Toyota SW4 GR-S faz cara de esportivo para assustar o Jeep Commander
A Toyota apresentou nesta quarta-feira (8) o SW4 GR-SPort ou GR-S. A versão esportivada tem assinatura da divisão esportiva Gazoo Racing e chega por R$ 415.790, com visual diferente das versões de entrada e tentando se emancipar da picape média Hilux - com quem compartilha plataforma e motor.
O visual é o mesmo do Fortuner, assinatura que o SUV recebe em países do sudeste asiático. Os faróis de LED são mais afilados e integram luzes de condução diurna de LED. Tudo para mostrar que está mais vivo do que nunca na briga dos SUVs médios de sete lugares contra o Jeep Commander TD380.
Cara de mau
A grade dianteira é bipartida e o pára-choque é todo remodelado, mais robusto e com grandes alojamentos para os faróis de neblina. Para complementar o balanço dianteiro, a versão ganha luzes de posição na parte inferior do pára-choque e difusores de ar.
O SUV ainda conta com acabamento das caixas de roda na cor da carroceria, rodas pintadas em tom escurecido, um grande spoiler traseiro, difusor no pára-choque traseiro e assinatura GR-S em todas as partes. Há duas opções de pintura para a versão: inteiramente preta ou bicolor com base branco pérola e teto preto.
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Por dentro, pouco muda. O SW4 mantém o quadro de instrumentos analógico com tela de 4,2 polegadas para o computador de bordo, além da central multimídia de 8” compatível com Android Auto e Apple CarPlay via cabo.
No entanto, ganha revestimento em suede e assinatura GR-S nos bancos, carregador por indução para celulares e ar-condicionado digital de duas zonas.
A versão ainda incorpora os novos sistema de câmera 360º, alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta de ponto cego e sistema de pré-colisão com detecção de pedestres e ciclistas, que já equipam a linha 2022 da Hilux.
O SUV ainda ganha um sistema de abertura com os pés para o porta-malas, no estilo hands free.
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Esportivo em um detalhe
O trem de força segue sendo já conhecido 2.8 quatro-cilindros 16V turbodiesel, com injeção direta do tipo Common Rail, que rende 204 cv de potência (a 3.400 rpm) e 50,9 kgfm de torque (a 2.800 rpm), gerenciado por um câmbio automático de seis marchas.
Com isso, o SW4 mantém a aptidão off-road com opções de tração 4x2, 4x4 e 4x4 com reduzida, acionada eletronicamente.
As dimensões foram igualmente mantidas, com 4.795 mm de comprimento, 1.855 mm de largura, 1.835 mm de altura e 2.745 mm de entre-eixos. Assim como os ângulos de ataque (29º), ângulo de saída (25º) e a altura livre do solo (279 mm).
Mas há um detalhe surpreendente que ao SW4 GR-S um toque esportivo de verdade: a Toyota deu, de maneira exclusiva à versão, uma suspensão traseira tipo 4-link, esportiva e com molas helicoidais, no lugar do eixo rígido com feixe de molas, típico de utilitários construídos sobre chassi.
De acordo com a marca, o conjunto permite uma condução melhor, com menos rolagem de carroceria e mais estabilidade no contorno de curvas.
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Toyota SW4 2022 - versões e preços
SW4 SRX (5 lugares): R$ 382.290
SW4 SRX (7lugares): R$ 389.790
SW4 Diamond: R$ 406.790
SW4 GR-S: R$ 415.790
Toyota SW4 2022 - Itens de série
SW4 SRX (5 lugares)
Visual: estribos laterais, spoiler traseiro, barras longitudinais no teto, faróis de LED com luzes de condução diurna de LED, faróis de neblina dianteiros de LED e lanternas traseiras de LED,
Conforto: abertura elétrica do porta-malas, ar-condicionado digital de duas zonas com dutos para a segunda fileira, ajuste elétrico para os bancos do motorista e passageiro dianteiro, bancos ventilados, bancos rebatíveis e reclináveis, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, compartimento refrigerado no painel, descansa-braço dianteiro e traseiro, faróis com sistema “follow me home” e facho dos faróis nivelado automaticamente.
Tecnologia: computador de bordo em tela de 4,2” de TFT, modos de condução Eco, Normal e Sport, central multimídia de 8” polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay via cabo, câmera 360º e chave presencial e partida por botão.
Segurança: desembaçador traseiro, piloto automático adaptativo (ACC), sete airbags, assistente de pré-colisão com detecção de pedestres e ciclistas com alerta sonoro, visual e frenagem autônoma, assistente de descida, assistente de subida, assistente de reboque, controle de tração e estabilidade, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, freios ABS com distribuição EBD e sistema BAS, alerta de ponto cego, alerta de mudança de faixa, alerta de tráfego cruzado e Isofix.
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SW4 SRX (7 lugares)
Itens da SRX de cinco lugares mais: dutos de ventilação do ar-condicionado para a terceira fileira.
SW4 Diamond (7 lugares)
Itens da SRX de sete lugares mais: abertura elétrica do porta-malas com sensor de presença, carregador por indução e duas portas USB traseiras para carga lenta.
SW4 GR-S (7 lugares)
Itens da Diamond de sete lugares mais: acabamento exclusivo GR-S e suspensão traseira com molas esportivas.
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Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.