O que os carros mais tecnológicos do mundo já são capazes de oferecer
Qual o máximo de tecnologia que um carro vendido atualmente pode oferecer? O que podemos comprar em termos tecnológicos disponível para os consumidores comuns se tivermos dinheiro para bancar?
Esqueçam os carros-conceitos: se no mundo da imaginação e nas pistas de testes até voar é possível, nosso objetivo aqui é responder o que de mais tecnológico um veículo de produção oferece no começo dos anos ”2020”.
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Por isso fizemos uma lista dos carros mais tecnológicos, fabricados em série, homologados para circular em algum lugar do mundo. A lista contempla de Toyota a Tesla. E alguns dos modelos mencionados estão disponíveis no Brasil.
Assistente de permanência em faixa, piloto automático que permite o carro virar, acelerar e frear automaticamente dentro de sua faixa, reconhecimento de sinais de trânsito baseado em câmera até localização de vagas para estacionar sozinho são algumas das peripécias que um carro atual já consegue aprontar.
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O que os carros mais tecnológicos oferecem hoje
Vamos começar por um dos modelos mais acessíveis, a segunda geração do Toyota Mirai. O modelo é um dos poucos carros movidos a hidrogênio no mundo. É uma espécie de “pilha gigante”, a chamada célula de combustível, que converte hidrogênio em eletricidade e faz o carro sair da inércia, gerando autonomia de até 650 quilômetros.
Além de não emitir poluentes (o que sai pelo escapamento do Mirai é… água! E da mais pura), o hidrogênio é muito mais barato que combustíveis mais comuns e não condiz com o mito de carro explosivo, afirma a Toyota.
Considerando que o Japão é um país que enfrenta vários desastres naturais, o Mirai pode ser uma fonte de energia limpa e renovável se for necessário, podendo abastecer uma casa por até três dias mesmo que o carro esteja danificado.
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Já pensou em ter um assistente para procurar vagas no estacionamento por você e ainda manobrar o carro? Não estou falando do serviço de ‘Valet’, e sim de um sistema do novo Mercedes-Benz Classe E. O assistente ainda promete estacionar o carro em até 12 manobras.
E tem mais: a bordo do Classe E o motorista não precisa mais se preocupar com a chance de algum distraído bater na traseira do seu carro. Ao detectar qualquer situação de perigo, o modelo ativa luzes de alta frequência para chamar atenção do motorista do outro carro.
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O Audi A8, por sua vez, já atingiu o nível 3 de autonomia nas pistas de teste, ainda não homologada para circular pelas ruas. Todavia, as versões do modelo à venda para consumidores na Alemanha são muito tecnológicas.
O sedan dispõe de um “assistente de direção adaptável”, muito inteligente. Em engarrafamentos, ele auxilia o motorista na aceleração, frenagem, distância dos outros veículos e permanência na faixa.
Outro sistema interessante do Audi A8 é o “assistente de emergência”. Em situações de perigo, ele emite avisos óticos, acústicos e táteis para o condutor. Se não houver resposta, o sistema assume o controle e para o veículo automaticamente na própria pista.
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Outro modelo supertecnológico é o Ford Legend, já homologado pelo governo do Japão para circular nas ruas do país asiático ainda em 2021. Trata-se do primeiro carro com nível 3 de autonomia a ser fabricado em série e comercializado no mundo.
Porém, o modelo terá apenas 100 unidades comercializadas à princípio. Seus donos não precisarão se preocupar em ficar atentos à direção em dias de trânsito pesado, pois o modelo será capaz de acelerar, frear e até mudar de faixa sem precisar da interferência do motorista em engarrafamentos.
Os carros mais tecnológicos à venda
Volvo XC90 R-Design
Tecnologias de destaque:
● Sistema digital de leitura de placas de sinalização de velocidade
● Sistema de alerta de mudança de faixa – LKA
● Sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert e assistente de direção
● City Safety CFA II - frenagem automática com visão noturna
● Sistema Inteligente de informação – IDIS
● Alerta de colisão traseira
● Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
● Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro + Assistente de estacionamento paralelo e perpendicular (Park Assist)
Honda Clarity Fuel Cell
Tecnologias de destaque:
● Motor a hidrogênio 750 km, motor elétrico de 130 kw
● Controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade - ACC (Adaptive Cruise Control) com LSF (Low Speed Follow)
● Sistema de frenagem para mitigação de colisão - CMBS (Collision Mitigation Braking System)
● Sistema de assistência de faixa - LKAS (Lane Keeping Assist System)
● Sistema para mitigação de evasão de pista - RDM (Road Departure Mitigation System)
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Tesla Model S Plaid
Tecnologias de destaque:
● Piloto automático com orientação ativa da rampa de entrada para a rampa de saída
● Mudança de pista/faixa automática
● Recupere seu carro automaticamente
● Estacionamento paralelo e perpendicular com um único toque
● Motor de 1.115 cv, capaz de chegar a 320 km/h / 0 a 100 km/h em 2,1 segundos
● 800 km de autonomia
Tesla Model X Plaid
Tecnologias de destaque:
● Piloto automático permite que seu carro vire, acelere e freie automaticamente dentro de sua faixa.
● Frenagem de emergência
● Aviso de colisão
● Monitoramento de ponto cego
● Radar frontal fornece uma visão de longo alcance de objetos distantes
● Detecta carros próximos, evita colisões potenciais e auxilia no estacionamento
● Piloto automático - Orientação ativa da rampa de entrada para a rampa de saída
● Mudança de pista/faixa automática
● Recupere seu carro automaticamente
● Estacionamento paralelo e perpendicular com um único toque
● Motor de 1.034 cv
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Tesla Model Y
Tecnologias de destaque:
● Piloto automático permite que seu carro vire, acelere e freie automaticamente dentro de sua faixa.
● Frenagem de emergência
● Aviso de colisão
● Monitoramento de ponto cego
● Radar frontal fornece uma visão de longo alcance de objetos distantes
● Detecta carros próximos, evita colisões potenciais e auxilia no estacionamento
● Navegar no piloto automático - Orientação ativa da rampa de entrada para a rampa de saída
● Mudança de pista automática - Mudar de faixa automaticamente enquanto dirige na rodovia
● Recupere seu carro automaticamente
● Estacionamento paralelo e perpendicular com um único toque
Toyota Mirai
Tecnologias de destaque:
● Frenagem automática com reconhecimento de pedestres
● Controle de cruzeiro ativo
● Sistema de manutenção em faixa
● Três tanques de hidrogênio
● Autonomia de 650 km
● Filtros de admissão de ar que limpa o ar por onde o carro passar, absorvendo poluentes de óxidos nitrosos e partículas de até 2,5 microns
Audi A8
Tecnologias de destaque:
● Assistente de direção adaptável
● Reconhecimento de sinais de trânsito baseado em câmera
● Reduz a velocidade em caso de emergência (sistema está ativo a uma velocidade de aproximadamente 5 km/h)
● Pedestres e ciclistas podem ser reconhecidos até cerca de 85 km
● Assistente de frenagem autônoma (se uma colisão frontal iminente for detectada, o sistema avisa o motorista de forma óptica, acústica e tátil e se necessário, pode iniciar a assistência de frenagem ou a desaceleração total para reduzir a velocidade ou evitar uma colisão em certas circunstâncias)
● Auxílio de estacionamento ajuda ao estacionar para frente e para trás
● Assistente de direção adaptável (oferece uma direção confortável na faixa de velocidade de 0 a um máximo de 250 km/h
● Assistente de velocidade adaptativa (apoia o condutor regulando a velocidade definida e a distância ao veículo da frente)
● Função de orientação da pista (sistema reconhece marcações de faixa, veículos em faixas adjacentes e vários veículos na frente)
● Assistente de emergência (reconhece quando o motorista está inativo, nesses casos o sistema emite avisos ao condutor, se ele não responder, o sistema assume a direção para parar o veículo)
● Limitador de velocidade
● Assistente de eficiência (apoia o motorista na direção antecipada e com baixo consumo de combustível)
Assistente de evasão (ajuda o motorista a contornar um obstáculo em uma situação crítico)
● Reconhecimento de sinais/placas de trânsito através de câmeras
● Assistente de permanência em faixa
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Audi A7 Sportback
Tecnologias de destaque:
● Audi pre sense dianteiro e traseiro
● Assistente de estacionamento plus
● Assistente de visão noturna
● Controle de cruzeiro adaptativo
● Head-UP Display
● Câmera 360°
● Assistente de mudança de faixa com aviso de mudança de faixa e assistente de tráfego traseiro
● Assistente de direção adaptável
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Mercedes-Benz Classe E
● Assistente de estacionamento
● Alerta de perigo de colisão traseira
● Assistente de frenagem ativo com função de cruzamento
Volvo XC60 Polestar Engineered
Tecnologias de destaque:
● Frenagem automática com visão noturna (City Safety CFA II)
● Sistema Inteligente de informação - IDIS
● Alerta de colisão frontal
● Sistema de alerta de mudança de faixa - LKA
● Sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert e assistente de direção
● Alerta de colisão traseira
● Piloto assistente (para uma condução mais suave em trânsito intenso, o Pilot Assist pode ajudar, fornecendo um apoio de direção suave para ajudar a manter o carro centralizado em sua pista e em uma velocidade definida)
● Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
Ford Fusion
Tecnologias de destaque:
● Sistema de controle de faixa
● Assistência pré-colisão com frenagem automática de emergência
● Controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com Stop-and-Go
● Assistência pré-colisão com detecção de pedestre
● Assistente de freio
Honda Legend
Tecnologias de destaque:
● Primeiro carro produzido em série e comercializado com nível 3 de autonomia
● Piloto de engarrafamento - Traffic Jam Pilot (controla aceleração, frenagem e direção)
● Em trânsito lento o motorista não precisar estar atento a direção, pois a condução pode ser feita totalmente pelo sistema
● Para devolver a direção ao motorista, o sistema afivela o cinto, se não obtiver resposta, faz uma parada de emergência, desacelerando o veículo aos poucos.
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Curiosidade: Quais os níveis de autonomia de um carro
Zero: veículo 100% dependente da condução humana.
Nível 1: Controle de cruzeiro adptativo básico (ACC) ou piloto automático.
Nível 2: já é considerado um veículo semiautônomo aquele cujos sistemas são capazes de controlar os pedais e o volante do carro em determinadas circunstâncias, permitindo que a condução aconteça sem a interferência do motorista por alguns quilômetros.
Nível 3: além de controlar o volante e pedais, o carro é capaz de tomar decisões com base apenas no sistema. Mas o condutor deve estar atento caso precise intervir para manter a direção segura. Este nível é conhecido como automação condicional.
Nível 4: os sistemas conduzem o carro por todo o trajeto e tomam decisões através de inteligência artificial. O motorista pode assistir um filme ou até dormir enquanto trafega. Porém, em condições climáticas adversas, precisará assumir a direção.
Nível 5: este é o nível máximo de autonomia. Nele, o carro sequer precisa de volante ou pedais, e até em condições climáticas adversas consegue seguir viagem sem nenhum tipo de interferência humana.
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A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.