Avaliação Ram 1500: vale a pena pagar quase meio milhão na bruta?
São quase 6 metros de comprimento, mais de 2 metros de largura e altura, 2.610 kg, 400 cv de potência e 56,7 kgfm de torque, e capacidade de reboque de mais de 5 toneladas. Essa é a Ram 1500 Rebel, uma picape de números brutais (exceto a capacidade de carga de 610 kg).
Só que seu nome não é só sinônimo de valentia, mas também de luxo. A Ram 1500 Rebel é uma das picapes com mais toques de requinte à venda no nosso país. Ela consegue unir a bestialidade da sua força com a impecabilidade da sua aparência.
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As picapes grandes são comuns nos EUA, mas demoraram para dar as caras por aqui. Quando a Ram 1500 foi lançada, o sucesso foi imediato. Esgotou na pré-venda e não perdeu fôlego nas vendas, mesmo quase dois anos depois, e se tratando de um veículo de quase meio milhão de reais.
Aliás, aí vai a primeira curiosidade da Ram 1500: mesmo sendo um destaque nas vendas na sua faixa de preço, ela ficou mais barata nos últimos meses.
Quando foi lançada, chegou pelo valor de R$ 469.990 e com pacote opcional no valor de R$ 20.000, totalizando R$ 489.990. Agora, a picape custa R$ 456.990 e o pacote Level II sai por R$ 19.435, contabilizando R$ 476.425.
Curiosamente, calhou de pegarmos a Ram 1500 na mesma semana que a Ford F-150 chegou para lhe fazer companhia. Ainda não andamos com a picape da Ford, mas pelo que vimos pessoalmente, podemos apostar que a disputa entre as duas pelo mercado brasileiro será épico.
A avaliação é longa, pois a Ram 1500 é qualquer coisa, menos comum. O que quer dizer que os detalhes que merecem atenção não são poucos, por isso vamos dispensar apresentações extensas, e vamos direto ao que interessa.
Visual impactante e espaço de sobra
A Ram 1500 é o tipo de veículo que não passa despercebido. Mas ela não chama atenção apenas pelas suas dimensões avantajadas. Suas linhas quadradas, design agressivo da grade todo na cor preta e com o nome da marca em destaque, também marcam a chegada dessa picape em qualquer lugar.
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Isso que ainda nem chegamos a falar de todo o luxo que o habitáculo reserva. Antes, só precisamos fechar os itens que compõem seu design externo. Os faróis são full-LED com máscara negra e as lanternas, também em LED. As rodas são aro 18 e os pneus são da marca Falken, têm perfil 275/65 e são de uso misto.
Porém, aqui vai nossa primeira observação: para uma picape tão grandalhona como a 1500, os conjuntos roda/pneu poderiam ser um pouco maiores, pois, apesar de serem aro 18, acabam se perdendo no tamanho da picape e parecendo pequenos demais para ela.
Com o pacote Level II, a tampa da caçamba ganha duas opções de abertura: a convencional, de cima para baixo, e a lateral bipartida, como a da Fiat Toro. Para fins de curiosidade, vale citar que foi a Toro que copiou esse tipo de abertura da 1500.
Outro ponto que merece atenção é que a Ram 1500 não oferece estribo lateral nem de série nem como opcional, mas sim como acessório. Para uma picape com seu tamanho e altura, chega a ser um pecado. O estribo fixo custa R$ 2.200 e o elétrico, R$ 7.000.
Adentrando o habitáculo, o visual é tão é impactante quanto o do exterior, com uma dose a mais de luxo. Todo o acabamento é de excelente qualidade, desde as portas até o painel.
O espaço interno é o que podemos chamar de limusine com caçamba. Há espaço de sobra para os cinco ocupantes e, como o assoalho é plano, até o passageiro do meio viaja com todo conforto que tem direito.
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Quem nunca entrou numa picape grande pode achar exagero, mas dá quase para ficar em pé lá dentro. A distância do banco traseiro para o encosto dos dianteiros é quase um corredor. Caberia facilmente um terceiro assento no lugar do console entre os bancos dianteiros, como numa picape raiz dos anos 1960.
Pegamos a versão com acabamento em preto e vermelho e que particularmente podemos dizer que é a combinação perfeita para tudo que ela representa. A tonalidade mais vibrante está presente principalmente na porta, já no painel, ela aparece em alguns pontos, como volante, contorno das saídas de ar-condicionado e console.
A central multimídia parece ter sido inspirada na Tesla: são 12 polegadas em uma tela vertical. A projeção de celulares é sem fio tanto para Android Auto como para Apple CarPlay. Mesmo assim, entradas USB e USB-C não faltam e há também carregador por indução.
São quatro entradas para os passageiros dianteiros e quatro para os traseiros. E ainda há duas tomadas de 115 Volts no padrão americano (que podem ser usadas com adaptador), uma no console e outra no compartimento Rambox do lado esquerdo da caçamba. É mais fácil faltar cabo de carregamento do que espaço para carregar.
O nome Rebel aparece estampado no porta-objetos e nos bancos dianteiros. Inclusive, vale citar o quantos os bancos acomodam bem. Eles têm muita espuma, são macios e largos, quase um abraço aconchegante. Ainda mais se consideramos que todos contam com sistema de aquecimento, inclusive os bancos traseiros.
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O volante também tem a opção de aquecimento, o que é muito útil até para um país tropical como o nosso. Quem costuma deixar o ar-condicionado em temperaturas muito baixas normalmente tem o pequeno problema de ficar com as mãos geladas. O aquecimento do volante equilibra a situação.
Dimensões: comprimento, 5.929 mm; entre-eixos, 3.672 mm; largura, 2.084 mm; altura, 2.012 mm; caçamba, 1.406 litros; tanque de combustível, 98 litros; peso em ordem de marcha, 2.610 kg; capacidade de carga, 610 kg.
Capacidade de carga e reboque
A Ram 1500 pode carregar até 610 kg em sua caçamba, menos do que uma Fiat Strada. Por isso mesmo, é vendida apenas com motor a gasolina no Brasil – picapes a diesel precisam estar homologadas para pelo menos 1 tonelada. Por outro lado, tem capacidade de reboque de até 5.062 kg.
Os dados podem ainda parecer curiosos para os brasileiros, já que picapes médias como a Toyota Hilux e Chevrolet S10 carregam mais de 1 tonelada. Porém, vale lembrar que picapes da categoria da 1500 não são usadas para o trabalho duro nos EUA, como encher a caçamba de carga.
Seu segmento é voltado para a capacidade de reboque. A 1500 consegue puxar mais de 5 toneladas, é algo realmente grandioso. A caçamba, aqui, é usada quase como porta-malas e, com a capota rígida, o nível de impermeabilidade é quase como o do habitáculo.
Encara tudo, menos o trânsito pesado
Mesmo com quase 6 metros de comprimento e 2,6 toneladas de peso, a Ram 1500 consegue oferecer a dirigibilidade de um carro de passeio. É muito mais confortável de guiar do que uma Toyota Hilux ou Nissan Frontier, graças à direção elétrica.
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Por mais raiz que seja o picapeiro, em algum momento ele há de reconhecer o quão gostoso é guiar uma picape com direção elétrica. Ainda mais com um V8 de 400 cv e 56,7 kgfm. A 1500 não nega fôlego em nenhum momento. Basta pisar com um pouco mais de ímpeto para sentir toda sua força e potência.
Mas isso não é surpreendente, já que essa Ram 1500 vai de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos. Sua performance é elogiável seja em acerações graduais ou quando você a pega de supetão, querendo uma aceleração mais enérgica.
No entanto, o que realmente chama atenção é como a Ram 1500 consegue ser boa de curva mesmo sendo enorme. Ela passa muita segurança e estabilidade. Claro que não abusamos dela como um superesportivo, mas pegamos uma estrada sinuosa em nosso teste e ela não ameaçou escapar em nenhum momento.
Outra característica agradável na 1500 é que ela absorve bem as irregularidades do solo. Poderia ser mais confortável se tivesse carroceria monobloco, mas não dá para ter tudo na vida. O efeito pula-pula fica mais evidente em uma estrada de terra, especialmente por quem vai na segunda fileira.
Ainda assim, é no off-road que a Ram 1500 mostra seus maiores predicados. Obstáculos não são problema para ela. Já na cidade, onde rodamos com ela por boa parte de nossa avaliação, ela não se mostra nada prática, principalmente se consideramos uma metrópole como São Paulo, com trânsito caótico, ruas estreitas e vagas apertadas.
Sair de 1500 em vias urbanas requer atenção redobrada. É preciso olhar frequentemente pelos retrovisores para conferir se você está dentro da faixa, pois a margem é pequena. Por isso, a Ram 1500 Rebel é o melhor dos mundos para quem mora em uma zona rural ou pega estrada com frequência, ou vai usá-la nos fins de semana para ir ao sítio, tendo outro carro para o dia a dia.
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Por fim, mas não menos importante, não podemos terminar de falar das nossas impressões ao volante sem citar o pacote semiautônomo da picape, que inclui controle de cruzeiro adaptativo, alerta de ponto cego, alerta de permanência em faixa e frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestre.
Os modelos da Ram e a Ford F-150 são as únicas picapes à venda no nosso país a oferecer todos esses assistentes de condução. E se em um carro de passeio eles já são extremamente úteis, em uma picape desse porte, sua utilidade ganha ainda mais evidência.
Motor: 5.7, dianteiro, longitudinal, oito cilindros em V, 32V, aspirado, gasolina, comando único de válvulas no bloco, injeção multiponto de combustível
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência: 400 cv a 5.600 rpm
Torque: 56,7 kgfm a 3.950 rpm
Peso/potência: 6,5 kg/cv
Peso/torque: 46 kg/kgfm
Câmbio: automático, 7 marchas
Tração: 4x4 sob demanda com reduzida e bloqueio eletrônico do diferencial traseiro
0 a 100 km/h: 6,4 segundos
Velocidade máxima: 174 km/h (limitados eletronicamente)
Dados técnicos: direção elétrica; suspensões duplo-A (dianteira) e eixo rígido com feixes de molas semielípticas (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira); diâmetro de giro, 14,1 m; Cx não divulgado; vão livre do solo, 249 mm; ângulo de ataque, 25,1°, ângulo de transposição, 19,1°; ângulo de saída, 22,6°; pneus 275/65 R18
Consumo: traz muitas alegrias, mas também muitas despesas
Sem dúvidas, o consumo é um dos pontos mais negativos da Ram 1500. Na homologação do Inmetro, ele já é ruim: 5,3 km/litro na cidade e 6,6 km/litro na estrada. Tanto que ela foi classificada com nota E tanto na comparação da categoria como no geral.
Porém, esses números podem ser piores ainda em situações de trânsito intenso ou para quem tem o pé mais pé mais pesado. Ficamos uma semana com a Ram 1500 e a nossa média de consumo, considerando o uso misto, não chegou a 4 km/l.
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Ram 1500 Rebel: itens de série
- Controle Eletrônico De Seleção Da Tração
- Sistema De Multimídia Uconnect De 12" Com Tela Sensível Ao Toque, Apple Carplay E Android Auto Com Conexão Sem Fio
- Teto Solar Panorâmico
- Transmissão Automática De 8 Velocidades
- Vidros Dianteiros Elétricos Com Função 01 Toque (sobe E Desce)
- Sensor Crepuscular E De Chuva
- Lanternas Em Led
- Estepe De Dimensões Normais
- Luzes De Leitura Em Led
- Luz De Alerta De Abertura Da Tampa Traseira
- Porta Luvas Duplo, Iluminado E Inferior Com Chave
- Alças De Auxílio Para Acesso Ao Veículo
- Airbags Dianteiros De Múltiplo Estágio, Laterais Dianteiros E De Cortina Frontal E Traseiro
- Rotary Shifter Para Seleção De Marcha
- Revestimento Interno Das Caixas De Rodas Traseiras
- Espelhos Retrovisores Exteriores Pretos Com Aquecimento, Indicadores De Direção, Luzes De Cortesia, Rebatimento Elétrico E Ajustáveis Eletricamente
- Protetor Da Caixa De Transferência
- Comutação Automática Dos Faróis
- Apoia Cabeça Da 1ª Fileira De Bancos Ajustável Em 04 Direções
- Sistema De Estacionamento Semiautônomo (park Assist) Paralelo E Perpendicular
- Assentos Dianteiros E Traseiros Com Aquecimento
- Iluminação Ambiente Em Led
- Badge "1500 Hemi 5.7l" Escurecido No Capô
- Inversor De 400w
- Luzes De Neblina Em Led
- Revestimento Especial Da Cacamba
- Protetor Do Sistema De Direção
- Pedais Com Ajustes Elétricos
- Limpadores Do Parabrisa Com Intermitência
- Controle Eletrônico De Estabilidade E De Tração
- Compartimentos Rambox® Nas Laterais Da Caçamba
- Controle Eletrônico De Mitigação Da Rolagem Da Carroceria
- Grade Ativa Do Radiador
- Navegação Embarcada
- Motor 5.7l V8 Hemi
- Cintos De Segurança Dianteiros Com Ajuste De Altura
- Escapamento Traseiro Duplo Com Ponteira Preta
- Comando De Voz Integrado Com Bluetooth
- Hill Descent Control
- Painel De Instrumentos Com Tela Colorida Tft De 7"
- Saídas De Ar Frontal E Traseira
- Janela Traseira Com Comando Elétrico
- Capota Marítima
- Alarme De Segurança
- Ganchos Para Amarração De Carga Na Caçamba
- Antena Do Tipo Tubarão
- Amortecedores Off Road Da Marca Bilstein
- Maçaneta Da Tampa Traseira Com Iluminação Led
- Night Edition
- Bateria De 730 Amp
- Comando De Áudio No Volante
- Banco Traseiro Bipartido 60/40 E Com Assentos Rebatíveis
- Alerta Do Cinto De Segurança Do Motorista E Passageiro Dianteiro
- Porta Copos Em Espuma Nos Painéis De Porta
- Sistema De Monitoramento De Ponto Cegos E Tráfego Traseiro
- Farois Full Led Com Máscara Negra
- Parasóis Motorista E Passageiro Com Espelho E Iluminação
- Badge "ram" Escurecido Nas Portas Dianteiras
- Capô Esportivo
- Alternador De 220 Amp
- Pneus 275/65 R18 On/off Road Da Marca Falken
- Porta Revista Nos Bancos Dianteiros
- Suspensão Com Altura Elevada
- Sistema De Cancelamento De Ruídos Ativo
- Porta Objetos Sob O Assento Da Segunda Fileira De Bancos
- Carregamento Por Indução Ram Charger
- Difusor De Ar Dianteiro Fixo
- Tampa Traseira Com Fechadura Elétrica E Sistema De Amortecimento
- Volante Revestido Em Couro E Com Aquecimento
- Ar Condicionado Automático De Duas Zonas
- Ram Da Grade Dianteira Em Preto
- Parachoque Dianteiro Com Protetor Funcional Pintado Em Preto
- Bancos Do Motorista E Passageiro Com Ajustes Elétricos (08 Direções E 02 Direções Para Lombar)
- Assistente De Partida Em Rampa (start Assist)
- Compartimento Rambox
- Tomada De 12v Na Parte Superior Do Painel De Instrumentos
- Caçamba Com Revestimento Especial E Iluminação Em Led
- Coluna De Direção Com Regulagem De Altura E Profundidade
- Controle De Cruzeiro Adaptativo Com Stop & Go
- Central De Informações Do Veículo (computador De Bordo)
- Rodas De Liga Leve De 18x8.0 Pintadas Em Preto
- Direção Elétrica
- Moldura Das Caixas De Roda Pretas
- Frenagem Autônoma De Emergência Com Detecção De Pedestre
- Freio De Estacionamento Elétrico
- Abertura Remota Da Tampa Traseira
- Sistema De Áudio Alpine De 10 Alto-falantes Com Subwoofer
- Chave Presencial (keyless Entry)
- Ganchos Dianteiros Para Reboque
- Badges "ram", "rebel" E "4x4" Na Tampa Da Caçamba
- Limitador Eletrônico De Marchas
- Maçanetas Externas Na Cor Do Veículo
- Tomadas Elétricas Para Reboque De 04 E 07 Polos
- Revestimento Interno Das Caixas De Roda Dianteira E Traseira
- Freios A Disco Nas 4 Rodas Com Abs + Ebd
- Sensores De Estacionamento Dianteiro E Traseiro
- Console Central Modular Com 04 Saídas Usb Dianteiras (02 De Carregamento Rápido - Do Tipo C), Entrada De Áudio Auxiliar, Apoia Braço Com Porta Objetos E Saída Usb, Porta Copos Dianteiro Ajustável E Traseiro Fixo, Saídas De Ar Traseiras
- Bloqueio Mecânico Do Diferencial Do Eixo Traseiro (e-locker)
- Grupo Rebel Base
- Capota Marítima Trifold
- Central Multimídia Uconnect 5
- Tomadas De 115v No Interior Do Console Central, Para 2ª Fileira De Bancos E No Compartimento Rambox
- Assistente De Permanência Na Faixa De Rodagem
- Insertos Convexos Nos Espelhos Retrovisores Exteriores
- Sistema De Fixação Para Assento Infantil
- Protetor Da Suspensão Dianteira
- Detector De Ponto Cego E De Tráfego Traseiro
- Model Year 22
- Espelho Retrovisor Interno Eletrocrômico
- Sistema De Câmera 360°
- Sobretapetes De Borracha Frontal E Traseiro
- Painéis De Porta Parcialmente Revestidos Em Couro
- Filtro De Ar Cabine Do Tipo N95
- Grupo Conforto E Conveniência
- Parachoque Traseiro Preto
- Grupo Advanced Safety
- Protetor Do Tanque De Combustível
- Barras Estabilizadoras Dianteira E Traseira
- Duas Memórias De Posição Do Banco Do Motorista E Espelhos Retrovisores Exteriores
- Display De Monitoramento Da Pressão Dos Pneus
- Partida Assistida, Por Botão (keyless Go) E Remota
Pacote Level II: R$ 19.435
- Espelho retrovisor interior digital
- Head-up dispaly (projeção de informações no parabrisa)
- Sistema de áudio Premium Harman Kardon de 19 alto-falates com subwoofer
- Tampa traseira multifuncional com logotipo cabeça de bode
- Terceira Luz de freio em LED
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Vale a pena comprar a Ram 1500 Rebel?
A Ram 1500 equilibra impacto, brutalidade e luxo de forma triunfal. Qual fã de picapes nunca se encantou pelos seus atributos? De fato, ela impressiona em vários aspectos, como o amplo espaço interno, acabamento premium, muita tecnologia e desempenho valente.
Porém, ela só faz sentido para quem tem estilo de vida rural, ou ao menos pega estrada frequentemente. Claro que o dono do dinheiro compra o que quer, mas se estamos aqui para dar algum conselho, não parece muito assertivo pagar quase meio milhão de reaos para ter espaço de sobra no habitáculo e se espremer nas ruas apertadas da cidade.
Muito menos queimar 1 litro de gasolina a cada 5 quilômetros para andar a 30 km/h por hora. Não basta ter o dinheiro para levar para casa: a Ram 1500 Rebel só será uma boa compra se for ao menos um pouco racional. Ou então o dono não passará de um poser de picape. Usando com sabedoria, a Ram 1500 é incontestavelmente uma companheira que vai te dar as doses certas de robustez, valentia, tecnologia e luxo.
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A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.