VW Nivus 2023: tudo sobre versões, equipamentos e preços do SUV cupê
O Nivus é o SUV de entrada da Volkswagen. O modelo foi lançado em 2020 e chamou atenção pelos títulos de SUV cupê e até smartcar. Com filas de esperas gigantescas pela alta demanda e falta de componentes devido a pandemia, pode se dizer que o Nivus fez o sucesso que se esperava. Afinal, ele foi um dos lançamentos mais importantes no mercado automotivo naquele ano.
Derivado do irmão Polo, o Nivus é um carro de porte compacto e foi a aposta da Volkswagen para ter mais expressividade no segmento de SUVs. O Nivus é o tipo de carro que agrada os que gostam de hatches, afinal, ele tem muito do irmão menor. Mas deixa a desejar para quem busca um porta-malas generoso como o de um sedan. E de quebra, ainda agrada quem curte a posição de dirigir mais alta de um SUV.
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Principais características do Volkswagen Nivus
Visualmente, ele é muito bem acertado e tem o design característico de um Volkswagen, combinando linhas sóbrias com um estilo aventureiro, quase esportivo. Além disso, entre os rivais na faixa de R$ 125.000, ele se destaca por ter uma das listas de equipamentos mais completas, falaremos um pouco mais sobre cada uma delas abaixo.
Como é o desempenho do Volkswagen Nivus?
Ambas as versões do VW Nivus trabalham com um motor 1.0 TSI já conhecido da fabricante alemã, que entrega 116/128 (G/E) cv de potência a 5.500 rpm e 20,4 (G/E) kgfm de torque entre 2.000 e 3.500 rpm. Para ir de 0 a 100 km/h, esse SUV precisa de exatos 10 segundos e pode chegar até 189 km/h. Para saber mais detalhes do desempenho do VW Nivus confira nossa avaliação completa aqui.
Como é o espaço interno do Volkswagen Nivus ?
Com o mesmo entre-eixos do Polo, o Volkswagen Nivus tem um espaço interno de hatch e ainda tem um agravante, por ser um SUV cupê, a linha do teto mais caída acaba comprometendo o espaço para pessoas mais altas que vão no banco traseiro.
Com três ocupantes na fileira traseira, o espaço é bem apertado, especialmente para quem vai no meio devido ao túnel central elevado. Por isso, o ideal é que em viagens longas, só tenha quatro ocupantes.
O acabamento interno também é um dos pontos de melhoria do Volkswagen Nivus até em sua versão mais cara. Ele ainda tem muito do design simplista do Polo e mais plástico duro do que é aceitável para um carro dessa faixa de preço.
Em contrapartida o porta-malas com 415 litros é um dos destaques positivos desse SUV, inclusive é maior que o do irmão maior T-Cross que tem somente 373 litros. O Nivus também leva vantagem neste quesito em relação ao Chevrolet Tracker, Jeep Renegade e Fiat Pulse.
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Quais os itens de série do Volkswagen Nivus?
Dentre os principais itens de série do Volkswagen Nivus estão: Controle de Cruzeiro Adaptativo com frenagem autônoma, seis airbags, carregamento de celular por indução, sensor de estacionamento traseiro, faróis e lanternas em LED, rodas de liga leve e aletas atrás do volante, confira abaixo a lista de equipamentos completa de cada versão:
Volkswagen Nivus Comfortline 200 TSI:
- "ACC" - Controle adaptativo de distância e velocidade com função de frenagem de emergência e monitoramento frontal
- "AEB" (City Emergency Brake ) - sistema autônomo de frenagem de emergência anti- colisão frontal (até 50 km/h)
- "ESS" - alerta de frenagem de emergência
- "HHC" (Hill Hold Control) - assistente para partida em aclive/subida
- 6 Airbags (2 frontais, 2 laterais nos bancos dianteiros e 2 de cortina)
- Alto-falantes (6)
- Antena para recepção AM/FM
- Apoios de cabeça dianteiros com ajuste de altura
- Apoios de cabeça no banco traseiro (3)
- Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen
- Banco do motorista com ajuste milimétrico de altura
- Banco traseiro com encosto rebatível bi-partido
- Bancos revestidos de tecido malharia
- Bolsa para bagagem no encosto do banco direito
- Câmera para auxílio em manobras em marcha a ré
- Capas dos retrovisores e maçanetas na co r do veículo
- Carregamento de celular por indução
- Cinto de segurança automático de três pontos para o banco traseiro central e laterais
- Cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura e pré-tensionador
- Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
- Controle eletrônico de estabilidade (ESC) e Controle de tração (ASR)
- Descansa braço central com porta-objetos , saídas traseiras do ar condicionado e USB para passageiros do banco traseiro
- Detalhes internos do painel com acabamento em "chrome effect"
- Detalhes internos em acabamento "Siberian"
- Direção elétrica
- Espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas
- Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tilt down no lado direito
- Externo, USB tipo C somente tomada(s) de carga
- Faróis em LED com luz de condução diurna em LED integrada
- Farol de rodagem diurna com controle automático das luzes e função Coming Home e Leaving Home automática
- Fixação de assento de criança com sistema ISOFIX® e Top tether
- Grade dianteira com detalhes cromados
- Iluminação do porta-luvas
- Iluminação no porta-malas
- Indicador de controle da pressão dos pneus e sistema de frenagem automática pós-colisão ("Post collision brake")
- Lanternas traseiras em LED
- Limpador do vidro traseiro com temporizador
- Logotipo "TSI"
- Luzes de leitura dianteira e traseiras
- Manopla da alavanca de câmbio em couro
- Motor 200 TSI
- Norma de emissão, PL7 BR
- Painel de instrumentos digital 8"
- Palhetas do limpador de para-brisa com design aerodinâmico
- Para-sóis com espelhos iluminados para motorista e passageiro
- Pneus 205/60 R16 92H resistência à rodagem otimizada
- Rack de teto longitudinal na cor preta
- Rodas de liga leve 16" Design Troia
- Sensores de estacionamento traseiros
- Sistema de alarme com comando remoto (Keyless)
- Sistema de som touchscreen "Composition Touch" com APP-Connect
- Sistema Start-Stop com reaproveitamento da energia de frenagem
- Temporizador do limpador de parabrisa com sensor de luz
- Transmissão automática de 6 velocidades
- Travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e tampa de combustível
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função "one touch" nos dianteiros
- Volante multifuncional em couro com "shift-paddles"
Volkswagen Nivus Highline 200 TSI:
Itens da versão Comfortline +
- Ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura "Climatronic"
- Bancos revestidos em couro sintético
- Espelho retrovisor interno antiofuscante automático
- Espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas
- Faróis de neblina em LED com função "Cornering Light" (luz de conversão estática)
- Instrumento combinado digital ("Active Info Display")
- Interface USB-C e tomada de carregamento USB
- Rodas de liga leve 17" Design Cassino
- Sensores de chuva e crepuscular
- Sensores de estacionamento traseiros e dianteiros
- Sistema "Kessy" - acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor
- Sistema de som touchscreen "VW PLAY" com tela colorida de 10" e App-Connect
- Tapetes adicionais em carpete (4)
- Sistema detector de fadiga do motorista
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Quais os principais concorrentes do Volkswagen Nivus?
Jeep Renegade
O primeiro da lista que concorre fortemente com o Nivus é o Jeep Renegade, modelo de entrada da marca que possui um valor inferior em relação a Compass e Commander, e que é o responsável por brigar no degrau de baixo do segmento. Entre suas principais qualidades estão o acabamento e espaço interno, principalmente para a cabeça dos ocupantes.
Fiat Pulse
O Fiat Pulse incomoda o Nivus em sua versão de entrada. Quando chegou ao mercado, seu objetivo era desbancar o Volswagen, mas logo passou a missão para seu irmão de plataforma, o Fastback. O primeiro SUV nacional da Fiat tem preços mais baixos no mercado e rouba vendas do Nivus por ter melhor custo-benefício.
Chevrolet Tracker
O Chevrolet Tracker foi lançado praticamente ao mesmo tempo que o Volkswagen Nivus, e ambos seguem sem renovação desde então. O Tracker sempre está entre os SUVs mais vendidos do mercado, possui dois tipos de motorização turbinada e ainda ganhou as novas configurações RS e Midnight. para tentar decolar nas vendas. Chama atenção pelo visual esportivado e a multimídia de 8 polegadas bastante intuitiva e fácil de mexer.
Nissan Kicks
O Nissan Kicks recebeu um facelift recentemente e é outro que entra firme na briga dos SUVs. A proposta é bem diferente do Nivus, claro, mas é um SUV com bastante espaço interno, principalmente, de porta-malas, que o torna uma das principais opções para a família.
HR-V
O Honda HR-V acaba não sendo um concorrente direto do Nivus por causa dos preços elevados, mas ganhou uma nova geração e importantes novidades para se tornar uma opção desejada no mercado. O porte é maior, tem opções de motores 1.5 aspirado e 1.5 turbo. Para ser pedra no sapato do VW, o modelo tem desde a versão de entrada o Honda Sensing, que é o pacote de assistência de condução e segurança da marca.
Hyundai Creta
O Hyundai Creta tem visual controverso, mas é um dos queridinhos do brasileiro. Entre os SUVs mais vendido do Brasil desde que chegou com o novo visual, o modelo se destaca pelo acabamento interno e espaço na cabine. Seus motores são 1.0 turbo para as opções de entrada e intermediária, e 2.0 aspirado para a de topo. Lembrando que ele ainda tem no portfólio a opção Action, com visual antigo e motor 1.6 flex aspirado
Volkswagen Nivus - Preços e Versões:
Volkswagen Nivus Comfortline 200 TSI: R$ 125.890
Volkswagen Nivus Highline 200 TSI: R$ 141.890
Ficha técnica - Volkswagen Nivus
Motor: 1.0, dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12V, turbo, flex, duplo comando de válvulas com variação na admissão, injeção direta
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência: 116/128 cv a 5.500 rpm (G/E)
Torque: 20,4 kgfm de 2.000 a 3.500 rpm (G/E)
Peso/potência: 10,4/9,4 kg/cv (G/E)
Peso/torque: 58,8 kg/kgfm (G/E)
Câmbio: automático, 6 marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 10 segundos
Velocidade máxima: 189 km/h
Dimensões: 4.266 mm de comprimento, 2.566 mm de entre-eixos, 1.493 mm de largura, 1.757 mm de altura, 415 litros de porta-malas, 52 litros de tanque de combustível
Dados técnicos: Direção elétrica / suspensão dianteira: McPherson e molas helicoidais e suspensão traseira: eixo de torção com molas helicoidais / freios dianteiros a disco ventilados e traseiros a disco sólido / peso em ordem de marcha: 1.199 kg / carga útil: 451 kg
Jornalista Automotivo