é a falta da folha de resgaste, que é uma espécie de manual que indica aos socorristas onde há acesso às vítimas em caso de colisão que prejudique o acesso pelas portas ou porta-malas.
De acordo com o Latin NCAP, "a Ford está apresentando atualizações para o equipamento de segurança do Ka de série, oferecendo ESC (controle de estabilidade0 e airbags laterais de série em todas as versões."
O órgão ainda afirmou que uma versão mais completa do hatch foi avaliada e teve melhor desempenho na proteção dos ocupantes, mas a atualização da classificação será feita após os itens do veículo de teste serem incorporados de série nas demais opções da gama.
Novas exigências do Latin NCAP
A cada quatro anos, o programa torna o teste mais rígido e estabelecendo novos critérios e fazendo mais exigências.
A partir de 2020, o controle de estabilidade passará a ser exigido de série em todas as versões para obtenção das cinco estrelas. Proteção lateral, de pedestres (no capô) e avisos de uso do cinto de segurança em todas as posições também renderão mais pontos.
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Haverá a inclusão de testes de frenagem autônoma emergencial (pontos extras), chicote vertical e atropelamento de pedestres. Ainda, carros que tiverem itens como frenagem autônoma emergencial, alerta ou assistente de permanência em faixa, detector de ponto cego e limitador de velocidade ganharão pontos extras.
Além disso, a classificação por estrelas será unificada, não havendo mais distinção entre proteção para adultos e crianças.
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Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.