Citroën C4 Cactus 2023 THP se apoia no motor BMW e esquece de se atualizar
A Citroën ficou um tempo à deriva no mercado até que a união PSA e FCA fosse concretizada e surgisse a Stellantis. Desde então, iniciou-se a reestruturação da marca, e o C4 Cactus se tornou o único veículo de passeio vendido pela marca francesa em nosso mercado - até a chegada do C3 neste ano.
O C4 Cactus ostenta em sua versão de topo, Shine Pack, o consagrado motor 1.6 THP, um turboflex de 166/173 cv (gasolina/etanol) e 24,5 kgfm, construído em parceria com a BMW - que, inclusive, equipou a linha Mini e o Série 1 com ele.
Atualmente, ela pode ser comprada por R$ 147.990.
A missão do C4 Cactus não é nada fácil, sem receber atualizações desde quando chegou no Brasil, em 2018, o modelo tenta competir com uma enxurrada de SUVs. Na configuração mais cara, a situação é ainda mais difícil por brigar com concorrentes mais completos.
Por fora, o Citroën ainda empolga. A pegada que mistura um hatch altinho com crossover aventureiro agrada, e o sistema de iluminação dividido em dois níveis e as lanternas afiladas deixam o design moderno.
Tanto que o modelo deve ser substituído em breve por um novo SUV de sete lugares - como a Mobiauto já contou neste outro texto -, e que manterá parte das linhas visuais do Cactus.
Seu interior é que deixa a desejar. A cabine é repleta de plástico com poucas partes macias ao toque, o painel de instrumentos é pequeno, tem poucas informações e usa preto e branco como cores predominantes. Além disso, a central multimídia tem uma interface ultrapassada e o espelhamento de celulares é sempre via cabo.
Mas é claro que ele tem uma série de qualidades, e é por isso que está no mercado até hoje. O C4 Cactus Shine Pack está em mais uma avaliação da Mobiauto em seu canal no Youtube, no quadro Mobiavalia, e contamos tudo lá. É só apertar o play.
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Citroën C4 Cactus 1.6 THP Shine Pack – Ficha técnica
Preço: R$ 147.990
Motor: 1.6, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, turbo, flex, duplo comando de válvulas no cabeçote com variação na admissão, injeção direta de combustível
Taxa de compressão: 10,2:1
Potência: 165/173 cv (G/E) a 6.000 rpm
Torque: 24,5/24,5 kgfm (G/E) a 1.400 rpm
Peso/potência: 7,4/7 kg/cv (G/E)
Peso/torque: 49,6 kg/kgfm
Câmbio: Automático de seis marchas
Tração: Dianteira
0 a 100 km/h: 7,3 segundos
Velocidade máxima: 212 km/h
Consumo Inmetro: Cidade: 9,1/13 (E/G) km/l – Estrada: 11,2/15,9 (E/G) km/l
Dimensões: 4.170 mm de comprimento, 2.600 mm de entre-eixos, 1.714 mm de largura, 1.563 mm de altura, 320 litros de porta-malas e 55 litros de tanque de combustível. Peso em ordem de marcha: 1.214 kg.
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Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.