Exclusivo: nova JAC Hunter levará mais carga que Ranger, Hilux e S10
Depois de a Mobiauto desvendar quando chegará a JAC Hunter ao Brasil, a nossa reportagem conseguiu apurar outra informação: a picape média chinesa terá a maior capacidade de carga do segmento. Atualmente, esse posto pertence a Volkswagen Amarok com 1.156 kg.
Você pode se interessar por:
- JAC Hunter chega em 2024 para peitar Hilux e levar muito mais carga
- Como será a picape da Chery para brigar com Toyota Hilux e Chevrolet S10
- Flagra: nova picape da JAC aparece com motor diesel e câmbio manual
- Flagra: JAC QX híbrido será rival de Song Plus e Haval H6 com consumo surreal
De acordo com apuração da Mobiauto junto a concessionários, a JAC Hunter terá cerca de 1.500 kg de capacidade de carga. Ou seja, será a maior, com sobras, da categoria de picapes médias. Para se ter uma ideia, uma Ram 3500, que pertence ao segmentos de picapes grandes, tem 1.687 kg de carga - e é a única que supera o modelo chinês.
Com essa capacidade de carga, a Hunter pode ter um problema
que é a legislação brasileira. Com quase 1.500 kg de capacidade de carga, a
picape não poderá exceder os 2.000 kg em ordem de marcha.
O motivo é que picapes com PBT (Peso Bruto Total, que é a soma da capacidade de carga com o peso em ordem de marcha do veículo) acima dos 3.500 kg não podem ser guiadas por motoristas com CNH com categoria B. Para isso, o condutor terá de ter a categoria C. Dessa forma, a Hunter perderia uma fatia considerável do mercado.
De acordo com os lojistas, a marca tá tomando os devidos cuidados para que seu peso seja abaixo das duas toneladas e que não seja preciso o uso de CNH do tipo C para guiar o e produto.
A mais recente rival lançada para concorrer com a Hunter é a BYD Shark. Soma-se ao modelo chinês as já conhecidas Chevrolet S10, Ford Ranger e a líder do mercado Toyota Hilux.
Como é a JAC Hunter?
Todas as medidas da JAC Hunter são avantajadas: 5.620 mm de comprimento, 3.400 mm de entre-eixos, 1.965 mm de largura e 1.920 mm de altura. Essas medidas correspondem ao segmento de picapes médias.
A picape chinesa chegará com cabine dupla e um visual característico do segmento. O logotipo da JAC vai ocupar boa parte da grade frontal, assim como ocorre em modelos da Ford, leia-se Ranger Raptor.
Ainda na dianteira, a picape mostra um conjunto de iluminação divido em três níveis. A traseira não apresenta grandes diferenças das concorrentes, lanternas retangulares em pé, além do nome da marca em baixo relevo na tampa da caçamba.
Diferente da Shark, a Hunter deverá ser oferecida no Brasil em duas variantes: elétrica e diesel. Na picape com motor térmico, o trem de força é um 2.0 quatro-cilindros 16V, que rende 170 cv de potência e 41,8 kgfm de torque.
A Hunter ainda possui transmissão automática de oito marchas. Também é dotada de tração 4x4, com reduzida e diferencial traseiro blocante. A capacidade de reboque é de 3.500 kg.
Já na variante abastecida por bateria, a picape deverá vir com motor elétrico que entrega 204 cv de potência e 30,1 kgfm de torque. Diferente da versão a combustão, a tração da picape elétrica será 4x2 traseiro. Esse conjunto é o mesmo da iEV330P, mas deve ter a capacidade de bateria aumentada de 65,3 KWh para 77 KWh, com o objetivo de ampliar a autonomia atual que é de 226 km (no ciclo do Inmetro).
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.