Avaliação: VW Nivus Highline 2023 vale os mais de R$ 140.000?
Presente no mercado nacional há três anos, o Volkswagen Nivus ainda é uma das melhores opções na atual gama de veículos da marca, tanto que figura como o terceiro carro mais vendido da fabricante, ficando atrás apenas do Polo e T-Cross.
Agora trouxemos para mais uma avaliação na Mobiauto o Nivus Highline 2023, versão topo de linha do SUV cupê compacto que, apesar de ser um dos carros com design mais bem resolvido do Brasil, acabou com o passar dos anos perdendo outro apelo: o de custo x benefício – uma de suas marcas em seu lançamento. Hoje seu preço é de R$ 143.690, mas revelamos com exclusividade que a linha 2024 vem aí e será ainda mais cara.
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Até pouco tempo atrás o Volkswagen Nivus figurava como o único veículo com perfil de SUV cupê e com preço mais acessível, já que ele foi o primeiro a ostentar um estilo que até então era exclusivo de segmentos premium, vide BMW X6 e companhia. Agora o Nivus tem o Fiat Fastback como principal rival e, assim, vale rever como está atualmente sua configuração topo de linha.
Contamos mais sobre o Nivus Highline 2023 agora e mostramos seus pontos positivos e negativos. Confira abaixo.
VW Nivus Highline 2023 - Pontos positivos
1) Visual: embora já tenha três anos, o Nivus ainda continua chamando atenção pelo design bem acertado, sobretudo ainda se relembrarmos que a Volkswagen utilizou a base do Polo e mesmo assim conseguiu um desenho autoral, tanto que o projeto brasileiro foi parar na Europa como Taigo (com poucas diferenças). Faróis são exclusivos e com assinatura que neste ano passou a ser repetida pelo sedan Virtus, enquanto o capô é mais alto do que o hatch. A traseira traz teto em queda que termina nas lanternas horizontais com uma régua preta – aqui um dos pontos de maior destaque do Nivus. Segundo os colegas do Autos Segredos, um facelift está previsto para 2024 com direito a uma inédita versão GTS.
2) Porta-malas: com porta-malas de 415 litros, o Nivus tem um espaço maior até do que o irmão maior T-Cross para levar bagagens e demais objetos, este com 373 litros (ou 420 l caso o encosto do banco seja recuado). Ponto positivo do Nivus também é que o espaço tem maior profundidade, sem contar o melhor acesso ao porta-malas por conta da tampa traseira mais comprida também.
3) Painel digital e multimídia: a Volkswagen foi a primeira marca generalista a contar com carros equipados com painel de instrumentos 100% digital. O chamado Active Info Display com display de 10,25” é interessante até hoje, com informações bem definidas e que podem ser personalizadas da forma que o motorista quiser. Apesar da central multimídia VW Play com tela de 10,1” ter sofrido no início com travamentos, ela amadureceu e parou com os bugs de outrora. Traz um sistema bem intuitivo e rápido de usar, fora que concentra boa parte dos comandos do carro nela.
4) Faróis full-LED: o conjunto óptico frontal conta com assinatura em LED e faróis principais também em LED. Além do visual interessante causado a noite, iluminam muito bem em estradas mais escuras, com facho de luz alta alcance dezenas de metros. Isso sem contar os faróis de neblina com função de conversão estática (os famosos cornering lights), que ajudam demais ao acenderem automaticamente no lado de dentro das curvas, dando mais segurança.
5) Desempenho: debaixo do capô do Nivus está o mais do que conhecido motor turbo flex 1.0 200TSI, que entrega até 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, sempre com transmissão automática de seis marchas. É fato que esse motor turbo cumpre muito bem a sua função, dando ao Nivus um comportamento ágil no dia a dia, com boas retomadas e acelerações. Mas é inegável que o visual mais esportivo do Nivus pede por uma versão com motor turbo 1.4 250TSI de 150 cv, que deverá surgir junto da próxima mudança de meia-vida do modelo em 2024.
6) Dirigibilidade: a dirigibilidade é padrão aos Volkswagen atuais: traz direção bastante comunicativa e com peso progressivo, enquanto a suspensão é comprometida com conforto, mas com aquela característica firmeza e pouca rolagem em curvas mesmo em velocidades um pouco mais altas, sobrando estabilidade para o carro. Para quem gosta de dirigir, o Nivus é um prato cheio e certamente vai agradar nesse aspecto.
7) Posição de dirigir: A posição de dirigir do Nivus é um tanto democrática: você acha facilmente uma boa regulagem para o banco/volante sendo da turma dos “baixinhos” ou mesmo com uma maior estatura, como é o caso deste jornalista. Botão dos faróis, ajuste de volante e comandos de ar-condicionado estão todos ao alcance das mãos, o que revela também uma boa ergonomia independentemente de como você ajusta seu banco.
VW Nivus Highline 2023 - Pontos negativos
1) Acabamento: digamos que o acabamento do Nivus não é lá grande referência, já que há um uso massivo de plástico rígido por toda a cabine. É verdade que há algumas firulas como partes em preto brilhante (o famoso black piano) e também detalhes com pintura prateada, mas a textura de algumas partes não são das mais agradáveis para um carro nesta faixa de preço. A boa notícia é que na linha 2024 o Nivus Highline vai ganhar um acabamento em vinil costurado nos mesmos moldes do Virtus Exclusive e Polo GTS, como revelamos na última semana. As portas dianteiras também ganharão uma porção em tecido onde hoje é plástico.
2) Espaço interno: o Nivus nunca negou sua base de hatch compacto, já que na essência seu interior é o mesmo do Polo. Ou seja, tem entre-eixos de 2,56 metros em vez dos 2,65 metros do Virtus, com isso quem sentar no banco traseiro não terá um grande espaço para a região das pernas, assim, quem for um pouco mais alto que a média vai encostar os joelhos no banco da frente. Porém é algo estratégico da marca: quer mais espaço interno? Suba um nível e vá para o T-Cross.
3) Ar-condicionado Climatronic Touch: sim, eu sei que o visual do ar-condicionado Climatronic Touch herdado diretamente do T-Cross e Taigo europeu é bem interessante, só que a usabilidade não segue a mesma lógica. Isso porque os comandos de temperatura ou mesmo do ajuste de intensidade da ventilação são feitos por comandos touch (suaves ao toque), mas para isso você precisa deslocar sua visão da estrada para tal operação, pois eles não são nada intuitivos. Assim um ar-condicionado convencional com botões físicos é mais do que suficiente, já que ele não necessita o desvio do seu olhar para reduzir a temperatura, por exemplo. Vale lembrar que no ano passado a Volkswagen declarou que abandonará os comandos touch nos volantes, voltando aos botões convencionais. Quem sabe a marca faça o mesmo com o ar-condicionado...
4) Preço: Já falamos aqui que o Nivus já acumula três anos de mercado, mas desde sua chegada seus preços subiram bastante – algo ainda mais acentuado pelo fator pandemia no período. Para se ter uma ideia, o Nivus lançando em 2020 custava R$ 85.890 na versão Comfortline e R$ 98.290 na Highline. Atualmente, a linha 2023 do Nivus sai por R$ 127.390 e R$ 143.690, respectivamente. É uma diferença de nada menos do que R$ 45.100 nesses três anos. Nesse tempo o Nivus acabou perdendo um de seus maiores apelos (custo x benefício). Porém, hoje existe um degrau grande entre o Polo Highline e o Nivus Comfortline (R$ 14.100 de diferença), que nos faz esperar que a VW lance na próxima atualização visual do Nivus a esperada versão 170TSI com motor 1.0 turbo flex de até 116 cv e 16,8 kgfm para ocupar essa lacuna.
Motor: 1.0, dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12V, turbo,
flex, duplo comando de válvulas com variação na admissão, injeção direta
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência: 116/128 cv a 5.500 rpm (G/E)
Torque: 20,4 kgfm de 2.000 a 3.500 rpm (G/E)
Peso/potência: 10,4/9,4 kg/cv (G/E)
Peso/torque: 58,8 kg/kgfm (G/E)
Câmbio: automático, 6 marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 10 segundos
Velocidade máxima: 189 km/h
Dimensões: 4.266 mm de comprimento, 2.566 mm de entre-eixos, 1.493 mm de largura, 1.757 mm de altura, 415 litros de porta-malas, 52 litros de tanque de combustível
Dados técnicos: Direção elétrica / suspensão dianteira:
McPherson e molas helicoidais e suspensão traseira: eixo de torção com molas
helicoidais / freios dianteiros a disco ventilados e traseiros a disco sólido /
peso em ordem de marcha: 1.199 kg / carga útil: 451 kg
VW Nivus Highline 2023 - Equipamentos de série
- "ACC" - Controle adaptativo de distância e velocidade com função de frenagem de emergência e monitoramento frontal
- "AEB" (City Emergency Brake ) - sistema autônomo de frenagem de emergência anti- colisão frontal (até 50 km/h)
- "ESS" - alerta de frenagem de emergência
- "HHC" (Hill Hold Control) - assistente para partida em aclive/subida
- 6 Airbags (2 frontais, 2 laterais nos bancos dianteiros e 2 de cortina)
- Alto-falantes (6)
- Antena para recepção AM/FM
- Apoios de cabeça dianteiros com ajuste de altura
- Apoios de cabeça no banco traseiro (3)
- Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen
- Banco do motorista com ajuste milimétrico de altura
- Banco traseiro com encosto rebatível bi-partido
- Bancos revestidos de tecido malharia
- Câmera para auxílio em manobras em marcha a ré
- Capas dos retrovisores e maçanetas na cor do veículo
- Carregamento de celular por indução
- Cinto de segurança de três pontos para o banco traseiro central e laterais
- Cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura e pré-tensionador
- Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
- Controle eletrônico de estabilidade (ESC) e Controle de tração (ASR)
- Descansa braço central com porta-objetos, saídas traseiras do ar condicionado
- Direção elétrica
- Espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas
- Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tilt down no lado direito
- Faróis em LED com luz de condução diurna em LED integrada
- Farol de rodagem diurna com controle automático das luzes e função Coming Home e Leaving Home automática
- Fixação de assento de criança com sistema ISOFIX® e Top tether
- Grade dianteira com detalhes cromados
- Iluminação do porta-malas e porta-luvas
- Indicador de controle da pressão dos pneus
- Sistema de frenagem automática pós-colisão ("Post collision brake")
- Lanternas traseiras em LED
- Limpador do vidro traseiro
- Luzes de leitura dianteira e traseiras
- Manopla da alavanca de câmbio em couro
- Painel de instrumentos digital 8"
- Palhetas do limpador de para-brisa com design aerodinâmico
- Para-sóis com espelhos iluminados para motorista e passageiro
- Rodas de liga-leve com pneus 205/60 R16
- Rack de teto longitudinal na cor preta
- Sensores de estacionamento traseiros
- Sistema de alarme com comando remoto (Keyless)
- Sistema de som touchscreen "Composition Touch" com tela de 6,5” e App Connect
- Sistema Start-Stop com reaproveitamento da energia de frenagem
- Temporizador do limpador de parabrisa com sensor de luz
- Travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e tampa de combustível
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função "one touch" nos dianteiros
- Volante multifuncional em couro com "shift-paddles"
- Alerta sonoro e visual de não utilização de cinto de segurança dianteiros e traseiro
- Ar-condicionado digital Climatronic Touch com filtro de pólen e poeira
- Bancos revestidos em couro sintético
- Espelho retrovisor interno eletrocrômico
- Faróis de neblina de LED com função Cornering Light
- Painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas
- Rodas de liga leve de 17 polegadas
- Sensores de chuva e crepuscular
- Sensor de estacionamento dianteiro
- Multimidia VW Play de 10,1 polegadas com conexão de Android Auto e Apple CarPlay
- Sensor de fadiga do motorista
O VW Nivus Highline 2023 ainda vale a pena?
O VW Nivus subiu um tanto de preço conforme explicamos mais acima, e esse é seu maior ponto negativo. Se antes ele reinava sozinho nesse segmento de SUV cupê compacto, hoje tem como rival o Fiat Fastback, vendido atualmente em quatro versões, duas opções de motores (1.0 T200 e 1.3 T270, ambas turbo) e preços competitivos que complicam a vida do Volkswagen.
O modelo da fabricante alemã ainda é uma boa opção pelo fato de ser um dos carros mais bonitos e bons de dirigir do mercado nacional, mas se vale uma dica, tente negociar com o vendedor na hora de fechar a compra, pois o Nivus Highline 2024 vem aí com melhoras no acabamento interno. Quem sabe o 2023 não sai mais em conta por isso e assim valha a pena.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.