Você pode ter um VW Gol quadrado conversível por R$ 100.000
Quem gosta de carro tem como um dos principais hobbies pesquisar anúncios de veículos e, assim, muitas vezes encontramos preciosidades. No Instagram também temos páginas que “garimpam” alguns carros bem curiosos, à exemplo deste Volkswagen Gol 1982 conversível transformado pela Dacon, empresa que vendida automóveis da marca e que também era uma espécie de fabricante com transformações em carros da época.
Esse VW Gol 1982 Cabriolet feito pela Dacon foi publicado pelo perfil @tragaoguincho no Instagram e mostra o hatch sem teto com uma bela pintura azul. Mas como você já deve perceber, tal modelo do começo da década de 1980 foi bastante modificado em relação ao modelo original, tanto que aparece nessas imagens com a frente do popular Gol “chinesinho”, que corresponde à última safra do Gol quadrado.
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Vale lembrar que o tal VW Gol Cabriolet 1980 foi comercializado pela Dacon naqueles anos, mas trazia extensas modificações. Também houve uma versão sem teto do Gol feito pela Sulam.
Para começar, originalmente o Gol conversível contava com a dianteira parecida com a do antigo Passat TS, somando quatro faróis redondos que iam sobre uma grade dianteira preta, sendo acompanhada pelas setas nas extremidades. Trazia ainda faróis de neblina retangulares logo abaixo dos para-choques, que eram de ferro cromado.
Segundo a revista Quatro Rodas de agosto de 1981, o teto do Gol Cabriolet era recortado e, para não ter problemas de rigidez torcional na carroceria, contava com uma espécie de gaiola, que corria abaixo das portas e subia na linha da coluna B, se unindo na parte de cima como um carro tipo targa. Já a parte traseira contava com um recorte na tampa do porta-malas, que tinha abertura diferente do hatch original.
Na época o VW Gol era equipado com o já antiquado motor boxer de 1,3 litro refrigerado a ar, por isso a Dacon não só se inspirou na dianteira do Passat TS para o VW Gol Cabriolet como também pegou emprestado seu motor 1.6 BS refrigerado a água. Afinal, o Gol conversível tinha que ter um desempenho compatível com que seu estilo propunha – algo os 50 cv do 1.3 boxer a ar não entregava.
Falando na motorização, o VW Gol Cabriolet da Dacon entregava até 96 cv a 6.100 rpm e 13,2 kgfm de torque a 3.600 rpm, trazendo um carburador de corpo duplo. Já o câmbio era o mesmo do Gol 1300 a ar, mantendo sua caixa manual de quatro marchas. Mas tal exemplar à venda mudou bastante...
Gol Cabriolet repaginado
Tal unidade encontrada à venda na internet tem tantas modificações que um clube de carros clássicos ficaria de cabelos em pé. Isso porque esse Gol Cabriolet 1982 recebeu a frente da última fase do Gol, iniciada de 1991 em diante. Assim somo os faróis “chinesinhos” e sua grade, bem como o para-choque envolvente com luzes auxiliares. As rodas BBS raiadas e a pintura azul também são novas.
Na traseira o hatch conversível também ganhou as lanternas maiores do Gol de última fase, com direito a um acabamento fumê. Por dentro o painel mais antigo com instrumentação do Passat foi trocado pelo famoso painel satélite, enquanto volante é o também conhecido “quatro bolas”. Toda a forração também foi trocada, com a cabine recebendo ainda os belos bancos Recaro na padronagem cinza com azul, bem ao estilo do Gol GTI.
Debaixo do capô saiu o motor 1.6 de carburação dupla do Passat TS para vir o também famoso 1.8 AP1800S a álcool, que na época tinha declarados 99 cv a 5.600 rpm e 14,9 kgfm de torque a 3.600 rpm. A transmissão foi trocada para cinco marchas.
A pedida pelo VW Gol Cabriolet 1982 modernizado para 1990 é de nada menos do que R$ 100.000. E aí, compraria um Gol desse para curtir o verão?
2ª Imagem: reprodução Acervo Digital Quatro Rodas
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.