Volta do Ecosport? Ford registra inédito SUV compacto
A Ford encerrou a operação de suas fábricas no Brasil em 2021, junto disso abandonou modelos importantes no mercado brasileiro como o EcoSport, que foi o precursor dos SUVs compactos no país há 21 anos. Três anos se passaram e a marca do oval azul opera no azul por aqui com sua linha de importados, mas ficou devendo um SUV compacto para terras tupiniquins – espaço que poderá ser preenchido com um inédito utilitário registrado na Índia.
Ainda sem nome definido, o novo SUV compacto da Ford foi registrado pela fabricante na Índia, país que, sabemos, conta com muitos projetos em comum com o Brasil, afinal, ambos são países emergentes. De acordo com o site indiano MotorBeam, a marca do oval azul patenteou um SUV com design não visto até o momento no mercado global.
Você também pode se interessar por:
- Avaliação: Ford Territory 2024, as armas e vacilos na guerra contra o Jeep Compass
- Ford Ecosport tem 240 mil unidades investigadas por falha no motor
- Exclusivo: Ford Maya, o SUV cupê brasileiro que morreu antes de nascer
- BYD Yuan Pro é um EcoSport elétrico popular de R$ 27 mil
Visualmente o desenho traz muito da identidade visual da Ford, com capô mais alto e grade dianteira, no entanto, a grade frontal côncava grande adornada por faróis com assinatura de LED em três seções é algo até então não visto em carros da fabricante. Destaque também para o para-choque dianteiro que soma faróis de neblina (ou seriam os faróis principais?) dispostos em elementos verticais.
O capô ostenta desenho musculoso e cheio de vincos, o que ajuda dar porte. Contribui para essa sensação de carro maior do que os vincos laterais que saem dos para-lamas dianteiros e se ligam as lanternas. Detalhe interessante é que o recorte da coluna A (junto ao para-brisa) junto ao teto lembra muito a solução adotada pelo Hyundai Creta. Infelizmente o desenho da traseira ainda é desconhecido.
Abortado em 2020, Ford Maya pode inspirar novo SUV compacto
Esse desenho do novo SUV compacto da Ford pode parecer estranho, mas em 2020 um utilitário desconhecido da marca teve uma imagem vazada da sua dianteira, que bate totalmente com a patente registrada agora pela Ford na Índia. Na época, rumores apontavam para um SUV cujo projeto era um desenvolvimento da Ford em parceria com a Mahindra.
No entanto, na mesma época a Mobiauto teve acesso a um projeto do que viria a ser o Ford Maya, primeiro SUV-cupê da marca do oval azul que seria produzido no Brasil e lançado em 2022.
Com porte de SUV médio, o utilitário com perfil esportivo seria uma grande aposta da Ford do Brasil, mas acabou sendo engavetado depois da marca encerrar suas operações com fábrica em terras tupiniquins em janeiro de 2021. Por mais que a empresa não estivesse bem naqueles tempos, acabou pegando todos de surpresa, mesmo assim decididos contar a história do projeto.
A questão é que o projeto do SUV-cupê que tivemos acesso rendeu projeções, que solicitamos ao colega Renato Aspromonte do OvertboostBR. Repare na dianteira: temos um desenho muito próximo do registrado pela Ford na Índia, principalmente por conta do formato da assinatura de LED e os faróis principais logo abaixo, no para-choque, instalados numa moldura vertical. A traseira, por sua vez, claramente homenageava o Lamborghini Urus.
Batizado de projeto BX785, o Ford Maya seria um SUV de porte médio, com aproximadamente 4,50 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,70 m de altura e 2,65 m de distância entre eixos. Curiosamente o Maya derivava diretamente do EcoSport, aproveitando boa parte da estrutura do que seria a terceira geração do SUV compacto, que tinha o código BX755.
A questão é que o projeto do SUV-cupê pode sim ter inspirado o novo SUV compacto, que sem dúvidas pode reviver o icônico nome EcoSport. Em 2020 a Mobiauto ainda antecipou que, apesar do projeto ser engavetado, ele poderia ganhar outros rumos e reaparecer com outra nacionalidade. Será que o novo EcoSport renascerá na Índia? É aguardar para ver, mas um SUV compacto da marca do oval seria uma ótima ideia e sem dúvidas poderia ser vendido no Brasil, mesmo que importado.
Projeções: KDesign AG e Omkar Surve Design
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.