Avaliação: Peugeot 2008 elétrico é mais legal e completo que BYD Dolphin
O Peugeot 2008 elétrico ou e-2008, como é realmente chamado, é atualmente uma das melhores opções no mercado elétricos por aqui. Com preço sugerido pela marca francesa de R$ 159.990, o SUV é apenas R$ 10 mil mais caro que o BYD Dolphin, hoje o produto mais vendido entre os movidos a bateria.
O custo-benefício é melhor que o do elétrico chinês que é sensação. Pena que por ter tempo limitado. Os mais atentos vão se lembrar que o Peugeot e-2008 chegou ao Brasil em versão única e que custava R$ 259.990, e teve um desconto de R$ 100 mil para acabar com o estoque nacional. Isso porque o modelo já mudou de visual fora do Brasil e está com os dias contados para mudar por aqui.
Independente disso, vale lembrar que o Peugeot 2008 elétrico é bastante completo e uma boa opção contra o BYD Dolphin. A Mobiauto ficou com uma unidade por sete dias e conta todas as vantagens e desvantagens do modelo contra o hatch chinês.
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Visual e acabamento interno
Beleza é subjetivo. O Dolphin tem agradado os brasileiros e isso é entendido pelo bom volume de vendas do modelo chinês. Mas o visual agressivo do Peugeot e-2008 GT agrada mais. A grade com detalhes na cor da carroceria, os detalhes de LED do farol e as lanternas que imitam garras são o ponto forte, e atraem muitos olhares.
Por dentro, ambos os produtos têm um bom acabamento. O Dolphin usa mais cores e texturas, enquanto o 2008 é mais conservador. O elétrico chinês leva vantagem em sua tela multimídia, com melhor definição, e 12,8 polegadas – que é maior que a do modelo da Peugeot. Câmera de ré também é melhor.
No entanto, o e-2008 GT tem um painel de instrumentos mais interessante com esquema 3D. A tela é maior que a do Dolphin e o nível de informações do computador de bordo é maior. Além disso, são várias formatações diferentes de layout do item.
Os bancos são mais acolchoados no SUV e tem laterais mais sobressalentes, que apoiam melhor o motorista. Em ambos os carros oferecem ajustes manuais para os bancos da frente.
Espaço interno
Dolphin leva vantagem aqui. O entre-eixos de 2,70 metros, que é o mesmo de um Toyota Corolla, é bem superior ao do Peugeot elétrico, que tem 2,60 m. Os 10 centímetros aqui fazem bastante diferença para quem vai na segunda fileira de assentos. Espaço para os joelhos é comedido no 2008, enquanto no BYD os passageiros viajam com mais tranquilidade.
Porta-malas do SUV é maior, obviamente, com 405 litros de capacidade, contra 250 litros do Dolphin.
Como o e-2008 GT anda?
O motor elétrico não é forte o suficiente para surpreender nas arrancadas como carros elétricos mais caros. No entanto, ter o torque todo disponível ao acionar o pedal do lado direito é bom. O SUV se comporta bem de maneira geral, com suspensão calibrada na medida. Ela é confortável ao passar em ondulações e firme o suficiente para a carroceria não jogar tanto nas curvas. Arrasto bem baixo.
O Dolphin é um pouco mais rígido nesse sentido, com a suspensão mais dura. O comportamento é de hatch, com rolagem baixa da carroceria, mas bate mais seco na cabine.
O SUV é mais rápido também. O motor mais potente faz a diferença. São 136 cavalos de potência e 26,5 kgfm de torque, sempre gerenciado por um câmbio automático com uma marcha para frente e outra para trás. O Dolphin tem 95 cv e 18,3 kgfm, como transmissão idêntica.
Isso faz o Peugeot 2008 elétrico acelerar de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos. Ele é exatamente 1 segundo mais rápido que seu oponente citado nesta avaliação.
No entanto, quando o assunto é consumo, temos o oposto. O Dolphin é mais econômico e gasta 0,42 MJ/km. O Peugeot consome 0,55 MJ/km.
O Peugeot 2008 freia bem. São freios a discos em todas as rodas, sendo ventilados nas dianteiras e sólidos na traseira. O mesmo vemos no Dolphin. No entanto, o pedal do elétrico da marca francesa demora para agir após o acionamento, e causa certa insegurança as vezes.
Por fim, é fácil manobrar o SUV. Diâmetro de giro do modelo é igual ao do Dolphin, mesmo sendo mais comprido. A câmera de ré poderia ser maior e com melhor resolução, como a do BYD, mas os sensores de estacionamento traseiro e dianteiro fazem bom trabalho. No chinês, há apenas ajuda para a ré.
Autonomia e recarga
Quase um empate técnico. A bateria do Dolphin é menor com 44,9 kW contra 50 kW do Peugeot. Mas isso não dá desvantagem ao chinês, que vai mais longe com uma recarga, sendo 291 km de autonomia versus 234 km do e-2008 GT.
No entanto, o modelo europeu faz o dono ficar menos tempo esperando a recarga, já que suporta 7,7 kWh em corrente alternada (AC) e até 100 kW, em contínua (DC). O BYD aguenta 6,6 kWh e 60 kWh, respectivamente.
Conectividade e tecnologias
O painel 3D é o ponto forte em tecnologia visual, enquanto a multimídia de 10 polegadas merecia um cuidado maior em qualidade da imagem. No entanto, o conjunto da obra é mais interessante que o do Dolphin – mesmo tendo tela giratória e Karaokê, pouco usado no dia a dia.
Além disso, é mais completo em assistências de condução e segurança. O Peugeot oferece sistema ADAS com alerta de colisão, frenagem de emergência automática, assistência de farol alto, reconhecimento de placas de velocidade, alerta de atenção e fadiga ao motorista, alerta e correção de permanência em faixa, piloto automático inteligente (ACC), sistema ativo de ponto cego, acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular) e acionamento automático do limpador de para-brisas (sensor de chuva).
Peugeot e-2008 GT – Lista de equipamentos
- Faróis Full LED
- Luzes diurnas em LED
- Lanternas em LED
- Luzes de neblina traseira
- Rodas de liga-leve de 18 polegadas
- Cluster de instrumentos digital e 3D
- Luzes ambientes personalizáveis
- 6 airbags
- Retrovisor externo com desembaçador (por temperatura)
- Retrovisor interno eletrocrômico
- Sistema de fixação e ancoragem ISOFIX
- Electric Parking Brake - Freio de mão com acionamento elétrico
- Kit de reparação dos pneus
- Alerta de colisão
- Frenagem de emergência automática
- Assistência de farol alto
- Reconhecimento de placas de velocidade
- Alerta de atenção e fadiga ao motorista
- Alerta e correção de permanência em faixa
- Piloto automático inteligente (ACC)
- Sistema ativo de ponto cego
- Acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular)
- Acionamento automático do limpador de para-brisas (sensor de chuva)
- Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
- Visiopark 180º - com câmera de ré
- Ar condicionado digital com função automática
- Direção elétrica com assistência variável
Peugeot e-2008 GT – Ficha técnica
Motor: Elétrico
Potência: 136 cv
Torque: 26,5 kgfm
Peso/potência: 11,99 kg/cv
Peso/torque: 61,51 kg/kgfm
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 9,9 segundos
Velocidade máxima: 150 km/h
Autonomia: 345 km
Bateria: 50 kWh
Dimensões: 4.300 mm comprimento, 2.605 mm entre-eixos, 1.770 mm largura, 1.550 mm altura, 405 litros de porta-malas, 1.630 kg de peso.
O Peugeot e-2008 GT é melhor compra que o BYD Dolphin?
No geral, sim. Embora o BYD Dolphin tenha maior volume de vendas, o que vai ajudar para achar peças e no barateamento delas, o 2008 elétrico é um carro mais completo. Visualmente é mais interessante, embora ultrapassado na Europa, mas com bom desempenho para o dia a dia, autonomia dentro do limite, mas com nível de equipamentos de produtos acima dos R$ 200 mil.
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.