Avaliação: VW T-Cross 2023 200 TSI é uma boa opção mesmo datado para mudar?
Não parece, mas o Volkswagen T-Cross está entre nós desde 2019, quando foi lançado no mercado brasileiro no início daquele ano para finalmente trazer a Volkswagen para o segmento mais lucrativo do país: o de SUVs compactos.
Quatro anos se passaram e o utilitário amadureceu com o tempo, sendo um dos mais vendidos do país, tanto que em 2022 foi o segundo mais emplacado no segmento, ficando atrás somente do Chevrolet Tracker.
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A unidade avaliada é a T-Cross 200 TSI, versão intermediária que é uma das mais vendidas justamente por trazer um pacote de equipamentos honesto e com preço razoável considerando a realidade atual do mercado.
Vale ressaltar que o modelo das fotos tem o pacote opcional Interactive IV que soma alguns itens que vamos descrever a seguir.
Preço: Volkswagen T-Cross 200 TSI (R$ 136.990) + pintura (R$ 750) + pacote Interactive (R$ 3.130). Total: R$ 140.780
Sóbrio como sempre
Podemos dizer que o T-Cross envelheceu muito bem ao longo destes quatro anos à venda no mercado brasileiro, algo que é mérito do visual mais sóbrio característico dos carros da marca, afinal, ainda estamos falando de uma fabricante com origem alemã.
E se o design não encanta desde seu lançamento no mercado tupiniquim, o visual mais sóbrio acaba contando com a vantagem de durar mais tempo por justamente não enjoar com o passar dos anos, justamente pela falta de exageros nas linhas comuns a outros modelos.
O T-Cross praticamente nada mudou desde que foi apresentado, a não ser pelos novos logotipos da Volkswagen no qual a letra “W” não encosta mais na borda do círculo. De resto, tudo segue igual no SUV compacto, com essa versão contando com os tradicionais faróis halógenos e luzes diurnas de LED apenas na parte inferior do para-choque, localizada logo acima dos faróis de neblina.
De perfil, essa unidade aparece com rodas de liga-leve de 17 polegadas com acabamento diamantado e pneus 205/55 R17, mas de série o T-Cross 200 TSI traz mesmo um jogo de 16 polegadas calçadas com pneus 205/60 R16. Na traseira, ele segue com sua famosa lanterna inteiriça que acende apenas nas extremidades da peça.
Dito isso, é importante lembrar que, caso você considere o T-Cross 200 TSI para compra, ele vai mudar ainda este ano. O SUV compacto vai passar pela sua primeira mudança de meia-vida, ganhando um leve facelift que mudará principalmente a dianteira.
Assim, podemos esperar faróis full-LED desde as versões mais básicas, já que a dupla Polo e Virtus passaram por este processo. Para-choques também devem passar por leves alterações, incluindo o traseiro. Atrás é esperada ainda uma lanterna que, finalmente, seja totalmente iluminada – algo que já vemos no Taigo – o irmão europeu do nosso Nivus.
A cabine
O layout geral da cabine do T-Cross nada mudou desde sua chegada, porém passou por evoluções. Por exemplo, o painel digital de instrumentos digital com tela de 8 veio do Taos em 2021, o que acabou dando um ar mais refinado para o interior do utilitário. E sim, tem conta-giros, diferente da versão mais simples do Polo TSI.
A posição de dirigir segue como uma das melhores no segmento, com o novo painel de instrumentos de 8 polegadas sendo bastante completo e permitindo diversas configurações.
Pode-se alternar com o conta-giros, velocímetro centralizado ou mesmo deixando apenas o velocímetro digital também na parte do meio, sendo possível também adicionar informações de temperatura, quilometragem ou mesmo informações de mídia. Na prática, acabou dando um salto configurável em relação ao antigo painel, fora que não deixa nada a desejar em relação ao Active Info Display de 10,25” das versões mais caras.
Porém, o que não muda mesmo é que a cabine tem muita presença de plástico, trazendo apenas firulas como o detalhe prateado no lado direito do painel que simula “aço escovado”. São detalhes que acabam fazendo diferença num carro nesta faixa de preço de R$ 136.990.
Caso sirva de consolo, é esperado que a Volkswagen melhore o aspecto geral da cabine na próxima atualização do T-Cross, que está prevista para ser apresentada ainda este ano.
Apesar dessas questões, a cabine da versão intermediária do T-Cross segue agradável, mesmo que você não tenha revestimento em couro, mas sim tecido nos bancos, apoio de braço nas portas e no console central. O espaço interno também continua sendo um dos destaques, afinal, temos um entre-eixos de 2,65 metros – o que significa que quem for sentado no banco traseiro não passará aperto.
A central multimídia Composition Touch tem tela apenas de 6,5 polegadas, mas permanece com suas boas respostas ao toque e também o suporte para espelhamento de smartphones, como Apple CarPlay e Android Auto. Só peca em precisar ainda dos cabos para fazer a conexão.
O bom é que, mesmo nesta configuração, o T-Cross já conta com itens importantes para um carro familiar, como piloto automático adaptativo. Soma também 6 airbags,, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas e mais.
Ao volante
A dirigibilidade do T-Cross 200 TSI segue sem defeitos, já que é um dos modelos mais ágeis do segmento por conta do seu motor 1.0 turbo que entrega bons 20,4 kgfm de torque desde baixas rotações. Em 2.000 rpm já se obtém o torque máximo, por isso não é necessário fazer reduções, ou seja, basta deixar o câmbio automático de 6 marchas fazer seu trabalho.
A suspensão também continua competente, equilibrado muito bem o compromisso entre dinâmica e conforto. Ou seja, se você é aquele entusiasta antigo da marca, não ficará na mão quando tiver que pegar um trecho de serra com o T-Cross, assim como não passará raiva quando precisar passar por uma via esburacada.
Com esse acerto dinâmico, desempenho em sintonia com a concorrência (a versão 1.0 turbo anda igual ao Chevrolet Tracker 1.2 turbo, por exemplo) e bom espaço interno, o T-Cross não deverá passar por grandes mudanças nesses pontos.
A questão é questão é que o consumidor levará para casa um SUV compacto bem acertado e racional nesta faixa de preço intermediária, que fica ainda mais interessante com o pacote opcional Interactive IV.
Ficha técnica Volkswagen T-Cross 200TSI 2024:
Motor: 1.0, dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12V, turbo, flex, duplo comando de válvulas no cabeçote com variação na admissão e escape, injeção direta de combustível
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência: 116/128 cv (G/E) a 5.500 rpm
Torque: 20,4/20,4 kgfm (G/E) a 2.000 rpm
Peso/potência: 10,8/9,8 kg/cv (G/E)
Peso/torque: 61,4/61,4 kg/kgfm (G/E)
Câmbio: automático, seis marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 10,4 segundos
Velocidade máxima: 184 km/h
Dimensões: comprimento, 4.199 mm; entre-eixos, 2.651 mm; largura, 1.760 mm; altura, 1.568 mm; porta-malas, 373 litros; tanque de combustível, 52 litros; peso em ordem de marcha: 1.246 kg; carga útil, 464 kg.
Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensões McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira); pneus 205/55 R16; diâmetro de giro: 10,9 m; vão livre do solo: 191 mm; ângulo de ataque, 20,7°: 22º, ângulo central: não divulgado, ângulo de saída: 30,2°; coeficiente aerodinâmico, 0,36.
Consumo Inmetro: Cidade: 8,3 km/l (E) ou 12,0 km/l (G) na cidade. 10,0 km/l (E) ou 14,4 km/l (G) na estrada.
VW T-Cross 200 TSI 2023 – Itens de série
- Airbags laterais nos bancos dianteiros e de cortina
- Assistente para partida em aclives/subidas
- Computador de bordo com display multifuncional Plus
- Controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (ASR)me bloqueio eletrônico do diferencial (EDS)
- Direção elétrica
- Lanternas traseiras em LED
- Luzes indicadoras de direção integradas nos retrovisores
- Transmissão automática de 6 velocidades
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função "one touch" nos dianteiros
- Cor sólida branca ou prata metálico: sem custo adicional
- Airbag para motorista e passageiro com sistema de desativação para o passageiro
- Airbags laterais nos bancos dianteiros e de cortina
- Assistente para partida em aclives/subidas
- Computador de bordo com display multifuncional Plus
- Controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (ASR) e bloqueio eletrônico do diferencial (EDS)
- Direção elétrica
- Lanternas traseiras em LED
- Luzes indicadoras de direção integradas nos retrovisores
- Motor TSI
- Sistema de som touchscreen "Composition Touch" com APP-Connect
- Sistema Start & Stop
- Transmissão automática de 6 velocidades
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função "one touch" nos dianteiros
Opcionais:
- Cor sólida Branco Puro: R$ 595
- Cor metálica Azul Norway, Cinza Platinum e Prata Sargas: R$ 1.410
- Cor especial Vermelho Sunset: R$ 1.910
Pacote Interactive IV: R$ 3.050
- Câmera para auxílio em manobras em marcha a ré
- Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis e rebatíveis com função tilt-down no lado direito
- Pneus 205/55 R17 91V com resistência à rodagem otimizada
- Rodas de liga leve de 17"
- Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.