Avaliação: Kia Niro peita Corolla Cross com visual ousado e mais potência
O Niro é o terceiro carro híbrido da Kia no Brasil, depois de Stonic e novo Sportage. Ele chega com uma proposta interessante o suficiente para perturbar o reinado tranquilo do Toyota Corolla Cross. O SUV coreano inicialmente é oferecido em duas versões: EX, de R$ 204.990, e SX Prestige, de R$ 239.990.
Até a chegada do Kia Niro, o Toyota Corolla Cross Hybrid não tinha um rival tão direto e reinava sozinho no segmento de SUV híbridos convencionais. O Niro chega com uma proposta muito parecida, só que com alguns pontos de destaque.
A faixa de preço também é muito próxima, as versões híbridas do Corolla Cross vão de R$ 200.290 a R$ 208.390.
Dentre as principais vantagens do Kia Niro em relação ao seu rival, estão o desempenho e a autonomia. O primeiro, combinando motor a combustão e elétrico, é de 141 cv e 27 kgfm. O motor a gasolina, sozinho, entrega 105 cv, no entanto os dados do motor elétrico de tração não foram divulgados. O câmbio é automatizado de dupla embreagem com seis marchas e a tração é dianteira.
Para um SUV médio e com baterias, o Kia Niro mostrou muita agilidade, com um 0 a 100 km/h em 10,8 segundos. Outro ponto de destaque é sua autonomia, ele faz 19,8 km/litro na cidade e 17,7 km/litro na estrada. O alcance urbano pode chegar a 830 km a depender do estilo de condução.
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E os pontos positivos não acabam por aqui, além do visual imponente e do acabamento sofisticado, o SUV da Kia tem uma lista de itens de série generosa desde a versão de entrada.
A configuração EX oferece ar-condicionado digital de duas zonas, multimídia de 10,25 polegadas com espelhamento sem fio, câmera de ré, partida sem chave, freio de estacionamento elétrico com Auto Hold, sensor crepuscular, faróis e lanternas em LED, sete airbags, assistente anticolisão frontal e assistente de manutenção de faixa.
A versão XS Prestige acrescenta iluminação ambiente em LED, teto solar, seletor de marchas giratório, carregamento por indução, sensor de estacionamento dianteiro, assistente anticolisão em cruzamento, controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), prevenção de colisão em ponto cego, assistente anticolisão traseira, assistente de saída de segurança e travas infantis elétricas.
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O Kia Niro também traz outros diferenciais que deixam sua proposta ainda mais interessante, como por exemplo sons da natureza para ser a trilha sonora em uma viagem ou para esquecer um pouco do trânsito. Mas só vamos te contar mais detalhes quando você der o play.
Ficha técnica resumida
Dados técnicos: direção elétrica; suspensão independente, tipo MacPherson, molas helicoidais e amortecedores a gás (dianteira) e multilink (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e sólidos (traseira); pneus 225/45 R18
Motor: 1.6 aspirado a gasolina de 105 cv a 5.700 rpm e 27 kgfm de torque a 4.000 rpm
Motor elétrico: dados não informados
Potência e torque combinados: 141 cv e 27 kgfm de torque
Peso/potência: 9,88 kg/cv
Peso/torque: 51,6 kg/kgfm
Câmbio: automatizado de dupla embreagem,
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 10,8 segundos
Velocidade máxima: 175 km/h
Dimensões:
Comprimento: 4.420 mm
Entre-eixos: 2.700 mm
Largura: 1.825 mm
Altura: 1.545 mm
Porta-malas: 425 litros (VDA)
Porta-malas bancos rebatidos: 1.419 litros (VDA)
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A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.