Chevrolet Silverado: 9 detalhes absurdos da picape que volta após 20 anos

Picape grande, que já foi nacional, volta importada e foi até prêmio do vencedor do BBB, para ser rival de Ford F-150 e Ram 1500
Renan Bandeira
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04.10.2023 às 22:00
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Picape grande, que já foi nacional, volta importada e foi até prêmio do vencedor do BBB, para ser rival de Ford F-150 e Ram 1500

A Chevrolet trouxe de volta ao Brasil a Silverado. Fabricada na América do Sul entre o fim dos anos 1990 e começo dos anos 2000, a picape grande regressa ao mercado nacional 20 anos depois e muito diferente: maior, importada, com pegada de luxo e preço em R$ 519.990, para brigar com Ram 1500 e Ford F-150.

A missão da picape não será fácil, já que suas duas rivais já estão consolidadas no mercado e, inclusive, são mais potentes que ela. Vendida em versão única, High Country, a nova Chevrolet Silverado terá sob o capô um motor V8 5.3 de 360 cv de potência e 52,9 kgfm de torque.

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A nova Chevrolet Silverado High Country 2024 terá, em um primeiro momento, um lote de 500 unidades para venda. Apresentada oficialmente no Expointer (que é uma feira agropecuária), em Esteio (RS), neste ano, já teve todas as unidades do primeiro lote vendidas. Os compradores devem receber o produto no começo do ano que vem.

A Mobiauto foi até lá conhecer a nova Silverado, e conta todos os detalhes da picape grandalhona no vídeo abaixo. Na sequência deste artigo, confira nove itens absurdos que a Chevrolet Silverado trará para o Brasil em seu retorno. E veja mais detalhes sobre a Silverado em nosso vídeo exclusivo:

Nova Chevrolet Silverado 2024: 9 detalhes absurdos

1. Disputa à moda americana

A volta da Silverado ao Brasil acontece como foi há mais de 20 anos. Ela chega ao mercado no mesmo ano em que a Ford F-150 estreia por aqui. Isso aconteceu em 1997, quando as duas chegaram juntas ao mercado, e a Silverado não teve mais sucesso no Brasil justamente por causa dessa rival. Vale lembrar que a picape da Chevrolet foi vendida por aqui durante quatro anos, e era a sucessora da D20.

2. Motor V8

O propulsor V8 5.3 de 360 cv de potência e 52,9 kgfm de torque é o mais fraco entre as rivais. A Ford F-150, por exemplo, tem um V8 5.0 de 405 cv de potência e 56,7 kgfm de torque, enquanto a Ram 1500 e a Classic são empurradas por um V8 5.7 de 400 cv de potência e 56,7 kgfm de torque.

3. Truque pelo consumo: 

A justificativa da Chevrolet para trazer a versão com motor mais fraco, e não uma mais forte, é o consumo de combustível – o que parece não fazer muito sentido para uma picape V8 e 2,5 toneladas. Esse motor 5.3 é construído com a tecnologia DFM (Dynamic Fuel Management), uma espécie de controle eletrônico que desativa cilindros do propulsor de acordo com a necessidade da picape. São 17 combinações de trabalho, que variam entre todos ligados, apenas um ligado, dois funcionando, entre outros. Com isso, o consumo dela é de 6 km/l na cidade e 7,6 km/l na estrada, com gasolina, segundo o Inmetro.

4. Estribo que se move 

O estribo lateral da Silverado é escamoteável, como vemos em suas duas rivais. No entanto, traz um detalhe a mais que faz a diferença: ele se move para ajudar no acesso à caçamba. Para isso, basta apertar um botão no próprio equipamento e se move para trás.

5. Picape GG

Para quem já acha Chevrolet S10, Toyota Hilux e Ford Ranger grandes, saiba que a Silverado é maior ainda. São 5.913 mm de comprimento, 2.063 mm de largura, 1.945 mm de altura e 3.745 mm entre eixos – para se ter uma ideia, cabe um Renault Kwid aqui. Além de grande, ela é pesada: são 2.505 kg; E tem outras dimensões que chamam atenção, como os 1.781 litros de capacidade da caçamba e capacidade de reboque de 4.128 kg.

6. Cluster de fazer inveja

A central multimídia de 13,4 polegadas fica bem ao lado o painel de instrumentos de 12,3 polegadas. As telas parecem ligadas pela peça plástica pintada de preto, como vemos na Chevrolet Montana, mas a ligação entre elas, na verdade, está via software. A nova Silverado é equipada com o sistema Google Built-in, que integra as duas telas, e permite que o cluster comande ar-condicionado e outras informações que geralmente são alteradas via multimídia.

7. Acabamento de luxo

diferente do que vemos nas picapes médias vendidas no Brasil, as grandes oferecem muito mais luxo. O acabamento interno tem todas as peças bem encaixadas, sem rebarbas e, na parte da frente, painéis de porta e frontal são revestidos com tecidos macios. Os bancos são de couro sintético e dão um toque mais refinado à cabine.


8. Teto solar

Uma picape de dimensões tão grandes traz a expectativa de que tudo nela será enorme, mas o teto solar é um ponto fora da curva. A peça de vidro no teto não fica disponível para todos os ocupantes, apenas para motorista e passageiro. Nesse caso, poderia ser maior.

9. Abertura da caçamba

Ela é gigante, mas não tão raiz quanto se pensa. A Silverado traz uma série de mimos, desde o estribo lateral corrediço até as telas integradas na cabine. E a abertura da caçamba faz parte do pacote de excentricidades. Enquanto muitos modelos com caçamba sequer oferecem amortecimento para a queda da tampa, a nova picape da Chevrolet tem abertura elétrica.

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