Avaliação: VW Saveiro Extreme 2024 é suficiente na briga com Fiat Strada?
No final de agosto, a Volkswagen realizou o aguardado lançamento da nova Saveiro. A picape chegou à linha 2024 decepcionando por não oferecer ao menos câmbio automático para enfrentar a líder de vendas Fiat Strada, fugindo do duelo.
Os preços da Saveiro 2024 também ajudam a entender a movimentação da marca alemã. Com valores entre R$ 95.770 e R$ 114.580, a picape se distancia dos até R$ 130 mil pedidos pela Strada.
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Vale lembrar que além de não promover adoção da transmissão automática, a Volkswagen manteve o motor 1.6 16V aspirado com 106/116 cv (G/E) e 15,4/16,1 kgfm (G/E), sem dar chances ao propulsor 1.0 turbo flex.
A Mobiauto teve a oportunidade de guiar a nova versão topo de linha, Extreme, que perdeu diversos itens para ficar R$ 9.000 mais barata em relação a configuração Cross, que saiu de linha. E conta tudo neste artigo:
O que mudou na Saveiro 2024
Começando pelo visual, a Saveiro ganhou novo capô, que está mais alto, novos faróis, nova grade e para-choque. Há novas coberturas do para-lama e novas rodas. Na traseira, novas lanternas e para-choques.
As versões Robust e Trendline compartilham o visual, com um para-choque em forma de “X”, faróis com a borda inferior arredondada, um filete cromado atravessando a grade e grandes molduras para os faróis de neblina.
A versão Extreme, nova topo de linha que substitui a Cross, tenta transparecer mais robustez. As linhas do para-choque são mais retas, enquanto na grade há dois filetes cromados e a inscrição Extreme.
No interior, há um novo aplique escovado no centro do painel e o cluster de instrumentos recebe iluminação branca, abandonando a coloração laranja do visual antigo da picape.
Como anda a Volkswagen Saveiro Extreme
Em termos de desempenho, nada mudou na Saveiro 2024. O conhecido e competente motor 1.6 de 116 cv e 16,1 kgfm de torque segue presente. Ele cumpre bem a função de levar os 1.135 kg da picapinha. Não espere por muito torque em baixas rotações, inclusive, o pico de torque acontece em 4.000 rpm.
Ainda assim, cumpre o 0 a 100 km/h em 10,2 segundos, o que é exatamente um segundo a menos que o tempo necessário para a Fiat Strada com motor 1.3 e câmbio manual realizar a arrancada. No entanto, a Fiat oferece versões com motor 1.0 turbo e 0 a 100 km/h em 9,8 segundos, apesar do câmbio CVT.
O câmbio manual de cinco marchas tem bons engates e é um ponto em que a Saveiro supera a Strada, já que o câmbio manual da Fiat possui engates pouco precisos. De maneira geral, a Saveiro é um carro mais gostoso de dirigir.
A suspensão é bem acertada, tanto para carga quanto para o conforto do usuário. A direção ainda é hidráulica, mas não chega a ser um problema em movimento, exceto na hora de manobrar em que a superioridade da direção elétrica fica clara.
A Saveiro segue com mesmo esquema de suspensão, portanto, independente na dianteira e a traseira possui molas helicoidais de dupla ação. A novidade é que há novos amortecedores e molas na dianteira, o que fez o carro ficar 10 mm mais alto que a versão anterior, mas manteve o comportamento praticamente inalterado.
Onde se posiciona a Volkswagen Saveiro 2024
Antes de falar sobre os equipamentos, é preciso entender o posicionamento da Saveiro. A picape agora brigará somente nas vendas para frotistas com a Fiat Strada. O papel de brigar com as versões de topo da Strada caberá à A0 picape, prevista para chegar entre o final de 2025 e começo de 26.
Para cumprir seu objetivo, a Saveiro 2024 adotará um caminho semelhante ao do Polo: ficará mais barata em relação à sua antecessora. No caso da novíssima versão de topo, Extreme, substituta da antiga Saveiro Cross, o preço baixou de R$ 123.450 para R$ 114.580, uma diferença de quase R$ 9.000 (R$ 8.870, para ser mais exato).
É claro que, para baratear tanto assim sua picape compacta, a Volkswagen abriu mão de alguns itens de série antes presentes na extinta Cross. Uns foram transformados em opcionais, em um pacote chamado Tech, que acrescenta R$ 2.160 ao valor final da Saveiro Extreme 2024. Outros foram simplesmente limados da gama da picape.
Dentro do primeiro grupo, o dos antigos equipamentos de fábrica que se tornaram opcionais, estão: retrovisor interno eletrocrômico; botão off-road para acionar o controle de velocidade em descida; controle de cruzeiro (piloto automático); sensores de luminosidade e chuva.
Ao mesmo tempo, a Saveiro 2024 perdeu de vez os seguintes itens: sensores dianteiros de estacionamento (apenas os traseiros sobreviveram); faróis de neblina com luzes de conversão estática e de longo alcance (agora, são simples faróis de neblina); lanternas de neblina.
VW Saveiro Extreme 2024 (R$ 114.580) – Itens de série
- Faróis halógenos com DRL (luzes diurnas)
- Faróis de neblina
- Direção hidráulica
- Ar-condicionado
- Freio a disco nas quatro rodas
- Sensores de estacionamento traseiros
- Rodas de liga leve aro 15 diamantadas
- Para-choque dianteiro e maçanetas na cor do veículo
- Capas dos retrovisores na cor preto brilhante
- Molduras laterais nas portas e caixas de roda
- Santantônio
- Controles de estabilidade e tração
- Assistente de partida em rampa
- Repetidores de setas nos retrovisores
- Protetor de caçamba
- Alerta de cinto de segurança
- Retrovisores externos com ajuste elétrico e tilt-down
- Caçamba com iluminação, capota marítima, protetor e ganchos deslizantes
- Quadro de instrumentos analógico com computador de bordo monocromático digital
- Alarme
- Câmera de ré
- Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
- Central multimídia Composition Touch de 6,5 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay (via cabo)
- Volante multifuncional revestido em couro com ajuste de altura e profundidade
- Bancos revestidos em couro sintético
- Sistema de som com quatro alto-falantes
- Alça de segurança para o passageiro
- Bagageiro longitudinal no teto
- Desembaçador do vidro traseiro
- Porta celular no encosto do banco do passageiro
- Acabamento de couro sintético nas portas
- Indicador de pressão dos pneus
Pacote Tech (R$ 2.160)
- Botão off-road para funções fora de estrada, como HDC (Assistente de Velocidade em Descidas)
- Retrovisor interno fotocrômico
- Controle de cruzeiro (piloto automático)
- Sensores de chuva e luminosidade
Volkswagen Saveiro Extreme 2024 – Ficha técnica
Motor: 1.6, dianteiro, transversal, quatro cilindros em
linha, 16V, aspirado, flex, duplo comando variável de válvulas, injeção
multiponto de combustível, taxa de compressão 11,5:1
Potência: 106/116 cv a 6.000 rpm (G/E)
Torque: 15,4/16,1 kgfm a 1.500 rpm (G/E)
Peso/potência: 9,78 kg/cv
Peso/torque: 68,78 kg/kgfm
Câmbio: manual, 5 marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 10,2 s
Velocidade máxima: 178 km/h
Consumo Inmetro: 11,3 km/l (G) e 7,8 km/l (E) na cidade /
12,6 km/l (G) e 8,9 km/l (E) na estrada.
Dados técnicos: direção hidráulica, suspensões McPherson (dianteira) e eixo de torção com molas helicoidais (traseira), freios a discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira), diâmetro de giro não divulgado, Cx não divulgado, 196 mm vão livre do solo, ângulo de ataque 23,8°, ângulo central não divulgado, ângulo de saída 27,6°, carga útil 638 kg, pneus 205/60 R15
Dimensões: 4.493 mm de comprimento, 2.752 mm de entre-eixos, 1.721 mm de largura, 1.560 mm de altura, 580 litros na caçamba, 55 litros do tanque de combustível, 1.135 kg de peso.
Vale a pena comprar a Volkswagen Saveiro Extreme 2024?
A Fiat Strada pode não ser revolucionária, mas é um produto superior a rival. A solução encontrada pela Volkswagen foi baratear, atraindo mais os frotistas, e fugir do confronto com a Fiat nas versões automáticas.
Os R$ 114.580 pedidos pela Saveiro Extreme 2024 é pouca coisa abaixo dos R$ 114.990 pedidos pela Fiat Volcano 2024. Só que a picape da marca italiana tem faróis de LED, rodas de 16 polegadas e central multimídia com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.
Como a Saveiro Extreme quer ser a opção de lazer para o consumidor, faz mais sentido optar pela Fiat e, se for o caso, bancar R$ 6 mil de diferença e levar a versão Volcano com câmbio automático do tipo CVT, algo indisponível na Volkswagen Saveiro 2024.
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.