Ford F-150 Platinum 2023: 14 truques magistrais da picape gigante

Picape grande chegou ao Brasil neste ano com uma série de cartas na manga para bater de frente com Ram 1500 e Chevrolet Silverado, que nem chegou ao mercado ainda
Renan Bandeira
Por
09.08.2023 às 00:08
Compartilhe:
Picape grande chegou ao Brasil neste ano com uma série de cartas na manga para bater de frente com Ram 1500 e Chevrolet Silverado, que nem chegou ao mercado ainda

A Ford trouxe a F-150 ao Brasil com uma missão muito clara: bater de frente com a Ram e não dar espaço para a Silverado. A picape americana é um dos produtos mais vendidos da história da indústria automotiva mundial, e aposta em 14 truques para sair na frente das rivais do segmento.

Vale lembrar que a Ford F-150 está posicionada sobre a Ranger no catálogo da marca e chegou este ano ao Brasil nas versões Lariat e Platinum que custam R$ 479.990 e R$ 519.990, respectivamente. A Mobiauto, inclusive, já avaliou a picape neste outro artigo, por isso trabalhará neste texto apenas os truques do modelo.

Com motor V8 Coyote 5.0 de Mustang, que rende bons 405 cv de potência e 56,7 kgfm de torque, a Ford F-150 é um dos produtos que mais entrega o DNA americano, entre todos os que temos à venda em nosso mercado. E não só a motorização é que chama atenção na picape, afinal, temos ainda bastante tecnologia, capacidades que condizem com seu tamanho e um conforto acima da média na cabine.

Só não pergunte sobre o consumo, que este realmente não é para qualquer bolso. Confira agora os 14 truques magistrais da Ford F-150 Platinum

14 truques da Ford F-150 Platinum 2023

1) Manobra de trailer por botão: a picape tem um dos sistemas mais avançados para manobra de trailer. Com a tecnologia Pro Trailer, um botão rotativo no painel toma o lugar do volante e facilita a manobra em marcha ré com um agregado. As câmeras traseiras com múltiplas visões também facilitam esse trabalho.

2) Freio de estacionamento eletrônico: uma picape grande, raiz e parruda, mas que não deixa de mimar o proprietário. Seu freio de estacionamento é eletrônico. A Ford Ranger também ganhou esse sistema neste ano.

3) Alavanca de câmbio escamoteável: para ganhar mais espaço dentro da cabine, a alavanca de câmbio pode ser guardada. Basta acionar um botão no console central para que ela comece realmente a “deitar” e se esconder no acabamento. Para longas viagens, é uma boa alternativa, e a gente já conta o motivo.

4) Caçamba generosa: Mesmo que tenha bastante espaço interno, a picape não deixa de oferecer uma caçamba generosa. São 1.370 litros de capacidade no compartimento. Só é uma pena que não consiga levar tanta carga, já que são apenas 681 kg de capacidade nesse quesito.

5) Capacidade para arrastar tudo: mas é reboque o seu forte, como a maioria das picapes desse segmento. Se a F-150 não consegue levar tanto peso da caçamba, no reboque a história é diferente: são 3.515 kg de capacidade para arrastar.

6) Alma de muscle car: sob o capô, temos um V8 Coyote 5.0 vindo do Mustang com 405 cv de potência e 56,7 kgfm de torque. Não bastasse ter o motor do muscle car, seu ronco é idêntico ao do icônico cupê, características que provam que a Ford F-150 tem alma de Mustang.

7) Ajuste elétrico na coluna de direção: se você achou que o freio de estacionamento era mimo demais, este aqui então, nem se fala. A coluna de direção tem ajuste de altura e profundidade, mas nada de alavanca, já que o acionamento é elétrico. Pouco prático em alguns momentos por causa da demora, mas é mais preciso que o sistema por alavanca.

8) Teto solar grande: as irmãs menores Ford Maverick e Ford Ranger ficam devendo esse item. No entanto, a F-150, com seus mais de R$ 500 mil pedidos, não vacilou nesse quesito. O teto solar dela é panorâmico e elétrico, e toma praticamente todo o teto do habitáculo.

9) Ajuste elétrico do pedal: para quem não tem tanta estatura, mas quer dirigir uma picape desse porte, o ajuste elétrico de pedal é um bom auxílio. A F-150 conta com ajuste elétrico para bancos e coluna de direção, além desse. O conjunto da obra auxilia pessoas de qualquer tamanho na hora de achar uma posição confortável para dirigir.

10) Escapamento de lado: como nas picapes mais antigas, a saída de escapamento é colocada para a lateral do veículo e não na traseira, como estamos habituados a ver nos carros vendidos no Brasil. Embora não agregue nada mecanicamente, deixa o visual um pouco mais estiloso.

11) Super tanque: se você chora ao chegar no posto de combustível e encher um tanque de 50 litros (comum dos carros compactos no Brasil), a F-150 pode não ser o carro ideal para você. São 136 litros de capacidade no tanque, o suficiente para te fazer gastar mais da metade de um salário mínimo em uma abastecida.

12) Mesa de escritório: falamos mais acima sobre a alavanca de câmbio escamoteável, e seu complemento está aqui. Depois que a manopla se deita por completo, é possível posicionar uma espécie de tampa, vinda do próprio apoia braço, que forma praticamente uma mesa, suficiente para posicionar um notebook em cima.

13) Senha para entrar e sair: um dos truques vai para quem tem a mania de esquecer as chaves dentro do carro e fechar as portas. A senha na coluna B, do lado do motorista, serve para auxiliar o proprietário que quer acessar o veículo sem estar com a chave. Basta programar uma senha com números na multimídia.

14) Telas grandes: o mundo está cada vez mais digital, e para os carros isso não é diferente. A F-150 não tem uma tela vertical para multimídia com as Ram, mas há uma grande tela centralizada no painel para isso, com 12”. Outra tela de 12” pertence ao cluster de instrumentos.

Comentários