Avaliação: VW Polo MPI 2023 antecipa futuro do carro de entrada da marca

Polo Track deverá ser ainda mais simples que a atual configuração mais barata do hatchback
Renan Rodrigues
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06.10.2022 às 18:15 • Atualizado em 30.01.2023
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Polo Track deverá ser ainda mais simples que a atual configuração mais barata do hatchback

O Volkswagen Gol sairá de linha no fim deste ano e será substituído pelo Polo Track. A marca alemã ainda não revelou o modelo por inteiro, mas a Mobiauto já desvendou muita coisa dessa novidade. 

No entanto, algo que está nos intrigando é: como ele vai conseguir ser mais simples que o atual MPI, que é a versão de entrada do Polo e já custa R$ 83 mil? Demos uma volta com essa versão e temos alguns palpites. 

Polo Track deverá ser ainda mais simples que a atual configuração mais barata do hatchback

Volkswagen Polo MPI 2023 – Preço: R$ 82.990. Pintura metaliza: Cinza Platinum – R$ 1.650. Total: R$ 84.640

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Motor aspirado

O motor do Polo MPI é o mesmo do Gol e deverá seguir presente no Polo Track. Trata-se do 1.0 aspirado de 84 cv e 10,4 kgfm de torque. Esse motor segue competente para fazer a porta de entrada do mercado. 

Polo Track deverá ser ainda mais simples que a atual configuração mais barata do hatchback

No Polo MPI ele garante um uso agradável na cidade, especialmente pelos ótimos engates do câmbio manual de cinco marchas. A elasticidade do motor e o maior peso do veículo também colaboram. 

Como o Polo demora um pouco mais para desenvolver velocidade, ao menos em relação a alguns rivais com motor aspirado, não são necessárias tantas trocas de marchas. Obviamente, se tratando de um carro 1.0 aspirado, o Polo sente mais dificuldades em subidas e rodovias. 

Polo Track deverá ser ainda mais simples que a atual configuração mais barata do hatchback

O acerto de suspensão é um dos melhores do segmento, aliás, com o novo ajuste de amortecedores, o Polo ficou mais confortável. O conjunto filtra melhor os buracos no solo, mas sem interferir da estabilidade e capacidade de fazer curvas do Polo. Isso deverá ser mantido. 

Construção é um trunfo

Um dos trunfos do Polo é a sua construção. Apesar de ser vendido com apenas quatro airbags, o hatch pode ser considerado um dos mais seguros do mercado. A plataforma MQB é mais moderna que a dos rivais e recorrentemente testada no Latin NCAP.

Polo Track deverá ser ainda mais simples que a atual configuração mais barata do hatchback

Recentemente, o Nivus, que é diretamente derivado do Polo, foi testado e recebeu cinco estrelas no teste de segurança. Um dos grandes motivos é o uso de aços de alta e de ultra-alta resistência. 

Esse é um argumento muito forte para escolher o Polo MPI. Os testes mais recentes classificaram Fiat Argo e Hyundai HB20 com nenhuma estrela, enquanto o Peugeot 208 recebeu apenas duas. O Chevrolet Onix foi testado anteriormente e recebeu cinco estrelas. 

O que vai tirar dos equipamentos?

A configuração MPI já é bem simples em termos de equipamento. Ele possui os seguintes itens:

VW Polo MPI 2023: R$ 82.990 – Itens de série

● Faróis de LED

● Iluminação diurna em LED 

● Quatro airbags (frontais e laterais) 

● Frenagem automática pós-colisão 

● Ar-condicionado manual 

● Bloqueio eletrônico do diferencial 

● Assistente de partida em rampas 

● Controle eletrônico de tração e estabilidade

● Controle de pressão dos pneus 

● Retrovisores e maçanetas na cor do veículo 

● Rodas de 15” com calotas 

● Vidros elétricos dianteiros 

● Rádio Composition Touch com Android Auto e Apple CarPlay e quatro alto-falantes

● Volante multifuncional

Polo Track deverá ser ainda mais simples que a atual configuração mais barata do hatchback

Em termos de segurança, o Polo poderia perder os airbags laterais e o bloqueio eletrônico do diferencial. Estes são itens não obrigatórios, mas que certamente o público reclamaria. 

Outros itens que possivelmente sumirão no Polo Track são os faróis em LED e o alerta de pressão dos pneus. Por fim, a central multimídia também deve dizer adeus no futuro substituto do Gol. 

Um item ausente no Polo MPI e que faz falta é o ajuste da coluna de direção. As versões MPI e TSI Manual não possuem qualquer ajuste, seja em altura ou profundidade da coluna. A solução é ajustar o banco do motorista em altura, além do cinto de segurança, e torcer para achar a melhor posição. 

Para o padrão de um carro de entrada, o Polo MPI entrega uma lista de equipamentos coerente. Retirar os itens citados e não ofertar o Polo Track com um preço muito baixo em relação aos rivais poderá causar rejeição ao modelo, ficando restrito às locadoras, como ocorre com o Gol atualmente. 

Acabamento pior?

Polo Track deverá ser ainda mais simples que a atual configuração mais barata do hatchback

De longe, a versão MPI tem o menor número possível de detalhes na carroceria e no interior. Não há nenhum cromado em torno do carro, exceto no símbolo da Volkswagen, claro. As rodas são de 15 polegadas com calotas e podem ser substituídas por unidades de 14 polegadas, como no Gol.

Outra novidade deve te fazer lembrar dos anos 1990. Os para-choques não deverão ter pintura, bem como as maçanetas e retrovisores. Isso tudo são formas de economizar, mas, novamente, essas mudanças não devem colar com público. 

Polo Track deverá ser ainda mais simples que a atual configuração mais barata do hatchback

Faróis de LED são de série, mas não devem ficar para o Polo Track

O que reforça qual será a função do Polo Track: ocupar o espaço deixado pelo Gol nas vendas diretas, ajudando a Volkswagen a dar volume ao Polo e economizar em escala em outros componentes compartilhados, como motor, câmbio e até a própria estrutura que contém materiais nobres. 

Ficha técnica Volkswagen Polo MPI 2023

Motor: 1.0, dianteiro, transversal, três cilindros 12V, flex, duplo comando de válvulas no cabeçote com variação na admissão, acionado por correia dentada
Taxa de compressão: 11,2:1
Potência: 84/77 (E/G) cv a 6.450 rpm
Torque: 10,3/9,6 (E/G) kgfm a 3.000 rpm
Peso/potência: 12,7 kg/cv
Peso/torque: 103,9 kg/kgfm
Câmbio:  manual de cinco marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 13,5 segundos
Velocidade máxima: 173 km/h

Consumo Inmetro: 

MPI MANUAL - Cidade: 9,6 km/l com etanol e 14 km/l com gasolina. Estrada: 10,9 km/l com etanol e 15,4 km/l com gasolina.

Preços

O Polo MPI é a porta de entrada do modelo, mas não da Volkswagen. Abaixo dele está o Gol, que é tabelado em R$ 77.250, mas que passa dos R$ 85 mil ao adicionar o pacote Urban Completo, que tem a missão de deixar o veterano até mais equipado que o Polo de entrada. 

No entanto, o maior problema para o Polo MPI e para o futuro Polo Track não está dentro de casa, mas sim na concorrência. Atualmente, o Hyundai HB20 Sense é tabelado em R$ 79.290, enquanto o Chevrolet Onix parte de R$ 80.530. 

Polo Track deverá ser ainda mais simples que a atual configuração mais barata do hatchback

Dimensões: comprimento, 4.057 mm; entre-eixos, 2.565 mm; largura, 1.751 mm; altura, 1.468 mm; porta-malas, 300 litros; tanque de combustível, 52 litros;

O Fiat Argo tem duas versões abaixo dos valores do Polo MPI, a primeira delas, que é chamada apenas de Argo 1.0, é tabelada em R$ 75.690, enquanto a variante Drive é vendida por R$ 79.690. Se preferir, o consumidor pode menos de três mil reais de diferença e levar o Argo Trekking com motor 1.3 de 109 cv por R$ 85.390. 

A tendência é que, até o lançamento do Polo Track, a configuração MPI sofra aumentos, dessa maneira, é provável que a novidade chegue ao mercado com preços entre o atual do Gol e do Polo MPI, portanto, entre R$ 77.250 e R$ 82.990. 

A grande dúvida é se o público vai abraçar um hatch ainda mais simples que o Polo MPI e com preços próximos de concorrentes mais equipados. 

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