6 carros a partir de R$ 20.000 que aceleram muito mais do que parece
Quem está em busca de um carro, principalmente o primeiro veículo, geralmente acaba pendendo para modelos compactos com motor 1.0, com foco em consumo de combustível e desempenho mais acanhado. Além, é claro, de serem opções que cabem mais no bolso.
Mas quem é entusiasta das quatro rodas não abre mão de uma boa dirigibilidade e bons números de desempenho. Para esse tipo de cliente, vale muito a pena apostar nos chamados carros sleepers, termo não muito popular no Brasil, mas que indica um veículo com visual comum, sem pretensões esportivas, mas com ótimo desempenho.
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Quando falamos em desempenho, não queremos dizer apenas uma boa aceleração de 0 a 100 km/h, mas sim uma direção mais direta e suspensão acertada o suficiente para garantir sorrisos a cada curva contornada.
No mercado brasileiro, não temos uma vasta gama de opções de carros que são mais esportivos do que parecem, mas selecionamos cinco veículos que certamente vão te alegrar de certa forma.
Têm mais tempo de uso e, consequentemente, maior quilometragem registrada no hodômetro. E, justamente por serem espertos, seus donos não costumam economizar nas aceleradas. Vale ficar atento ao estado de uso, mas os bons preços podem compensar.
Os valores indicados são baseados na Tabela Fipe, mas podem variar de acordo com a região e o estado de conservação do veículo. Confira:
Ford Ka 1.6 MPI 2008 – R$ 20.357
Eis aqui o Ford Ka 1.6 MPI 2008, o primeiro integrante desta lista. Em sua segunda geração, o subcompacto é muito pouco lembrado, mas, apesar de não ser tão compacto (nem charmoso) quanto seu antecessor, herdou o valente motor 1.6 aspirado, que ainda caía muito bem em um carro que conservava a plataforma e o baixo peso.
São 110 cv de potência e 15,8 kgfm de torque, mais do que suficientes para mover os 942 kg da segunda geração do Ford Ka. Além disso, a versão MPI passa despercebida justamente por não ter os adesivos que o Ka Sport 1.6 (já com o facelift de 2010) tinha, e que denunciava a receita de “pocket rocket” de baixo custo.
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Fiat Palio 1.8 HLX 2005 – R$ 20.236
O Fiat Palio 1.8 HLX é simplesmente um dos carros mais surpreendentes desta lista, já que só ele, além do rememorado Palio 1.8R, aproveita o motor 1.8 aspirado de origem GM. No caso da versão HLX, une-se um motor elástico e confiável a uma das melhores fases do hatch em termos de design, embora sem a estética esportiva do irmão R.
Visualmente, o Palio 1.8 HLX se diferencia pelos faróis com projetores, faróis de neblina de série e rodas de 14 polegadas. Com apenas 1.015 kg, o Palio HLX ganha velocidade fácil quando empurrado pelo propulsor quatro-cilindros 1.8 da GM, que entrega até 110 cv de potência (a 5.500 rpm) e 18,4 kgfm de torque (a 3.000 rpm). O câmbio é manual de cinco marchas e o 0 a 100 km/h declarado pela fabricante é de 9,3 segundos.
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JAC J2 2012 – R$ 19.457
Você pode até estar estranhando a presença de um JAC nesta lista. Mas a marca chinesa tem um subcompacto que costuma dar muito trabalho aos desavisados da faixa da esquerda: o J2, que apareceu no mercado nacional em 2012 e surpreendeu pela combinação de um motor relativamente grande para seu porte e baixo peso (915 kg).
Apesar de ser vendido como 1.4, o JAC J2 na verdade trazia um motor 1.3 aspirado de bons 108 cv de potência e 14,1 kgfm de torque, sempre com câmbio manual de cinco marchas. Diversão garantida.
O que mais chamava atenção era sua relação peso/potência de 8,47 kg/cv. A aceleração de 0 a 100 km/h declarada pela marca ficava nos 9,8 segundos, enquanto a velocidade máxima ficava em quase 190 km/h.
O ponto negativo é que, de acordo com muitas avaliações de veículos especializados da época, o J2 sentia o baixo peso e apresentada comportamento instável e flutuante a velocidades mais altas. Vale lembrar que, nos anos finais de sua comercialização no Brasil, o J2 chegou a 114 cv em suas versões flex.
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Nissan March 1.6 S Manual 2012 – R$ 28.847
Temos um dos hatches compactos mais discretos da lista: o Nissan March S 2012, versão básica do modelo que surgiu nos primeiros anos dele no Brasil. Justamente por ser a mais básica é que uma das mais interessantes, pois tem o menor peso: são 964 kg. Mas o que empolga mesmo é o motor 1.6 debaixo do capô e que é usado até hoje no SUV Kicks e novo Versa.
O motor 1.6 aspirando entrega até 111 cv de potência e 15,1 kgfm de torque, trabalhando junto de uma transmissão manual de cinco velocidades. Dados de fábrica da época indicam aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 9,3 segundos, números bem interessantes para um hatch sem pretensões esportivas.
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Peugeot 2008 1.6 THP manual 2015 - R$ 57.168
Quando lançado no Brasil, o Peugeot 2008 teve um pequeno erro de estratégia de mercado, já que sua versão topo de linha equipado com o motor turbo 1.6 THP vinha só com câmbio manual. Mas é justamente por conta dessa “falha” que o SUV compacto é uma boa opção para os entusiastas e que prega muita peça no trânsito.
Equipado com o motor 1.6 turbo de até 173 cv e 24,5 kgfm de torque, os primeiros Peugeot 2008 THP eram divertidos de guiar por justamente trazer uma transmissão de seis marchas em que você se divertia a cada troca. Para te lembrar que vocêstavanum carro familiar, a frente até levantava um pouco em saídas mais fortes de semáforo, já que a suspensão não era tão firme quanto deveria pela força do 1.6 THP (esse papel ficou para o hot hatch 208 GT). É um dos modelos mais “sleepers” da lista justamente porque o visual do 2008 THP praticamente nada muda comparado ao das versões 1.6 aspiradas.
VW Up! Move TSI 2016 – R$ 50.521
Eis aqui o Volkswagen Up! Move TSI 2016, o segundo tampa preta mais famoso do mundo automotivo (o primeiro é o Fiat Uno 1.5). É sabido que alguns proprietários de Up! acabam se empolgando nas estradas Brasil afora, a bordo do hatch compacto de formas quadradas e motor 1.0 turbo de 105 cv e 16,8 kgfm de torque.
Porém, quando o Up! TSI foi lançado, há sete anos sua receita não era conhecida. Na versão Move, o VW Up! TSI fica mais discreto, apesar de muita gente desconfiar do que se tratava quando via o “pote de sorvete” sobre rodas se aproximando do retrovisor na faixa da esquerda.
Apesar da fama de carrinho rápido, por conta do turbo e baixo peso, o Up! continua fazendo bonito no consumo de combustível, que supera os 16 km/litro na estrada, segundo o Inmetro. Aliás, esse era o foco inicial do Up! TSI, embora sua fama tenha pendido para outro lado com o passar dos anos. Caso queira passar ainda mais despercebido, é só pintar a tampa do porta-malas na cor da carroceria.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.