Como a BYD fará carros com consumo de 34,4 km/l e 2.000 km de autonomia
A montadora chinesa BYD está empenhada em um novo projeto arrojado. O objetivo é atuar na expansão dos seus sistemas híbrido (DM-i - Dual Model) e elétrico (e-Platform). Tudo isso para potencializar ainda mais a autonomia dos seus veículos elétricos e melhorar o consumo dos híbridos.
O plano foi traçado durante uma reunião da montadora, que foi revelado pela imprensa chinesa. A ideia é usar os próximos três anos para colocar o projeto em prática.
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Novo sistema híbrido e 2.000 km de autonomia
No Brasil, a BYD ganhou projeção, principalmente em 2023, com a ascensão do Dolphin. No entanto, a plataforma híbrida da montadora, batizada de DM, foi lançada em 2008. Em 2021, surgiu a quarta geração da tecnologia, a qual foi dividida. Enquanto a DM-p é focada mais no desempenho, a DM-i é voltada para a economia no consumo de energia.
Agora, conforme divulgado pela imprensa chinesa, a BYD prepara a quinta geração da plataforma DM-i. Essa evolução fará com que os veículos híbridos plug-in consumam apenas 2,9 l de combustível por 100 km. Isso representa 34,4 km/l. Portanto, com tanque cheio e uma carga completa na bateria, o veículo seria capaz de rodar cerca de 2.000 km.
Nova plataforma EV
Lançada em 2010, a e-Platform para veículos elétricos da BYD já está em sua versão 3.0, lançada em 2021. Ela é mais conhecida do que se imagina, isso por ela servir de base para os modelos híbridos Yuan Plus, Seal e os elétricos Dolphin e Dolphin Mini.
Agora, em 2024, a BYD pretende lançar a versão 4.0 da e-Platform. A atualização da plataforma pretende não só reduzir consideravelmente o peso dos veículos, como também o preço.
Funciona assim: o propulsor elétrico vai oferecer mais espaço, pois o conjunto será integrado em uma espécie de 8 em 1, com transmissão, motor e inversor entre eles. Dessa forma, o ganho de espaço e peso vai influenciar no custo final para o consumidor.
Autonomia para fazer Rio-São Paulo e sobrar (muito)
Para se ter uma ideia, a distância entre São Paulo e Rio de Janeiro é de 448,8 km. Com uma autonomia de 2.000 km dos prováveis híbridos da BYD seria possível fazer uma viagem desse tamanho ida e volta duas vezes. Ainda assim, restariam alguns km de autonomia a depender do gasto energético.
Vale lembrar que Brasil, a BYD já faz parte do top 10 das marcas que mais vendem no país. Foram mais de 3 milhões veículos da montadora chinesa vendidos em todo o mundo em 2023.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.