Isenção do IPVA 2022: carros que deixarão de pagar o imposto
Por Fernando Vasconcellos
Uma das maiores preocupações dos proprietários de automóveis, motocicletas, caminhões, ônibus, etc no começo do ano é o pagamento do IPVA. O Imposto sobre Propriedade dos Veículos Automotores já é cobrado na maioria dos estados brasileiros, mas nem todos os veículos são obrigados a pagá-lo.
Lembra-se dos carros que já podem ser comprados sem que haja preocupação com o IPVA? A Mobiauto listou dez modelos disponíveis no mercado que podem ser uma saída para quem quer se ver livre do IPVA nos próximos anos.
Confira o valor do seu carro na Tabela Fipe
Vale lembrar que, no Brasil, 24 Estados aplicam a isenção para veículos com mais de 20 anos de fabricação. Desses, alguns já praticam a isenção com dez anos e outros, com 15. A aplicação de cada Estado pode ser lida no final deste texto.
Para pesquisar os preços de todos os modelos mencionados na Tabela Fipe Mobiauto, basta clicar aqui. Lembrando que a Tabela Fipe é uma referência, visto que os valores podem variar de acordo com a região, quilometragem e estado do veículo.
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Fiat Doblò
Lançado no Brasil em 2001, o furgãozinho foi vítima da “limpa” que a Fiat fez no ano passado, quando tirou de linha, de uma só vez, o Doblò, o sedan Grand Siena e as versões com motor 1.8 de Argo, Cronos e Toro.
Elogiado por sua versatilidade, o Doblò tem espaço interno generoso para os seus ocupantes, que ainda contam com a praticidade das portas deslizantes que dão acesso ao banco traseiro. Algumas versões trazem dois bancos extras no enorme porta-malas de 750 litros, totalizando sete lugares.
Para quem precisa de um veículo de trabalho, o Doblò Cargo é capaz de carregar até 620 kg em seu compartimento com 3.200 litros de volume total. Em seus primeiros anos de fabricação, o utilitário era comercializado com motores a gasolina de 1,3 (80 cv) e 1,6 litro (105 cv), ambos com quatro cilindros e 16 válvulas.
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Ford Ka
O Ford Ka que foi descontinuado no começo de 2021, após o fechamento da fábrica em Camaçari (BA), não tinha nada a ver (além do nome) com o compacto lançado nos anos 1990, mas nos recorda que é possível comprar um “Kazinho” isento de IPVA.
O subcompacto lançado no Brasil em 1996 pode ser uma opção para quem procura um veículo econômico para o uso urbano. Com um pouco de paciência, é possível encontrar versões interessantes, como a CLX 1.3 16V de 60 cv.
Há ainda a cobiçada Action, equipada com o esperto motor Zetec Rocam 1.6 de 95 cv, que trazia acessórios exclusivos e mais equipamentos de série.
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Mitsubishi Pajero Full
O Mitsubishi Pajero se tornou um ícone entre os utilitários esportivos após conquistar nada menos que 12 títulos no Rali Dakar (sete deles consecutivos). O SUV é vendido no Brasil desde a década de 1990, mas a sua terceira geração, chamada de Pajero Full, desembarcou por aqui no começo dos anos 2000.
Apesar de todo o status, os primeiros Pajero Full já não pagam mais IPVA. O SUV pode ser encontrado com motorização V6 a gasolina, mas os modelos equipados com a 3.2 turbodiesel são os mais cobiçados devido ao menor consumo de combustível.
Em todos os casos, o Pajero Full é um SUV elogiado por oferecer espaço, conforto, robustez e boa capacidade off-road. Saiu de linha mundialmente após 30 anos de produção e quatro gerações. No Brasil, teve uma série especial de despedida batizada de “Legend Edition”, limitada a 100 unidades.
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Troller T4
Outra vítima do fim das atividades produtivas da Ford no Brasil, o Troller T4 também teve a sua fabricação encerrada em Horizonte (CE) no ano passado. Em sua segunda geração, o jipão era construído sobre um chassi mais moderno e utilizava o conjunto mecânico da picape Ranger.
A marca foi comprada pela Ford em 2007, mas já vinha produzindo os seus jipes há uma década. Os primeiros Troller T4 já estão isentos de IPVA, podendo ser encontrados com a famigerada motorização AP 2.0 de 114 cv da Volkswagen.
Mas o jipe cearense se consagrou mesmo nas trilhas com os propulsores a diesel, mais adequados para entregar mais força à tração 4x4 no uso off-road.
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VW Gol, Parati e Saveiro
O Volkswagen Gol é o veículo com maior tempo de linha de montagem no Brasil. Fabricado desde 1980 por aqui, não é difícil vê-lo isento de IPVA. Até o último ano, os proprietários dos hatches fabricados até 1999 não precisavam pagar taxa.
Agora, os Gol ano-modelo 2001 integraram a lista de isentos - Parati e Saveiro do mesmo ano também. Para os lasanheiros de plantão, a famosa versão esportiva GTi 2000 do Gol G3 está entre as opções isentas.
A opção esportiva da terceira geração não foi tão gloriosa quanto as antecessoras, mas ainda é um brinquedo divertido de motor 2.0 16V que gera 145 cv e 18,8 kgfm de torque aliado ao câmbio manual de cinco marchas. Só é difícil encontrar um.
No entanto, ainda podem ser encontradas as opções mais simples do modelo, com motores 1.0, 1.6 e 2.0, incluindo a famigerada configuração 1.0 turbo.
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Toyota Corolla
Assim como o Gol, o Corolla é um velho conhecido das linhas de produção. O modelo começou a ser fabricado no Japão em 1966, e em 1998 no Brasil.
Queridinho no mercado de sedans médios, o modelo já pode ser adquirido até o ano-modelo 2001 com isenção de IPVA. Nessas condições, o Corolla pode ser encontrado nas versões XLI, XEI e SEG, todas com motor 1.8 a gasolina de 116 cv e 15,7 kgfm de torque e opções de câmbio manual e automático.
Para quem deseja o sedan da Toyota, mas ficou assustado com o valor do IPVA cobrado para os modelos mais novos, os antigos tornam-se boas opções.
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Honda Civic
Achou que o maior rival do Corolla não estaria na lista? Sim, o Honda Civic também é uma boa opção entre os modelos isentos de imposto. Com ano-modelo 2001, o sedan médio pode ser encontrado nas versões EX, LX e LXB, com motores 1.6 de 127 cv e 106 cv.
A opção EX é a única nacional e tem motor com calibração mais potente. As outras são importadas do Japão.
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Toyota Hilux e SW4
Com fama de indestrutível entre os proprietários, tanto a picape Hilux quanto o SUV SW4 são apreciadas entre os amantes de veículos a diesel.
No ano-modelo 2001, a picape é encontrada com cabine simples, na versão SR5 2.8 diesel 4x4, ou cabine dupla, nas versões SR5 2.8 4x4 e DLX 2.8 4x4. O motor gera 77 cv e 17,6 kgfm de torque. Já o SW4 diesel tem motor 3.0 turbodiesel de 116 cv e 32,1 kgfm, com tração 4x4 e versão única.
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Fiat Strada
Se a pedida é um carro para o trabalho que dê menos despesas, a Fiat Strada é uma saída. Em 2000, a picapinha tinha acabado de chegar ao mercado, e oferecia os motores 1.5 de 76 cv e 1.6 de 77 cv. O difícil é encontrar alguma em bom estado de conservação.
Diferentemente da atual, que foi líder de vendas entre os comerciais leves e ainda faturou a o primeiro lugar no ranking geral de emplacamentos, a Strada ano-modelo 2001 pode ser encontrada apenas em cabine simples, e não dupla.
Assim como a picape compacta, os Fiat Siena e Palio do mesmo ano também garantem a isenção do IPVA por tempo de uso.
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Chevrolet Astra
O Chevrolet Astra deixou o mercado de novos para dar lugar ao Sonic em 2011. Mas, em 2001 o modelo estava em alta no mercado e era equipado com motores 1.8 de 100 cv e 2.0 de 116 cv na configuração hatch.
Já o Astra sedã tinha como opções o 1.8 de 100 cv e os 2.0 de 116 cv e 128 cv. Com mais de vinte anos de uso, os Astra ano-modelo 2001, seja sedan ou hatch, entram na lista de veículos isentos de IPVA.
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Com quantos anos o carro é isento de IPVA no Brasil?
No Brasil, as Unidades Federativas têm critérios diferentes para definir os carros isentos de IPVA. Goiás, Rio Grande do Norte e Roraima isentam os veículos com mais de dez anos de fabricação.
Em Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins, a isenção é válida somente para aqueles que saíram da linha de produção há mais de 15 anos.
No Mato Grosso, para isenção o modelo tem que ter mais de 18 anos de rodagem. Em São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Acre, Alagoas e Rio Grande do Sul, os veículos conseguem a isenção após 20 anos de uso.
Já em Santa Catarina, a taxa não é cobrada dos automóveis produzidos até 1985. Enquanto isso, Minas Gerais e Pernambuco aplicam um sistema de redução progressiva - ou seja, os veículos citados nesta lista não possuem isenção nesses estados.
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