O raríssimo trator Porsche que ganhou uma fusão bizarra com Fusca
Mesmo sendo diretamente ligada ao mundo dos carros esportivos hoje em dia, a Porsche também teve em sua trajetória a produção de tratores - assim como a Lamborghini. Seu modelo de maior sucesso no segmento foi o Porsche-Diesel Standard 218, fabricado entre 1957 e 1963, e que chegou a ser popular na Europa naquela época.
E se um trator da Porsche é raro, essa unidade das fotos é ainda mais, com certeza. Afinal, juntar esse maquinário com uma carroceria de Volkswagen Fusca não é algo que vemos todos os dias.
A construção é um tanto bizarra e mantém a estrutura do trator. Porém, ganha para-choque dianteiro, para-brisas, para-lamas e capô do Fusquinha. Diferente do Besouro, o motor é dianteiro e não um boxer refrigerado a ar. E o proprietário ainda encaixou o balanço traseiro do sedan no projeto.
Os instrumentos do painel seguem originais e não foram alterados, infelizmente, sendo apenas o volante e o banco traseiro aproveitados. Inclusive, o hodômetro marca uma quilometragem bem baixa, indicando que o trator foi pouco rodado - isso se ele não foi alterado, claro.
Para entender a raridade desse veículo, vale lembrar que foram fabricadas cerca de 12 mil unidades de tratores dessa linha, com quatro variantes diferentes, e um motor 1.6 diesel de dois cilindros com 25 cv e 9,3 kgfm - sendo, provavelmente, o Porsche mais fraco da história.
Com a adição da carroceria de Fusca, o Porscwagen, como é chamado, entrou em leilão no final do ano passado. O veículo está localizado na Holanda, e a expectativa era de que os lances chegassem aos 50 mil euros, equivalente a R$ 277,4 mil na conversão direta, mas o último lance não passou dos 18,5 mil euros - cerca de R$ 102 mil.
Talvez você também se interesse:
Fiat voltará a ter carros europeus no Brasil. Veja quais já vieram
A história do raríssimo VW Fusca de R$ 3 milhões que veio para o Brasi
VW Fusca elétrico feito no Brasil tem câmbio manual e força de 1600
A raríssima VW Saveiro diesel criada por concessionários que virou lenda
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.