Chevrolet Silverado terá versão ainda mais bruta no Brasil em 2024
Ninguém tem dúvida que 2023 é o ano das picapes, pelo volume de lançamentos que tivemos nesse segmento até agora. Bom exemplo é a nova Chevrolet Silverado, lançada no país recentemente e que foi sucesso de vendas em seu primeiro lote. As entregas efetivas aos primeiros compradores ocorrerá no começo de 2024.
Também em 2024 virá mais novidade por aí da picape grande da GM, que briga com Ford F-150 e Ram 1500: a nova Silverado Z71. As informações são do site GM Authority, que aponta que a Chevrolet deverá aproveitar a boa aceitação da Silverado no Brasil para lançar mais uma versão da bruta em nosso mercado.
Você também pode se interessar por:
- Chevrolet Silverado: 9 detalhes absurdos da picape que volta após 20 anos
- Nova Chevrolet Silverado será vendida em versão única por R$ 520.000
- Chevrolet Silverado que vem ao Brasil reboca até 3 Montana de uma vez
- Chevrolet S10 2024: o que ainda é ótimo e o que pode melhorar
Vale lembrar que, na fase de lançamento, a fabricante optou por trazer somente a Silverado High Country, versão de apelo mais luxuoso e repleta de cromados. Custa R$ 519.990. O sucesso da picape no mercado nacional é provado pela duração da pré-venda: em apenas 90 minutos, todas as unidades foram vendidas.
O lançamento de mais uma variante para a Silverado tem lógica, já que ela desembarcou inicialmente em versão única, mais luxuosa, enquanto as rivais Ram 1500 e Ford F-150 contam com ao menos duas versões diferentes no catálogo, sempre com proposta de oferecer uma configuração mais sofisticada e outra mais off-road.
É exatamente esse o papel da nova Silverado Z71, que foca mais numa proposta fora de estrada – receita que sempre vai bem no Brasil. Nos Estados Unidos, a Silverado Z71 é um pacote adicional que muda algumas configurações da caminhonete.
Os destaques são as rodas de liga leve de 18 polegadas com pneus todo-terreno 265/65, proteção inferior no para-choque (protege cárter e caixa do diferencial), saída dupla de escapamento, assistente de controle de descida, além dos logotipos Z71 na carroceria e suspensão elevada.
Na Colômbia, a Silverado Trailboss Z71 já é comercializada. É em uma configuração parecida que a versão mais lameira da picape grande pode pintare no mercado nacional, principalmente pelo visual mais invocado caracterizado pela grade frontal preta (incluindo a gravata da Chevrolet), mesma cor também adotada na parte inferior do para-choque.
Há, ainda, ganchos vermelhos e o logo Z71 na grade. O capô tem a parte central pintada de preto, enquanto na traseira o para-choque também é escurecido.
A única questão é que a Silverado Z71 Trailboss oferecida na Colômbia tem como base a configuração mais simples da gama, LT (duas abaixo da High Country), por isso é possível que o Brasil seja abastecido com a Silverado Z71 baseada na variante LTZ, mais equipada e posicionada logo abaixo da High Country.
O que não mudará é a motorização, que deverá manter o propulsor V8 5.3 a gasolina da variante High Country. O câmbio é sempre automático de dez marchas, com tração 4x4. Tal propulsor rende 360 cv de potência e 52,9 kgfm de torque, sendo o mais fraco entre as rivais.
A Ford F-150, por exemplo, tem um V8 5.0 de 405 cv de potência e 56,7 kgfm de torque, enquanto as Ram 1500 e Classic são empurradas por um V8 5.7 de 400 cv de potência e 56,7 kgfm de torque.
Com isso é de se apostar que a Chevrolet Silverado Z71 a ser lançada no Brasil em 2024 se destaque mais pelo visual e pelo apelo off-road, com uma suspensão mais parruda, pneus de uso misto e maior altura de rodagem.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.