Brasil já vende mais carros elétricos e híbridos do que a gasolina
Mesmo em um mercado que não está na vanguarda da eletrificação, caso do Brasil, o volume de veículos elétricos e híbridos comercializados vem crescendo de forma acelerada ano a ano.
Segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), em 2022 o país alcançou o recorde de 49.245 veículos eletrificados (elétricos ou com algum tipo de hibridização) vendidos.
O crescimento é de robustos 41% em relação a 2021, quando o mercado absorveu 34.990 unidades eletrificadas novas no período de 12 meses.
Mais do que ter chegado perto de alcançar a projeção da ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos), que era fechar o ano com 50 mil unidades emplacadas, o segmento alcançou um marco importante.
Pela primeira vez, o volume de elétricos e híbridos comercializados no país superou o de veículos movidos apenas a gasolina, que ficou em 48,8 mil exemplares.
Vale lembrar que estamos falando de modelos movidos unicamente a gasolina, sem contar os flex ou alimentados apenas a etanol ou qualquer outro tipo de combustível ou biocombustível, como diesel ou gás natural.
O resultado pode ser explicado por uma maior aposta de marcas importadoras em veículos eletrificados, que pagam alíquotas menores de imposto do que aqueles movidos puramente a gasolina.
Ao mesmo tempo, fabricantes nacionalizadas apostam fortemente em motores flex, para os quais também se incide uma tributação menor do que se fossem puramente a gasolina.
Sem metas para 2023
Apesar de ter projetado um crescimento de 4,1% no mercado de veículos leves (automóveis e comerciais pequenos) em 2023, de 1,96 milhão de unidades emplacadas no ano anterior para 2,04 milhões, a Anfavea não apresentou uma projeção específica para o segmento de elétricos e híbridos.
Híbrido ou elétrico: qual vende mais?
Dos 49.245 veículos eletrificados vendidos no Brasil em 2022, 8.460 ou 17% foram exemplares elétricos, ante 30.439 híbridos plenos ou leves (62%), e 10.348 híbridos plug-in (PHEV).
Tais dados são sobremaneira puxados pelos irmãos Toyota Corolla e Corolla Cross, líderes absolutos no mercado de carros nacionais eletrificados.
Com esses números, o país fechou 2022 com uma frota de mais de 126 mil veículos eletrificados, tendo rompido em meados do ano passado a histórica barreira de 100 mil.
Você pode se interessar por:
Ram 1200 já tem data para deixar faróis de Renegade e ter carroceria final
17 carros que deram adeus ao Brasil em 2022
Chevrolet Tracker: por que ele é o SUV mais vendido do Brasil?
Citroën C4 Cactus 2023 THP se apoia no motor BMW e esquece de se atualizar
Jornalista Automotivo