Compass, Corolla Cross ou Taos: qual SUV é mais barato de manter?
A Stellantis lançou a segunda geração do Jeep Compass em 2016 e o modelo recebeu sua primeira renovação neste ano. O tapa no visual tem motivo: agora o SUV compacto-médio tem Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos como fortes concorrentes no segmento.
Além de aumentar a dor de cabeça para a fabricante, os novatos potencializaram a dúvida na cabeça do comprador. Afinal, qual levar para casa?
Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe
VW Taos 1.4 TSI: R$ 154.990 - R$ 181.790 (versão de lançamento: R$ 191.060)
Jeep Compass T270: R$ 143.990 - R$ 198.990
Corolla Cross Hybrid: R$ 181.190 - R$ 188.590
Corolla Cross 2.0 flex: R$ 146.590 - R$ 157.090
*O Compass 2.0 turbodiesel não está no levantamento por pertencer a outra categoria e não ter chegado ainda às lojas.
Os preços são nivelados e geralmente o desempate fica por conta de visual, lista de equipamentos (veja os itens de série nos links abaixo) e desempenho do motor. No entanto, existe um outro fator importante para se avaliar durante a escolha entre os três SUVS: qual tem custo de manutenção mais amigável.
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Você com certeza já ouviu aquela famosa frase: mais importante que comprar um carro é conseguir mantê-lo.
No mercado de zero-quilômetros, principalmente quando falamos de lançamentos, os custos de manutenção, seguro e peças são caixinhas de surpresas que você só conhecerá depois de efetuar a compra.
Para saber se, além de comprar, você vai conseguir manter Compass, Corolla Cross ou Taos na sua garagem sem entrar no vermelho, a Mobiauto levantou os custos ligados a revisões, peças e seguro, além do consumo dos três SUVs no Inmetro, e te conta qual deles pesará menos no seu bolso.
Consumo
No cofre do motor, Jeep e Volkswagen equipam Compass e Taos, respectivamente, com motores turbinados de baixa capacidade volumétrica, apostando no popular downsizing, com redução de peso e equilíbrio na relação consumo-desempenho.
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O Compass utiliza o propulsor 1.3 GSE T4 (turboflex) de 180/185 cv de potência (G / E) e 27,5 kgfm de torque (G e E), com câmbio automático de seis marchas da Aisin. Enquanto isso, o Taos é movido pelo 1.4 TSI (igualmente turboflexível) de 150 cv e 25,5 kgfm, com câmbio AT6 da mesma fornecedora.
Devido à receita similar, os SUVs apresentam números de consumo parecidos, embora o Taos leve a melhor em ambiente rodoviário e tenha números praticamente equivalentes aos do Compass na cidade. Veja:
Consumo Compass T270 flex: 7,2 km/l (etanol) e 10,2 km/l (gasolina) na cidade / 8,3 km/l (etanol) e 11,7 km/l (gasolina) na estrada.
Consumo Taos 250 TSI: 7 km/l (etanol) / 10,2 km/l (gasolina) na cidade e 9 km/l (etanol) / 12,5 km/l (gasolina) na estrada.
Nem mesmo a baixa capacidade cúbica é suficiente para bater de frente com a tecnologia híbrida flex das versões mais caras do Corolla Cross.
O Toyota oferece o motor 1.8 de ciclo Atkinson com 101 cv e 14,5 kgfm, auxiliado por outro elétrico com 72 cv e 16,6 kgfm. São aproximadamente 123 cv combinados, enquanto o torque conjunto não é divulgado.
Com essa receita, o Corolla Cross é disparado o SUV compacto-médio mais eficiente em consumo na cidade, desenvolvendo até 17 km/l, segundo o Inmetro. Mesmo em rodovias, seus índices são superiores. Confira:
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Consumo Corolla Cross Hybrid: 11,8 km/l (etanol) / 17 km/l (gasolina) na cidade e 9,6 km/l (etanol) e 13,9 km/l (gasolina) na estrada.
A marca japonesa ainda oferece nas duas configurações mais baratas do SUV uma motorização mais convencional: 2.0 flex aspirada de 169/177 cv e 21,4 kgfm.
As inovações desse trem de força estão no sistema de injeção, dotado de dois bicos para promover uma variação entre direta e indireta, de acordo com a demande, e o câmbio CVT Direct Shift, com engrenagem para aprimorar as arrancadas e simulação de dez marchas.
O consumo é inferior ao da motorização híbrida, mas ainda consegue ser melhor que o de Compass e Taos turbinados, mesmo com aspiração natural e tendo cerca de 600 cm³ a mais de capacidade volumétrica.
Consumo Corolla Cross 2.0 flex: 8 km/l (etanol) / 11,5 (gasolina) na cidade e 9 km/l (etanol) e 12,8 km/l (gasolina) na estrada.
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Custo com revisões
Outro ponto importante é a manutenção preventiva dos SUVs. Aqui, reunimos os valores das revisões até 50.000 km de cada um dos modelos, que geralmente são feitas anualmente ou a cada 10.000 quilômetros rodados. Veja o valor desembolsado em cada um dos veículos:
Taos Corolla Cross 2.0 Corolla Cross Hybrid
10.000 km: gratuita R$ 409 R$ 397
20.000 km: gratuita R$ 852 R$ 801
30.000 km: gratuita R$ 582 R$ 651
40.000 km: R$ 1.360,28 R$ 1.182 R$ 1.140
50.000 km: R$ 634,85 R$ 582 R$ 552
60.000 km: R$ 746,87 Não divulgado Não divulgado
Total: R$ 2.786,50 R$ 3.607,12 R$ 3.538,74
Já o Compass tem uma política de revisões diferentes, que acontece a cada 12.000 km ou 1 ano. Veja:
12.000 km: R$ 377
24.000 km: R$ 665
36.000 km: R$ 686
48.000 km: R$ 1.166
60.000 km: R$ 802
Total: R$ 4.372
Errata: no texto original, colocamos os dados de revisões do Jeep Compass 1.3 turboflex a cada 10.000 km ou 1 ano, mas a marca trabalha com períodos de 12.000 km ou 1 ano. A informação foi atualizada em 27/07/2021.
Cesta de peças
Para esta etapa, selecionamos as peças que comumente são trocadas em manutenções cotidianas ou em pequenas colisões.
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A cesta da Mobiauto é formada por: farol direito, retrovisor externo direito; lanterna direita; pára-choque dianteiro; filtro de ar-condicionado; filtro de combustível; filtro de ar do motor; filtro de óleo do motor; jogo com quatro amortecedores; pastilhas de freio dianteiras. Veja o custo dos itens somados:
Compass T270: R$ 21.144,19
Taos 250 TSI: R$ 13.942,70
Corolla Cross Hybrid: R$ 10.762,52
Corolla Cross 2.0: R$ 10.757,72
Cotação de seguro
Por fim, analisamos os preços de seguros para cada um dos SUVs com o perfil de um homem de 36 anos, casado, sem filhos, morador da zona sul de São Paulo, que utiliza o carro para ir ao trabalho todos os dias, que tenha garagem fechada em casa e no trabalho, e sem a opção de um segundo condutor com idade entre 18 e 25 anos.
A pedida da nossa redação foi por uma assistência 24 horas, com cobertura total de colisão em 100% da Tabela Fipe, furto/roubo, incêndio e para os vidros. O resultado foi o seguinte:
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Compass T270: preço médio das apólices: R$ 5.256,06 / preço médio de franquia: R$ 9.605,46
Taos 250 TSI: preço médio das apólices: R$ 5.893,95 / preço médio de franquia: R$ 12.821,21
Corolla Cross Hybrid: preço médio das apólices: R$ 4.936,63 / preço médio de franquia: R$ 10.720,50
Corolla Cross 2.0: preço médio das apólices: R$ 4.694,44 / preço médio de franquia: R$ 8.833,30
Conclusão
Hora de colocar tudo na ponta do lápis. Para saber qual cabe melhor em seu bolso, vamos somar os preços finais de revisões, cesta de peças e preço médio da apólice do seguro:
Compass T270: R$ 30.772
Taos 250 TSI: R$ 22.623
Corolla Cross Hybrid: R$ 19.237
Corolla Cross 2.0: R$ 19.059
Como vimos nos números acima, o Corolla Cross é o modelo com custo de manutenção mais baixo entre os SUVs compactos médios.
Na briga interna entre motor convencional e híbrido, destaque para o híbrido. Mesmo sendo mais tecnológico, que comumente daria mais custo de manutenção, conseguiu um empate técnico com o aspirado. E ainda oferece garantia de oito anos para o conjunto elétrico (motor mais baterias).
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Como bônus, leva a vantagem de entregar um consumo de combustível mais vantajoso que o irmão aspirado, digno de hatches compactos com motor 1.0.
Ponto negativo para o líder de mercado, Jeep Compass, que tem custo de manutenção 61% mais alto que o calculado para o Corolla Cross 2.0, o mais barato entre os listados neste artigo. A cesta de peças de mais de R$ 20 mil, quase o dobro dos rivais, pesou muito contra o SUV da Stellantis.
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Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.