Avaliação: Jeep Compass 2023 mostra do que um SUV diesel ainda é capaz

SUVs a diesel estão desvalorizados e viraram raridade, mas o Jeep Compass Trailhawk TD350 2023 é um dos poucos capazes de uso na estrada e no off-road
Renan Rodrigues
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29.07.2023 às 00:17 • Atualizado em 02.08.2023
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SUVs a diesel estão desvalorizados e viraram raridade, mas o Jeep Compass Trailhawk TD350 2023 é um dos poucos capazes de uso na estrada e no off-road

As versões com motores a diesel do Jeep Compass sempre foram cultuadas no Brasil pela capacidade off-road. Especialmente a Trailhawk, mais cara e lameira da gama, que possui diferenciais únicos para aumentar ainda mais a aptidão fora do asfalto. Esses atributos continuam valendo na linha 2023 do modelo.

No entanto, um levantamento exclusivo da Mobiauto, divulgado meses atrás, revelou que a alta do diesel provocou a desvalorização e falta de interesse por modelos abastecidos com esse tipo de combustível. E o Jeep Compass Trailhawk 2023, claro, foi afetado.

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Ainda assim, será que ainda existem motivos para comprar um SUV diesel como o Compass Trailhawk? A Mobiauto fez a chamada Rota das Emoções entre Jericoacoara (CE) e Barra Grande (PI) para entender quais pontos podem valer ou não a compra de um Jeep Compass Trailhawk 2023.

Apesar do cenário atual, em que o diesel está mais barato que a gasolina, ao contrário dos últimos anos, temos o fato de que um SUV movido com esse tipo de combustível, por si, não custa barato. Vejamos o caso do próprio Compass Trailhawk, que, completo em opcionais, sai por quase R$ 280.000:

Jeep Compass Trailhawk TD350 2023 – Preço: R$ 255.290. Branco Polar Bicolor Perolizada– R$ 2.330. Pack high tech - R$ 9.900. Teto solar elétrico panorâmico - R$ 8.900. Total: R$ 276.420.

Jeep Compass Trailhawk TD350 2023 – 9 pontos que valem a compra

1)      Desempenho: os 10,7 segundos para ir de 0 a 100 km/h podem parecer muito, mas o motor 2.0 turbodiesel de 170 cv de potência e 35,7 kgfm de torque oferece um ótimo desempenho ao Compass, inclusive com boa dose de elasticidade, algo que nem sempre acontece em motores de ciclo Diesel.

2)      Autonomia: o Compass Trailhawk faz 13,9 km/l em rodovia. Esse número, multiplicado pelos 60 litros de capacidade do tanque, garante até 834 km de autonomia. Ao mesmo tempo, o Compass T270 flex faz, em média, 12,1 km/l em ciclo rodoviário, o que significa 726 km rodados sem reabastecer. Os dados são do Inmetro.

3)      Acabamento: o acabamento do Jeep Compass Trailhawk segue o padrão de toda a linha 2023 do SUV: materiais macios ao toque, peças bem montadas e nenhuma rebarba. Na comparação com seus dois rivais mais diretos, Toyota Corolla Cross e VW Taos, é o melhor acabamento do segmento com alguma margem.

4)      Suspensão: o Jeep Compass tem o melhor acerto de suspensão entre os SUVs médios. O conjunto, formado por uma inusitada arquitetura tipo McPherson também no eixo traseiro, é capaz de filtrar bem todas as imperfeições do asfalto brasileiro, além de manter uma excelente estabilidade, mesmo considerando o centro de gravidade mais alto.

5)      Itens de série: o Compass Trailhawk custa caro, mas ao menos é muito bem equipado, obrigado. Destaque para o ar-condicionado automático de duas zonas com saída para o banco traseiro, o retrovisor interno antiofuscante, o quadro de instrumentos digital e a central multimídia UConnect de 10,1 polegadas, com conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto.

6)      Confiabilidade: diferentemente do motor 1.3 turbo flex da família GSE, que enfrenta a desconfiança do público devido ao consumo excessivo de óleo, o 2.0 MultiJet turbodiesel não tem histórico de problemas mecânicos. Pelo contrário: são anos de bons serviços prestados em diversos modelos da atual Stellantis.

7)      Custo de revisão: as revisões acontecem a cada 20.000 quilômetros, custando R$ 3.862 para os serviços básicos ao final de 60.000 km. Já o Compass T270 exige que isso aconteça a cada 12.000 km e demandará pelo menos R$ 4.386 até os 60.000 km.

8)      Capacidades adicionais: além do visual diferenciado, o Compass Trailhawk possui melhorias nos ângulos de entrada, saída e central, o que amplia as capacidades no off-road. Constatamos sua boa dose de valentia nas dunas de Jericoacoara. Esqueça a má fama: ele dá conta do recado, sim, se você souber dirigir em terrenos fora de estrada e respeitar seus limites. Afinal, é um SUV com tração 4x4 e até bloqueio de diferencial, mas ainda é construído com chassi monobloco em vez de longarinas.

9)      Preço do diesel: o combustível está com preço médio de R$ 4,99 no Brasil, segundo a Petrobras, enquanto a gasolina custa, em média, R$ 5,59 no território nacional. E lembremos que o motor 1.3 turbo flex faz 10,4 km/l na cidade, enquanto o 2.0 turbodiesel faz 10,5 km/l. Ou seja, mesmo em ambiente urbano o gasto com abastecimento será menor.

Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensões McPherson (dianteira e traseira) com molas helicoidais; freios a discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira); diâmetro de giro, 11,3 m; Cx, 0,35; vão livre do solo, 219 mm; ângulo de ataque, 30,6°; ângulo central, 22,6°; ângulo de saída, 33,2°; peso em ordem de marcha, 1.790 kg; carga útil, 400 kg.

Ficha técnica Jeep Compass Trailhawk 2023:

Motor

2.0, dianteiro, transversal, quatro cilindros 16V, turbo, diesel, injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas acionado por correia dentada

Taxa de compressão

16,5:1

Potência

170 cv a 3.750 rpm

Torque

35,7 kgfm a 1.750 rpm

Peso/potência

10,4 kg/cv

Peso/torque

49,4 kg/kgfm

Câmbio

automático de nove marchas

Tração

integral sob demanda

0 a 100 km/h

10,7 segundos

Velocidade máxima

197 km/h

Consumo Inmetro

10,3 km/l na cidade / 13,5 km/l na estrada.

Tanque de combustível

60 litros

Tanque de Arla 32

13 litros

Durante nossa viagem à Rota das Emoções, aprendemos alguns truques para tornar a viagem mais segura. Afinal, não é todo dia que temos a oportunidade de dirigir na faixa de areia ou ainda escalar as dunas com os carros.

Mesmo para motoristas mais experientes, é de suma importância ouvir o que aqueles que estão mais acostumados com o trajeto tem a ensinar. Além das dicas abaixo, tome cuidado com o lado da duna, caso utilize o errado, é muito provável que você se envolva em um acidente.

3 dicas para fazer off-road na areia com o Compass Trailhawk:

1)      Pneus murchos: para aumentar a área de contato com o solo e ajudar a aumentar a tração, o ideal é rodar com pneus mais baixos em um terreno de pouca aderência, como areia ou lama. No caso do Compass TD350, a pressão utilizada em nosso roteiro foi de 20 PSi, enquanto o manual recomenda 35 PSi para uso no asfalto.

2)      Tração 4x4 com reduzida: para passar por dunas de areia, o ideal é utilizar a tração 4x4 com reduzida. Que, no caso, é acionada através da primeira marcha do câmbio de nove velocidades da ZF. Desse modo, o sistema de engrenagens aumenta o torque instantâneo do motor e supera obstáculos mais facilmente.

3)      Seguir a trilha e contratar um guia: um dos pontos fundamentais é seguir a trilha de areia compactada que se forma com os demais carros que já passaram. Dessa forma, diminui-se as chances de atolar o veículo. Além disso, se for a Jericoacoara, é muito importante andar com um guia local. Ele saberá as rotas – e acredite, é fácil se perder em meio a tanta areia – e saberá onde o veículo pode passar com mais segurança, evitando locais perigosos.

Dimensões: comprimento, 4.404 mm; entre-eixos, 2.630 mm; largura, 1.819 mm; altura, 1.653 mm; porta-malas, 410 litros; pneus, 225/55 R17.

Pontos negativos Jeep Compass Trailhawk 2023:

1)      Preço: se no lançamento, em 2016, a versão topo de linha custava R$ 149.990, agora é necessário desembolsar R$ 255.290 por um Compass Trailhawk. E a conta ainda pode ficar mais salgada.

2)      Opcionais que custam caro: apesar de ver veículos mais baratos do que ele saírem de fábrica com um pacote de assistências de condução, o Compass Trailhawk 2023 só oferece os itens de segurança ativa em um pacote que custa R$ 9.900. Os outros R$ 8.900 são pelo teto solar panorâmico.

3)      Espaço: o Compass é um SUV compacto-médio, mas não é lá muito reconhecido por seu espaço interno. Ele tem apenas 410 litros de porta-malas, além de entre-eixos de 2,63 metros, 2 cm a menos do que um VW T-Cross.

4)      Manobrabilidade. O Compass e seus companheiros de plataforma Small Wide 4x4 são ruins de manobrar. Além do diâmetro de giro elevado, acima de 11 metros, a direção elétrica progressiva costuma dar rebotes ao passar por imperfeições no asfalto. Isso, no off-road, incomoda.

5)      Desvalorização: conforme estudo da Mobiauto, os SUVs com motor diesel desvalorizaram em média 10,36% no comparativo entre os três primeiros meses de 2022 e o mesmo período de 2023.

6)      Poluente e com os dias contados: o diesel, combustível usado pelo Compass Trailhawk, está em desuso no mundo. Os principais mercados automotivos estão banindo esse tipo de combustível e migrando para a eletrificação. O maior motivo é a grande quantidade de partículas poluente emitidas pela queima do óleo diesel.

Jeep Compass Trailhawk TD350 2023 - Principais itens de série:

  • Faróis full-LED com acendimento automático;
  • Faróis de neblina de LED;
  • Lanternas traseiras com guias de LED e luzes halógenas;
  • Lanternas de neblina;
  • Protetor de cárter;
  • Barras longitudinais de teto na cor preta;
  • Retrovisores externos com repetidores de luzes de seta;
  • Rodas de liga leve aro 19”;
  • Trio elétrico;
  • Vidros com função um-toque e antiesmagamento; 
  • Volante multifuncional revestido em couro com ajuste manual de altura e profundidade e borboletas para troca de marcha;
  • Sensores de luminosidade e chuva;
  • Apoia-braço central com porta objetos;
  • Ar-condicionado automático digital de duas zonas com dupla saída para a fileira traseira;
  • Banco do motorista com regulagem elétrica;
  • Banco do passageiro dianteiro rebatível e com porta-objetos no assento;
  • Banco traseiro rebatível e bipartido em 60:40;
  • Bancos, guarnições das portas e faixas do painel revestidos em couro;
  • Chave com sensor presencial;
  • Quadro de instrumentos digital colorido de 10”;
  • Central multimídia uconnect de 10,1” com apple carplay e android auto sem fio;
  • Sistema adventure intelligence;
  • Sistema de som com seis alto-falantes;
  • Wi-fi a bordo;
  • Tomadas usb tipo a e c no console central, e tipo a na fileira traseira; tomada 12v;
  • Carregador de celular por indução; 
  • Seis airbags;
  • Controles de estabilidade e tração;
  • Controle eletrônico anticapotamento;
  • Freio de estacionamento eletrônico com auto hold;
  • Assistente de partida em rampas;
  • Controle de velocidade em descidas;
  • Assistente de frenagem em pânico;
  • Seletor de tração e terrenos;
  • Controle de cruzeiro com limitador de velocidade;
  • Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros;
  • Câmera de ré;
  • Retrovisor interno eletrocrômico; monitoramento de pressão dos pneus; 

Pack High Tech (R$ 9.900): ACC (controle de cruzeiro adaptativo); AEB (frenagem autônoma de emergência); sensor de ponto cego; assistente de permanência em faixa.

Teto solar panorâmico: R$ 8.900

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