Avaliação: Toyota Hilux GR-Sport 2024 é a melhor Hilux já vendida no Brasil

Versão Gazoo Racing da picape chega à sua quarta versão, mas desta vez o tiro parece ter sido mais certeiro: é a Hilux mais legal que já dirigi
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04.08.2023 às 11:16
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Versão Gazoo Racing da picape chega à sua quarta versão, mas desta vez o tiro parece ter sido mais certeiro: é a Hilux mais legal que já dirigi

Não é de hoje que a Toyota tenta usar o prestígio de sua picape média, a Hilux, para emplacar a divisão Gazoo Racing. A Hilux GR-Sport 2024, inclusive, é a quarta variante diferente da versão, que existe desde 2019. Porém, de modo disparado, é a mais legal delas.

A primeira Hilux GR-Sport, conhecida mais especificamente como GR-S, foi apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018 e incorporou a linha 2019 da picape como uma série limitada a 420 unidades, com motor 2.8 turbo diesel de 177 cv de potência e 45,9 kgfm de torque.

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Em 2020, ela retornou já como uma versão definitiva, tentando justificar o selo esportivo com o motor V6 4.0 a gasolina herdado do irmão SW4, de 234 cv e 38,3 kgfm. A variante 2.8 a diesel de 177 cv seguiu equipando o restante gama. Foi um grande fiasco de vendas e logo a variante V6 deixou o portfólio.

Em março do ano passado, a Toyota colocou mais pimenta na Hilux GR-Sport ao relançá-la, de visual novo, com o motor 2.8 recalibrado para 224 cv de potência e 55 kgfm de torque, acima, inclusive, dos já ótimos 204 cv e 50,9 kgfm gerados pelo mesmo propulsor nas demais versões da líder de vendas entre as picapes médias do nosso mercado.

Agora, a linha 2024 da Hilux GR-Sport chega com mais novidades estéticas e, principalmente, de suspensão, que prometem torná-la a mais bruta e divertida variante da caminhonete já oferecida no mercado brasileiro.

Para comprovar suas qualidades, levamos a nova Hilux ao Morro do Capuava, em Pirapora do Bom Jesus (SP), e a colocamos para rodar em estradas de asfalto e, claro, sobre a terra. Confira o resultado em nosso vídeo exclusivo. Neste artigo, contamos todas as mudanças da Hilux GR-Sport 2024. Mais abaixo, confira pontos positivos e negativos de nossa avaliação.


5 pontos excelentes da Hilux GR-Sport 2024

1)      Visual: com as atualizações estéticas na linha 2024, a Hilux GR-Sport ficou imponente como nunca. O para-choque em preto fosco com divisórias tipo colmeia, “bigode” e o nome Toyota inscrito por extenso, as tags de identificação da Gazoo Racing em preto e vermelho, os adereços em preto brilhante e até o santantônio aerodinâmico contribuem para isso. Mas o maior destaque vai para as molduras nas caixas de roda, que aumentam a largura da picape em 15 cm, além dos pneus Bridgestone Dueler de uso misto, com ombros largos e estilo trilheiro.

2)      Desempenho: com 224 cv de potência e 55 kgfm de torque, a Hilux GR-Sport só fica atrás das picapes V6 em dados de desempenho. Na prática, ela possui força imediata de sobra e até uma dose de elasticidade que geralmente não se espera em um veículo movido a diesel. Há, claro, as limitações inerentes a uma picape de dimensões generosas e mais de 2 toneladas de peso.

 

3)      Suspensão: o trabalho feito pela Toyota nesta área em específico foi primoroso. Além do ganho de 14 cm nas bitolas dianteiras e 15,5 cm na traseira, a picape teve o comprimento do conjunto ampliado em 7 e 7,7 cm, respectivamente. Os amortecedores foram reposicionados e são do tipo monotubo nesta versão, com pistões flutuantes de maior diâmetro e câmara de gás. Na dianteira, as molas helicoidais estão mais rígidas. Tudo isso, aliado aos pneus de uso misto, deixou a Hilux ainda mais robusta na versão esportiva, com maior capacidade de inclinação dos eixos, vão livre do solo ampliado em 2 cm, superando os 30 cm, e maiores ângulos: 30,1 graus de ataque (ganho de 1,6 grau); 24 graus de transposição; 28,6 graus de saída. Tudo isso, aliado a predicados que a Hilux já tinha, como o entre-eixos mais curto,  fazem dela a opção mais confiável e robusta, especialmente no uso fora de estrada.

 

4)      Pneus: os pneus Bridgestone Dueler não só ajudam a Hilux GR-Sport a ter um visual parrudo, como funcionam bem dentro do propósito de uso misto.

 

5)      Capacidades off-road: por tudo que foi descrito acima, na parte de suspensão, a Hilux GR-Sport acentua ainda mais sua qualidade mais latente: a capacidade de encarar terrenos off-road com solidez e constância, sem “pedir arrego”. Não à toa, ela é sucesso de vendas em regiões como Nordeste, Norte e Centro-Oeste do Brasil.

5 pontos negativos da Hilux GR-Sport 2024

1)      Preço: A Hilux GR-Sport 2024 é estilosa? Sim. Bruta? Também. Topa qualquer parada? Com certeza. Mas custa caro. São mais de R$ 370.000, enquanto uma Ford Ranger Limited Plus V6, com ainda mais potência e torque, e projeto muito mais novo, custa R$ 30.000 a menos. Aqui, a Toyota utiliza o prestígio da marca e o renome do modelo sem cerimônias para precificá-la.

 

2)      Dinâmica no asfalto: na mesma medida em que a Hilux tem vantagem sobre suas rivais fora do asfalto, dentro dele ela é a picape média menos confortável e dinâmica à venda em nosso mercado. Ruidosa, com isolamento acústico limitado, uma direção letárgica e um tanto imprecisa, cabine que “dança” sobre as longarinas sem parcimônia e uma suspensão traseira que pula demais, especialmente com a caçamba vazia.

 

3)      Acabamento: ok, a Hilux GR-Sport traz bancos em couro com faixas centrais de suede microperfurado, elementos em tom vermelho (incluindo costuras) e até faixas simulando fibra de carbono no painel. Ainda assim, o acabamento dela continua simples para um veículo de quase R$ 400.000, quase todo formado por plástico rígido e sem muita preocupação com detalhes como chicotes expostos sob os bancos dianteiros.

 

4)      Itens de tecnologia e conforto: na versão GR-Sport, a Hilux 2024 já traz o pacote TSS (Toyota Safety System), com frenagem autônoma emergencial, assistente ativo de manutenção em faixa e ACC (controle de cruzeiro adaptativo). Funcionam relativamente bem, apesar de limitados por suas dimensões e peso exagerados. Ainda assim, faltam equipamentos hoje cada vez mais triviais, como entradas USB traseiras, quadro de instrumentos pelo menos parcialmente digital e freio de estacionamento eletrônico. A caçamba vem com capota marítima de série, algo raro em picapes médias hoje em dia, mas a abertura da tampa não possui amortecimento.

5)      Resolução da imagem das câmeras: a Hilux GR-Sport 2024 traz um interessante conjunto de câmeras de 360 graus para manobras, muito útil no off-road. Porém, a qualidade das imagens e gráficos é bem limitada e, em muitos casos, a transição entre uma câmera e outra só acontece via botão no painel, e não na própria tela da central multimídia.

Toyota Hilux GR-Sport 2024 – Ficha técnica

Preço R$ 372.890
Motor:
2.8, dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 20V, sobrealimentado com turbo, diesel, comando de válvula duplo no cabeçote, injeção direta de combustível
Taxa de compressão:
15,6:1
Potência: 224 cv a 3.000 rpm
Torque: 55 kgfm a 2.800 rpm
Pese/potência: 9,5 kg/cv
Peso/torque: 38,8 kg/kgfm
Câmbio: automático, 6 marchas
Tração: 4x4 com bloqueio de diferencial e reduzida 
Consumo (Inmetro): 9,8 km/l com diesel na cidade e 11,1 km/l com diesel na estrada.

Dimensões e capacidades: 5.330 mm de comprimento, 3.085 mm de entre-eixos, 1.855 mm de largura, 1.815 mm de altura, 1.000 litros de caçamba, 1.000 kg de capacidade de carga, 80 litros de tanque de combustível, 2.135 kg de peso em ordem de marcha.

Dados técnicos: direção hidráulica; suspensões tipo independente com braços sobrepostos (dianteira) e eixo rígido com feixe de molas semielípticas (traseira); freios a disco ventilados (dianteira) e disco sólidos (traseira); diâmetro de giro, 12,4 m; coeficiente aerodinâmico não divulgado; vão livre do solo, 30,6 cm; ângulo de ataque, 30°; ângulo de saída, 24°; ângulo de transposição de rampas 28,6°; pneus, 265/60 R17; estepe 265/60 R17.

Toyota Hilux GR-Sport 2024 – Itens de série

  • Faróis de LED com ajuste automático de altura
  • Luzes diurnas de LED (DRL)
  • Faróis de neblina de LED
  • Lanternas traseiras com guias de LED
  • Câmera com sistema de visão 360°
  • Controle de cruzeiro adaptativo
  • Alerta de saída de faixa com intervenção ativa no volante
  • Alerta de colisão frontal
  • Frenagem autônoma de emergência (AEB)
  • Piloto automático adaptativo (ACC)
  • Monitor de pressão dos pneus
  • Chave com sensor presencial
  • Partida do motor por botão
  • Computador de bordo digital monocromático de 3,5 polegadas
  • Central multimídia com tela de 9 polegadas com Android Auto, Apple CarPlay sem fio
  • Sistema de som JBL com seis alto falantes, dois tweeters e um subwoofer
  • Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
  • Bancos de couro e suede GR-Sport
  • Santantônio aerodinâmico (Sport Bar)
  • Capota marítima
  • Controles de estabilidade e tração 
  • Modos de condução Eco e Power
  • Assistente de partida em rampas
  • Controle de descida
  • Controle de Oscilação do Trailer (TSC)
  • Diferencial de Deslizamento Limitado eletronicamente (LSD automático)
  • Bloqueio do diferencial traseiro
  • 7 airbags: frontais para motorista e passageiro; joelho para motorista; laterais para motorista e passageiro; cortina com cobertura para bancos dianteiros e traseiros.

Toyota Hilux GR-Sport 2024 vale a pena?

Pela confiabilidade, reputação, pós-venda e valorização no mercado de usados, a Hilux sempre foi uma ótima pedida de compra. Na versão com selo Gazoo Racing, ela tem desempenho ainda melhor e mais robustez para encarar o off-road.

Mas a Toyota Hilux GR-Sport 2024 cobra caro por todas essas qualidades, mais de R$ 370.000, e é a opção menos confortável ou amigável do segmento para rodar sobre o asfalto. Mas quem comprar sua variante esportiva certamente estará mais focado naquilo que ela tem para entregar sobre o barro.

Imagens: externas: Murilo Goes - Mobiauto - internas: divulgação - Toyota

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