Avaliação: Chevrolet Montana RS é uma ode à lendária Montana Sport
A única novidade da Chevrolet para a linha 2024 da picape Montana foi a introdução da versão RS. O modelo chega para repetir uma fórmula antiga, que é usada desde o Opala, mas também para tentar reviver o sucesso da primeira Montana Sport.
A primeira geração, citada acima, fez sucesso no Brasil, especialmente na versão esportivada. A Chevrolet até tentou repetir a receita na segunda geração, mas a herança do Agile foi mais forte e a picape foi ofuscada por Fiat Strada e Volkswagen Saveiro.
Agora, maior e disputando em outra categoria, será que a Chevrolet Montana RS 2024 faz sentido? A Mobiauto te responde nessa avaliação.
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Preço
A Chevrolet pede R$ 151.890 pela Montana RS 2024. É o mesmo preço da versão Premier. Isso a coloca acima da Renault Oroch Outsider, que é tabelada em R$ 149.990, que é exatamente o mesmo preço da Fiat Toro de entrada, a Endurance.
No papel, as duas procuram fugir da líder da categoria, afinal, são picapes menores, com acabamento mais simples e, quando partimos para as versões mais equipadas da Toro, a Fiat oferece mais itens de conforto e segurança.
O que muda na Montana RS?
Como já vemos no Tracker e no Onix RS, a Montana não terá mudanças drásticas no visual. Em relação a configuração Premier, a Chevrolet entregará na RS:
- Grade frontal estilo colmeia com detalhes em preto brilhante;
- Logomarca Chevrolet na cor preta;
- Emblema RS também na tampa traseira;
- Rack de teto e Santo Antônio integrados;
- Roda de alumínio aro 17 com acabamento próprio e face usinada;
- Espelhos retrovisores externos com capa na cor preta brilhante;
- Volante, painel, bancos e encosto de braços com revestimento premium na cor preta com costura pespontada vermelha;
- Molduras dos raios do volante, dutos de ventilação e do console central em preto brilhante.
A receita é a mesma que a Chevrolet aplica em seus carros no Brasil há tempos. A linha SS de Astra, Meriva, Corsa e da própria Montana no início deste século tinha essa mesma filosofia. E isso é feito desde o Opala SS, lançado em 1971, que mantinha a carroceria igual das demais versões, mas trocava volante e outros adereços para parecer mais esportivo.
É um bom estímulo para quem procura um diferencial visual em um veículo. A Montana RS combina bem os detalhes vermelhos e não exagera na fantasia. Além desses diferenciais, a picape tem os mesmos equipamentos da versão topo de linha, Premier.
Chevrolet Montana RS 2024 – Como anda?
O motor 1.2 turbo flex de três cilindros rende 133 cv e 21,4 kgfm de torque e se mostra suficiente para levar a Montana para onde precisar sem passar muitos apertos. O desempenho é bom, mas não surpreende.
São necessários poucos mais de 10 segundos para levar os 1.300 kg até os 100 km/h. Justamente pelo peso menor que as concorrentes, o desempenho é melhor que Renault Oroch TCe e Fiat Toro Endurance.
No entanto, o que mais agrada na Chevrolet Montana é a dirigibilidade. É provavelmente a picape com o comportamento mais parecido ao de um SUV. Desde a direção elétrica à rigidez geral, muita coisa lembra o Tracker, com pequenas mudanças.
Por falar nessa comparação com o Tracker, há diferenças na suspensão traseira por causa da caçamba. O conjunto foi reforçado e há novos amortecedores de duplo batente (um mais alto e outro mais baixo) que se ajusta de acordo com o nível de carga a bordo. Assim, evita-se que a traseira pule muito caso o compartimento esteja vazio, tornando, por vezes, a picape até mais confortável que o SUV.
Chevrolet Montana RS 2024 – Ficha técnica
Motor: 1.2,
dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12V, turbo, flex, injeção
indireta multiponto, duplo comando de válvulas com variação em admissão e
escape
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência: 132/133 cv (G/E) a 5.500 rpm
Torque: 19,4/21,4 kgfm (G/E) a 2.000 rpm
Peso/potência: 9,92 kg/cv (G) e 9,85 kg/cv (E)
Peso/torque: 67,52 kg/kgfm (G) e 61,21 kg/kgfm (E)
Câmbio: automático, 6 marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 10,1 s
Velocidade máxima: não divulgada
Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensão McPherson (dianteira) e eixo de torção com duplo batente (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira); diâmetro de giro, 10,5 m; coeficiente aerodinâmico não divulgado; vão livre do solo, 18,45 cm; ângulo de ataque, 20,7°; ângulo de saída, 25°; ângulo de transposição de rampas não divulgado; pneus, 215/55 R17; estepe temporário 115/70 R16.
Consumo Inmetro: 7,6 km/l com etanol e 11,1 km/l com gasolina na cidade; 8,6 km/l com etanol e 12,5 km/l com gasolina na cidade.
Chevrolet Montana RS 2024 – Itens de série
- Alarme
- Seis airbags (frontais, laterais e de cortina)
- Controles de estabilidade e tração
- Freios ABS (antibloqueio) com EBD (distribuição eletrônica de frenagem)
- Chave com sensor presencial
- Abertura da tampa de caçamba com amortecimento
- Destravamento da tampa de caçamba com sensor de aproximação da chave
- Barras longitudinais de teto
- Grade com acabamento escurecido
- Faróis de LED com DRL de LED, luzes de seta halógenas, acendimento automático,
projetores e regulagem manual de altura do facho
- Luzes analógicas de seta nos para-lamas dianteiros
- Retrovisores externos elétricos
- Alerta de ponto cego
- Rodas de liga leve aro 17 escurecidas
- Caçamba com protetor, 8 ganchos e 2 luzes de cortesia
- Abertura e fechamento dos vidros "one touch" com antiesmagamento
- Ar-condicionado digital
- Banco do motorista com ajuste manual de altura
- Partida do motor por botão
- Sensores de estacionamento laterais e traseiros
- Câmera de ré com guias dinâmicas de direção
- Carregador de celular por indução / Porta celular
- Cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura
- Volante multifuncional com regulagem manual de altura e profundidade
- Cluster analógico com computador de bordo digital monocromático de 3,5”
- Central multimídia MyLink de 8" com Android Auto e Apple CarPlay sem fio,
Wi-Fi para até 7 aparelhos (pago à parte) e OnStar (pago à parte)
- Direção elétrica progressiva
- Uma entrada USB-A e uma USB-C no console central
- Duas entradas USB-A na parte traseira
- Luz de leitura nas 2 fileiras de bancos
- Sensor de Chuva
- Alarme antifurto (periférico) com acionamento pela chave
- Controle de cruzeiro (piloto automático)
Vale a pena comprar a Chevrolet Montana RS 2024?
Apesar da expectativa de bagunçar a vida da Fiat Toro, o que a Montana faz na verdade é concorrer com as versões mais caras da Strada, que ganharam motor turbo recentemente, e com a Renault Oroch, que só pode levar para briga a topo de linha. Futuramente terá um forte duelo com a picape Volkswagen A0.
No caso da versão RS, o grande diferencial está no apelo visual e no conforto. A lista de equipamentos é aceitável para o mercado atual, mas não empolga.
Se considerarmos os preços da Toro de entrada e da Oroch topo de linha, a Montana RS está bem posicionada e vale ao consumidor ao menos ir conhecê-la antes de decidir. No entanto, a julgar pelo desempenho nas vendas desde o lançamento, está difícil convencer a clientela, já que segue bem atrás até da Volkswagen Saveiro em volume de emplacamentos
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.