VW Nivus 2023: tudo sobre versões, equipamentos e preços do SUV cupê

SUV da Volkswagen tem carinha de Hatch e está disponível em duas versões
LF
Por
22.02.2023 às 21:00 • Atualizado em 19.06.2023
Compartilhe:
SUV da Volkswagen tem carinha de Hatch e está disponível em duas versões

 O Nivus é o SUV de entrada da Volkswagen. O modelo foi lançado em 2020 e chamou atenção pelos títulos de SUV cupê e até smartcar. Com filas de esperas gigantescas pela alta demanda e falta de componentes devido a pandemia, pode se dizer que o Nivus fez o sucesso que se esperava. Afinal, ele foi um dos lançamentos mais importantes no mercado automotivo naquele ano.

Derivado do irmão Polo, o Nivus é um carro de porte compacto e foi a aposta da Volkswagen para ter mais expressividade no segmento de SUVs. O Nivus é o tipo de carro que agrada os que gostam de hatches, afinal, ele tem muito do irmão menor. Mas deixa a desejar para quem busca um porta-malas generoso como o de um sedan. E de quebra, ainda agrada quem curte a posição de dirigir mais alta de um SUV. 

Você pode se interessar por:
Toyota Yaris 2023: tudo sobre a família de hatch e sedan
Avaliação: VW Nivus Highline 2023 é SUV para quem tem saudade de hatch
Volkswagen estuda produzir um SUV elétrico baseado na nova Amarok
Exclusivo: VW Gol SUV sai do forno só em 2025 ao custo de R$ 1 bilhão

Principais características do Volkswagen Nivus

Visualmente, ele é muito bem acertado e tem o design característico de um Volkswagen, combinando linhas sóbrias com um estilo aventureiro, quase esportivo. Além disso, entre os rivais na faixa de R$ 125.000, ele se destaca por ter uma das listas de equipamentos mais completas, falaremos um pouco mais sobre cada uma delas abaixo.

Como é o desempenho do Volkswagen Nivus? 

Ambas as versões do VW Nivus trabalham com um motor 1.0 TSI já conhecido da fabricante alemã, que entrega 116/128 (G/E) cv de potência a 5.500 rpm e 20,4 (G/E) kgfm de torque entre 2.000 e 3.500 rpm. Para ir de 0 a 100 km/h, esse SUV precisa de exatos 10 segundos e pode chegar até 189 km/h. Para saber mais detalhes do desempenho do VW Nivus confira nossa avaliação completa aqui

Como é o espaço interno do Volkswagen Nivus ?

Com o mesmo entre-eixos do Polo, o Volkswagen Nivus tem um espaço interno de hatch e ainda tem um agravante, por ser um SUV cupê, a linha do teto mais caída acaba comprometendo o espaço para pessoas mais altas que vão no banco traseiro.

Com três ocupantes na fileira traseira, o espaço é bem apertado, especialmente para quem vai no meio devido ao túnel central elevado. Por isso, o ideal é que em viagens longas, só tenha quatro ocupantes.

O acabamento interno também é um dos pontos de melhoria do Volkswagen Nivus até em sua versão mais cara. Ele ainda tem muito do design simplista do Polo e mais plástico duro do que é aceitável para um carro dessa faixa de preço. 

Em contrapartida o porta-malas com 415 litros é um dos destaques positivos desse SUV, inclusive é maior que o do irmão maior T-Cross que tem somente 373 litros. O Nivus também leva vantagem neste quesito em relação ao Chevrolet Tracker, Jeep Renegade e Fiat Pulse.

Leia também: VW Taos quer ser menos tiozão inspirado em Nivus e T-Cross

Quais os itens de série do Volkswagen Nivus?

Dentre os principais itens de série do Volkswagen Nivus estão: Controle de Cruzeiro Adaptativo com frenagem autônoma, seis airbags, carregamento de celular por indução, sensor de estacionamento traseiro, faróis e lanternas em LED,  rodas de liga leve e aletas atrás do volante, confira abaixo a lista de equipamentos completa de cada versão: 

Volkswagen Nivus Comfortline 200 TSI:

  •  "ACC" - Controle adaptativo de distância e velocidade com função de frenagem de emergência e monitoramento frontal
  •   "AEB" (City Emergency Brake ) - sistema autônomo de frenagem de emergência anti- colisão frontal (até 50 km/h)
  • "ESS" - alerta de frenagem de emergência
  • "HHC" (Hill Hold Control) - assistente para partida em aclive/subida
  • 6 Airbags (2 frontais, 2 laterais nos bancos dianteiros e 2 de cortina)
  • Alto-falantes (6)
  • Antena para recepção AM/FM
  • Apoios de cabeça dianteiros com ajuste de altura
  • Apoios de cabeça no banco traseiro (3)
  • Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen
  • Banco do motorista com ajuste milimétrico de altura
  • Banco traseiro com encosto rebatível bi-partido
  • Bancos revestidos de tecido malharia
  • Bolsa para bagagem no encosto do banco direito
  • Câmera para auxílio em manobras em marcha a ré
  • Capas dos retrovisores e maçanetas na co r do veículo
  • Carregamento de celular por indução
  • Cinto de segurança automático de três pontos para o banco traseiro central e laterais
  • Cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura e pré-tensionador
  • Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
  • Controle eletrônico de estabilidade (ESC) e Controle de tração (ASR)
  • Descansa braço central com porta-objetos , saídas traseiras do ar condicionado e USB para passageiros do banco traseiro
  • Detalhes internos do painel com acabamento em "chrome effect"
  • Detalhes internos em acabamento "Siberian"
  • Direção elétrica
  • Espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas
  • Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tilt down no lado direito
  • Externo, USB tipo C somente tomada(s) de carga
  • Faróis em LED com luz de condução diurna em LED integrada
  • Farol de rodagem diurna com controle automático das luzes e função Coming Home e Leaving Home automática
  • Fixação de assento de criança com sistema ISOFIX® e Top tether
  • Grade dianteira com detalhes cromados
  • Iluminação do porta-luvas
  • Iluminação no porta-malas
  • Indicador de controle da pressão dos pneus e sistema de frenagem automática pós-colisão ("Post collision brake")
  • Lanternas traseiras em LED
  • Limpador do vidro traseiro com temporizador
  •  Logotipo "TSI"
  •  Luzes de leitura dianteira e traseiras
  • Manopla da alavanca de câmbio em couro
  •  Motor 200 TSI
  • Norma de emissão, PL7 BR
  • Painel de instrumentos digital 8"
  •  Palhetas do limpador de para-brisa com design aerodinâmico
  • Para-sóis com espelhos iluminados para motorista e passageiro
  • Pneus 205/60 R16 92H resistência à rodagem otimizada
  • Rack de teto longitudinal na cor preta
  • Rodas de liga leve 16" Design Troia
  • Sensores de estacionamento traseiros
  • Sistema de alarme com comando remoto (Keyless)
  • Sistema de som touchscreen "Composition Touch" com APP-Connect
  • Sistema Start-Stop com reaproveitamento da energia de frenagem
  • Temporizador do limpador de parabrisa com sensor de luz
  • Transmissão automática de 6 velocidades
  • Travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e tampa de combustível
  • Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função "one touch" nos dianteiros
  • Volante multifuncional em couro com "shift-paddles"

Volkswagen Nivus Highline 200 TSI:

Itens da versão Comfortline +

  •  Ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura "Climatronic"
  •  Bancos revestidos em couro sintético
  •  Espelho retrovisor interno antiofuscante automático
  •  Espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas
  • Faróis de neblina em LED com função "Cornering Light" (luz de conversão estática)
  • Instrumento combinado digital ("Active Info Display")
  • Interface USB-C e tomada de carregamento USB
  • Rodas de liga leve 17" Design Cassino
  • Sensores de chuva e crepuscular
  • Sensores de estacionamento traseiros e dianteiros
  • Sistema "Kessy" - acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor
  • Sistema de som touchscreen "VW PLAY" com tela colorida de 10" e App-Connect
  • Tapetes adicionais em carpete (4)
  • Sistema detector de fadiga do motorista

Leia também: VW Virtus 170 TSI é redenção dos taxistas e rival que Onix Plus não queria

Quais os principais concorrentes do Volkswagen Nivus?

Jeep Renegade
O primeiro da lista que concorre fortemente com o Nivus é o Jeep Renegade, modelo de entrada da marca que possui um valor inferior em relação a Compass e Commander, e que é o responsável por brigar no degrau de baixo do segmento. Entre suas principais qualidades estão o acabamento e espaço interno, principalmente para a cabeça dos ocupantes.
Fiat Pulse
O Fiat Pulse incomoda o Nivus em sua versão de entrada. Quando chegou ao mercado, seu objetivo era desbancar o Volswagen, mas logo passou a missão para seu irmão de plataforma, o Fastback. O primeiro SUV nacional da Fiat tem preços mais baixos no mercado e rouba vendas do Nivus por ter melhor custo-benefício.
Chevrolet Tracker

O Chevrolet Tracker foi lançado praticamente ao mesmo tempo que o Volkswagen Nivus, e ambos seguem sem renovação desde então. O Tracker sempre está entre os SUVs mais vendidos do mercado, possui dois tipos de motorização turbinada e ainda ganhou as novas configurações RS e Midnight. para tentar decolar nas vendas. Chama atenção pelo visual esportivado e a multimídia de 8 polegadas bastante intuitiva e fácil de mexer.
Nissan Kicks
O Nissan Kicks recebeu um facelift recentemente e é outro que entra firme na briga dos SUVs. A proposta é bem diferente do Nivus, claro, mas é um SUV com bastante espaço interno, principalmente, de porta-malas, que o torna uma das principais opções para a família.
HR-V
O Honda HR-V acaba não sendo um concorrente direto do Nivus por causa dos preços elevados, mas ganhou uma nova geração e importantes novidades para se tornar uma opção desejada no mercado. O porte é maior, tem opções de motores 1.5 aspirado e 1.5 turbo. Para ser pedra no sapato do VW, o modelo tem desde a versão de entrada o Honda Sensing, que é o pacote de assistência de condução e segurança da marca.
Hyundai Creta

O Hyundai Creta tem visual controverso, mas é um dos queridinhos do brasileiro. Entre os SUVs mais vendido do Brasil desde que chegou com o novo visual, o modelo se destaca pelo acabamento interno e espaço na cabine. Seus motores são 1.0 turbo para as opções de entrada e intermediária, e 2.0 aspirado para a de topo. Lembrando que ele ainda tem no portfólio a opção Action, com visual antigo e motor 1.6 flex aspirado

Volkswagen Nivus - Preços e Versões:

Volkswagen Nivus Comfortline 200 TSI: R$ 125.890
Volkswagen Nivus Highline 200 TSI: R$ 141.890

Ficha técnica - Volkswagen Nivus

Motor: 1.0, dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12V, turbo, flex, duplo comando de válvulas com variação na admissão, injeção direta
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência: 116/128 cv a 5.500 rpm (G/E)
Torque: 20,4 kgfm de 2.000 a 3.500 rpm (G/E)
Peso/potência: 10,4/9,4 kg/cv (G/E)
Peso/torque: 58,8 kg/kgfm (G/E)
Câmbio: automático, 6 marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 10 segundos
Velocidade máxima: 189 km/h

Dimensões: 4.266 mm de comprimento, 2.566 mm de entre-eixos, 1.493 mm de largura, 1.757 mm de altura, 415 litros de porta-malas, 52 litros de tanque de combustível

Dados técnicos: Direção elétrica / suspensão dianteira: McPherson e molas helicoidais e suspensão traseira: eixo de torção com molas helicoidais / freios dianteiros a disco ventilados e traseiros a disco sólido / peso em ordem de marcha: 1.199 kg / carga útil: 451 kg 

Comentários