Avaliação: Chevrolet Montana RS é uma ode à lendária Montana Sport

Versão topo de linha com fantasia esportiva tenta reviver sucesso da primeira Montana Sport e evitar o fracasso da segunda
Renan Rodrigues
Por
06.09.2023 às 22:00
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Versão topo de linha com fantasia esportiva tenta reviver sucesso da primeira Montana Sport e evitar o fracasso da segunda

A única novidade da Chevrolet para a linha 2024 da picape Montana foi a introdução da versão RS. O modelo chega para repetir uma fórmula antiga, que é usada desde o Opala, mas também para tentar reviver o sucesso da primeira Montana Sport.

A primeira geração, citada acima, fez sucesso no Brasil, especialmente na versão esportivada. A Chevrolet até tentou repetir a receita na segunda geração, mas a herança do Agile foi mais forte e a picape foi ofuscada por Fiat Strada e Volkswagen Saveiro.

Agora, maior e disputando em outra categoria, será que a Chevrolet Montana RS 2024 faz sentido? A Mobiauto te responde nessa avaliação.

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Preço

A Chevrolet pede R$ 151.890 pela Montana RS 2024. É o mesmo preço da versão Premier. Isso a coloca acima da Renault Oroch Outsider, que é tabelada em R$ 149.990, que é exatamente o mesmo preço da Fiat Toro de entrada, a Endurance.

No papel, as duas procuram fugir da líder da categoria, afinal, são picapes menores, com acabamento mais simples e, quando partimos para as versões mais equipadas da Toro, a Fiat oferece mais itens de conforto e segurança.

O que muda na Montana RS?

Como já vemos no Tracker e no Onix RS, a Montana não terá mudanças drásticas no visual. Em relação a configuração Premier, a Chevrolet entregará na RS:

  • Grade frontal estilo colmeia com detalhes em preto brilhante;
  • Logomarca Chevrolet na cor preta;
  • Emblema RS também na tampa traseira;
  • Rack de teto e Santo Antônio integrados;
  • Roda de alumínio aro 17 com acabamento próprio e face usinada;
  • Espelhos retrovisores externos com capa na cor preta brilhante;
  • Volante, painel, bancos e encosto de braços com revestimento premium na cor preta com costura pespontada vermelha;
  • Molduras dos raios do volante, dutos de ventilação e do console central em preto brilhante.

A receita é a mesma que a Chevrolet aplica em seus carros no Brasil há tempos. A linha SS de Astra, Meriva, Corsa e da própria Montana no início deste século tinha essa mesma filosofia. E isso é feito desde o Opala SS, lançado em 1971, que mantinha a carroceria igual das demais versões, mas trocava volante e outros adereços para parecer mais esportivo.

É um bom estímulo para quem procura um diferencial visual em um veículo. A Montana RS combina bem os detalhes vermelhos e não exagera na fantasia. Além desses diferenciais, a picape tem os mesmos equipamentos da versão topo de linha, Premier.

Chevrolet Montana RS 2024 – Como anda?

O motor 1.2 turbo flex de três cilindros rende 133 cv e 21,4 kgfm de torque e se mostra suficiente para levar a Montana para onde precisar sem passar muitos apertos. O desempenho é bom, mas não surpreende.

São necessários poucos mais de 10 segundos para levar os 1.300 kg até os 100 km/h. Justamente pelo peso menor que as concorrentes, o desempenho é melhor que Renault Oroch TCe e Fiat Toro Endurance.

No entanto, o que mais agrada na Chevrolet Montana é a dirigibilidade. É provavelmente a picape com o comportamento mais parecido ao de um SUV. Desde a direção elétrica à rigidez geral, muita coisa lembra o Tracker, com pequenas mudanças.

Por falar nessa comparação com o Tracker, há diferenças na suspensão traseira por causa da caçamba. O conjunto foi reforçado e há novos amortecedores de duplo batente (um mais alto e outro mais baixo) que se ajusta de acordo com o nível de carga a bordo. Assim, evita-se que a traseira pule muito caso o compartimento esteja vazio, tornando, por vezes, a picape até mais confortável que o SUV.

Chevrolet Montana RS 2024 – Ficha técnica

Motor: 1.2, dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12V, turbo, flex, injeção indireta multiponto, duplo comando de válvulas com variação em admissão e escape
Taxa de compressão: 
10,5:1
Potência: 
132/133 cv (G/E) a 5.500 rpm
Torque: 
19,4/21,4 kgfm (G/E) a 2.000 rpm
Peso/potência: 
9,92 kg/cv (G) e 9,85 kg/cv (E)
Peso/torque: 
67,52 kg/kgfm (G) e 61,21 kg/kgfm (E)
Câmbio: 
automático, 6 marchas
Tração: 
dianteira
0 a 100 km/h: 
10,1 s
Velocidade máxima: 
não divulgada

Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensão McPherson (dianteira) e eixo de torção com duplo batente (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira); diâmetro de giro, 10,5 m; coeficiente aerodinâmico não divulgado; vão livre do solo, 18,45 cm; ângulo de ataque, 20,7°; ângulo de saída, 25°; ângulo de transposição de rampas não divulgado; pneus, 215/55 R17; estepe temporário 115/70 R16.

Consumo Inmetro: 7,6 km/l com etanol e 11,1 km/l com gasolina na cidade; 8,6 km/l com etanol e 12,5 km/l com gasolina na cidade.

Chevrolet Montana RS 2024 – Itens de série

  • Alarme
  • Seis airbags (frontais, laterais e de cortina)
  • Controles de estabilidade e tração
  • Freios ABS (antibloqueio) com EBD (distribuição eletrônica de frenagem)
  • Chave com sensor presencial
  • Abertura da tampa de caçamba com amortecimento
  • Destravamento da tampa de caçamba com sensor de aproximação da chave
  • Barras longitudinais de teto
  • Grade com acabamento escurecido
  • Faróis de LED com DRL de LED, luzes de seta halógenas, acendimento automático, projetores e regulagem manual de altura do facho
  • Luzes analógicas de seta nos para-lamas dianteiros
  • Retrovisores externos elétricos
  • Alerta de ponto cego
  • Rodas de liga leve aro 17 escurecidas
  • Caçamba com protetor, 8 ganchos e 2 luzes de cortesia
  • Abertura e fechamento dos vidros "one touch" com antiesmagamento
  • Ar-condicionado digital
  • Banco do motorista com ajuste manual de altura
  • Partida do motor por botão
  • Sensores de estacionamento laterais e traseiros
  • Câmera de ré com guias dinâmicas de direção
  • Carregador de celular por indução / Porta celular
  • Cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura
  • Volante multifuncional com regulagem manual de altura e profundidade
  • Cluster analógico com computador de bordo digital monocromático de 3,5”
  • Central multimídia MyLink de 8" com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, Wi-Fi para até 7 aparelhos (pago à parte) e OnStar (pago à parte)
  • Direção elétrica progressiva
  • Uma entrada USB-A e uma USB-C no console central
  • Duas entradas USB-A na parte traseira
  • Luz de leitura nas 2 fileiras de bancos
  • Sensor de Chuva
  • Alarme antifurto (periférico) com acionamento pela chave
  • Controle de cruzeiro (piloto automático)

Vale a pena comprar a Chevrolet Montana RS 2024?

Apesar da expectativa de bagunçar a vida da Fiat Toro, o que a Montana faz na verdade é concorrer com as versões mais caras da Strada, que ganharam motor turbo recentemente, e com a Renault Oroch, que só pode levar para briga a topo de linha. Futuramente terá um forte duelo com a picape Volkswagen A0.

No caso da versão RS, o grande diferencial está no apelo visual e no conforto. A lista de equipamentos é aceitável para o mercado atual, mas não empolga.

Se considerarmos os preços da Toro de entrada e da Oroch topo de linha, a Montana RS está bem posicionada e vale ao consumidor ao menos ir conhecê-la antes de decidir. No entanto, a julgar pelo desempenho nas vendas desde o lançamento, está difícil convencer a clientela, já que segue bem atrás até da Volkswagen Saveiro em volume de emplacamentos

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