Jeep Renegade de entrada ou Fiat Pulse completão: qual a melhor compra?
O novo Jeep Renegade 2022 é um dos principais lançamentos da Stellantis para o Brasil neste ano.
Além de trocar o criticado motor e.TorQ 1.8 flex aspirado por um moderno propulsor 1.3 turboflex, o SUV recebeu retoques visuais e teve as versões reposicionadas para consolidar a Jeep no topo do segmento de utilitários esportivos – atualmente a marca domina a categoria com Renegade (compacto), Compass (compacto-médio) e Commander (médio de 7 lugares).
Porém, esse novo posicionamento das configurações deixou o Renegade 2022 em rota de colisão com um outro importante produto do conglomerado automotivo: o Fiat Pulse.
Afinal, a versão de entrada do Jeep está no mesmo patamar de preços da opção de topo do Fiat. O Renegade Sport T270 parte de R$ 123.990 e o Pulse Impetus Turbo 200 de R$ 123.490, e estão separados por uma diferença de apenas R$ 500.
Qual dos dois é a melhor compra na faixa dos R$ 124 mil? É isso que a Mobiauto vai contar neste artigo.
Motorizações
A principal mudança na linha 2022 do Jeep Renegade é o novo motor GSE 1.3 turboflex, de quatro cilindros, com injeção direta, que passa a equipar todas as versões do SUV.
Tanto o motor E.torQ 1.8 flex (135/139 cv e 18,7/19,2 kgfm) quanto o Multijet 2.0 turbodiesel (170 cv e 35,7 kgfm), deixaram de ser oferecidos.
O novo propulsor, que estreou no ano passado nos Jeep Compass e Commander e na picape Fiat Toro, entrega 180 cv com gasolina e 185 cv com etanol. O torque máximo de 27,5 kgfm de torque é atingido com qualquer um dos combustíveis.
Leia também: Como a Fiat fez um motor 1.3 ser o turboflex mais forte do mundo
Na versão Sport, com tração 4x2 dianteira, o novo motor é combinado ao câmbio automático de seis marchas da Aisin.
O Fiat Pulse, por sua vez, estreou no mercado brasileiro o motor Firefly 1.0 turboflex de três cilindros, também com injeção direta de combustível. Esse propulsor gera 125 cv com gasolina e 130 cv com etanol, número que o classifica como o 1.0 turbo mais potente do Brasil. O torque é de 20,4 kgfm com qualquer combustível.
Esse motor está sempre acoplado ao câmbio automático de variação contínua (CVT), que simula sete marchas no modo manual. E somente a versão Impetus Turbo 200 possui borboletas para trocas no volante.
Desempenho
No quesito desempenho, o Jeep leva a melhor mesmo sendo mais de 200 kg mais pesado - Renegade Sport tem 1.483 kg e Pulse Impetus, 1.237 kg.
A Stellantis informa que o Renegade Sport T270 acelera de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 210 km/h.
Já o Pulse Impetus Turbo 200 leva 9,4 segundos para atingir os 100 km/h, e alcança os 189 km/h de velocidade final.
Leia também: Avaliação: novo Jeep Renegade 4x4 flex será tão bom quanto era o diesel?
Consumo
Eficiência é com o Fiat. As médias de consumo de combustível do Jeep, aferidas pela metodologia do Inmetro, são de 7,7 km/l com etanol e 11 km/l com gasolina na cidade.
Na estrada, o Renegade faz 9,1 km/l com etanol e 12,8 km/l quando abastecido com gasolina.
O Pulse faz médias de 8,5 km/l (etanol) e 12 km/l (gasolina) na cidade, e 10,2 km/l (etanol) e 14,6 km/l (gasolina) na estrada, de acordo com o Inmetro.
Dimensões
O Jeep Renegade é maior que o Pulse. Ele mede 4,27 metros de comprimento, 1,70 m de altura, 1,80 m de largura e 2,57 m de distância entre-eixos.
Enquanto o Fiat Pulse ostenta medidas mais compactas: 4,10 m de comprimento, 1,58 m de altura, 1,77 m de largura e 2,53 m de entre-eixos.
O SUV da Jeep se destaca principalmente pelos bons 4 cm a mais de entre-eixos, que impactam diretamente no espaço interno. Seu porta-malas acomoda 320 litros de bagagem, contra 370 litros do Fiat.
Vale lembrar ainda que são métodos de medição diferentes. O Jeep mede o compartimento com blocos sólidos (VDA), que é mais preciso, enquanto a Fiat mede com litros de água. Ou seja, não há como declarar uma superioridade do Pulse nesse sentido.
Leia também: Jeep Renegade: cinco coisas que queríamos que mudassem no SUV
Principais equipamentos de série
Apesar de ser equipado de série com um pacote de assistências de condução, que inclui frenagem autônoma emergencial e assistente de manutenção em faixa, o Fiat Pulse Impetus Turbo 200 decepciona por contar apenas com os obrigatórios airbags frontais e laterais.
Afinal, a versão de entrada do Renegade 2022 possui, de série, seis airbags (frontais, laterais e cortina). E ainda oferece um pacote de assistências mais encorpado com frenagem autônoma de emergência, alerta e assistente de mudança de faixa, detector de fadiga e reconhecimento de placas.
Além disso, diferentemente do Pulse, que utiliza freios traseiros a tambor, o Renegade é dotado de freios a disco nas quatro rodas.
No quesito conforto, a versão Impetus do Pulse conta com ar-condicionado automático e digital, faróis de LED, sensor de chuva, espelho retrovisor interno fotocrômico, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, carregador de celular sem fio e retrovisores externos com rebatimento elétrico.
Já o Renegade Sport oferece faróis full LED, freio de estacionamento eletrônico, ar-condicionado manual e câmera de ré.
Leia também: Fiat Pulse 2022 parte de R$ 79.990, veja versões, preços e itens de série
O Pulse Impetus também se sai melhor com o painel digital de 7 polegadas, que só equipa as versões mais caras do Renegade. Na versão Sport T270, o Jeep conta com uma pequena tela monocromática de 3,5” entre o velocímetro e o conta-giros analógicos.
A versão Impetus Turbo 200 ainda tem central multimídia com tela de 10,1” (a mesma usada no Compass e no Commander) que é mais sofisticada que a de 7” do Renegade Sport T270. Nos dois modelos, a conexão com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay é feita sem cabos.
Nessa configuração, o Pulse pode receber como opcional (R$ 2.700) o Connect////Me, plataforma que acessa diversos serviços por meio do smartphone, se integra à assistente virtual Alexa da Amazon e ainda possui internet Wi-Fi 4G para os dispositivos dos ocupantes do veículo.
O Jeep Renegade já teve recurso parecido recentemente, com a oferta da plataforma Adventure Intelligence na linha 2021, mas o item ainda não está disponível na linha 2022.
E aí, qual leva a melhor?
O Fiat Pulse Impetus Turbo 200 pode ser mais completo em termos de conectividade, conforto e conveniência, mas ainda é um carro derivado de um hatch compacto. Já o Jeep Renegade foi desenvolvido a partir de uma plataforma de SUV, que confere maior robustez e uma cabine mais espaçosa.
Mesmo em sua versão de entrada, o Jeep já sai de fábrica equipado com itens de segurança mais importantes. O novo motor, mais potente, também faz a diferença na hora de rodar com o carro carregado – embora beba mais combustível.
Dessa forma, o Jeep Renegade Sport T270 acaba sendo uma compra mais vantajosa que o Fiat Pulse Impetus Turbo 200.
Talvez você também se interesse:
Avaliação: Jeep Compass T270 dá alguma brecha a Taos e Corolla Cross?
Jeep Commander: os detalhes que SUV herda do Compass e o que é só dele
Avaliação: Fiat Pulse Turbo 200, o que é ótimo e o que poderia ser melhor
Novo Jeep Renegade 4x2 será mais caro e 4x4, mais barato que atual
Jornalista Automotivo