Toyota Etios dá adeus pela segunda vez. Relembre sua história

Compacto teve mais de 680 mil unidades produzidas no Brasil, ficando marcado pela confiabilidade e boa dirigibilidade
Diego Dias
Por
04.08.2023 às 18:53
Compartilhe:
Compacto teve mais de 680 mil unidades produzidas no Brasil, ficando marcado pela confiabilidade e boa dirigibilidade

Agora é para valer: o Toyota Etios dá seu adeus definitivo. Isso porque, apesar do modelo ter sido aposentado do mercado no Brasil em 2021, só agora ele teve seu fim decretado de forma definitiva. A montadora afirma que o último Etios sairá da linha de montagem em 31 de agosto.

Quando foi tirado de linha no mercado nacional, o modelo ainda dava seus últimos suspiros na fábrica da marca japonesa em Sorocaba (SP), onde ainda era produzido com a carroceria hatch para exportação a outros países. É o fim de um ciclo de um modelo que, se não marcou o mercado, teve um bom número de vendas e ainda ficou conhecido pelo bom espaço interno e confiabilidade – algo inerente à marca.

Você também pode se interessar por:

Sem mais delongas, vamos relembrar os destaques da história do Toyota Etios, modelo que foi vendido com carroceria hatch e sedan ao longo de nove anos no Brasil (2012- 2021), mas que resistiu na fábrica de Sorocaba por 11 anos.

Estreia do Etios

O Toyota Etios estreou no mercado nacional em setembro de 2012, momento em que a Toyota oferecia por aqui apenas modelos maiores e com grande reputação: Corolla e Hilux. A ideia da marca era conquistar um grande volume no segmento de entrada com seu Etios e Etios Sedan, até então inexplorado. 

É importante lembrar que, há 11 anos, o mercado brasileiro de veículos compactos era formado por famílias importantes como Volkswagen Gol-Voyage, Fiat Palio-Siena, Ford Ka, Nissan March, bem como os mais novos Hyundai HB20 e Chevrolet Onix-Prisma.

O que acabava “pegando” para o Toyota Etios era seu design pouco inspirado. De origem indiana, seu projeto contava com design de linhas quadradas, dotado de faróis igualmente quadrados e lanternas enormes no hatch. O visual não melhorava na versão sedan com porta-malas bem retos e com balanço traseiro longo, sem contar o Etios Cross – variante aventureira que deixava seu estilo ainda mais carregado.

Obviamente com todo esse pacote não era nenhum símbolo de design agradável, sem contar o painel de instrumentos posicionado na parte central – uma economia para atender países ocidentais e de mão inglesa.

As primeiras unidades chegavam ao Brasil em 2012 com instrumentação com fundo branco e iluminação verde, que não era a melhor opção para boa visibilidade. Isso melhorou na linha 2014, quando o painel de instrumentos adotou fundo escuro com tons de azul e assim melhor visibilidade.

Na linha 2014, ainda chegava a série especial Platinum, que era baseada na versão mais cara XLS. Tempos depois ela acabou virando versão topo de linha do Etios e Etios Sedan. No ano seguinte, como linha 2015, subia de nível ao receber o mesmo volante do Corolla, bem como medidor de combustível digital.

Na linha 2017, a família Etios passava a oferecer painel digital, bem mais completo que os antigos mostradores analógicos. Embora continuassem na posição central, o display era bem interessante e contava com o velocímetro digital na posição esquerda, enquanto à direita ficava o conta-giros e um marcador de consumo, além do computador de bordo que podia até ser configurado para mostrar o custo em R$ da viagem. A configuração Platinum voltou à gama, mas com visual exclusivo.

Logo no começo de 2017, a marca japonesa lançou a linha 2018 do Etios, que recebeu boa mudanças de design que perdurariam até o final de sua vida. Dessa maneira, o estilo apresentado na série especial Platinum anteriormente era aplicado em todas as versões.

O para-choque era mais agressivo por conta da maior tomada de ar inferior, enquanto a grade frontal ficou maior na porção central. O para-choque traseiro também mudava. As novidades de estilo serviram para dar um ar de novidade à dupla, que acabou embalando um pouco mais nas vendas.

Motores

Embora seu visual fosse um tanto controverso, o Etios se destacava pela dirigibilidade e bom desempenho de seus motores flex. As versões mais simples usavam o motor 1.3, que entregava 84/90 cv de potência (gasolina/etanol) e 11,9/12,8 kgfm de torque.

Já as configurações mais caras, por sua vez, vinham com o motor 1.5 de 92 cv/96 cv de potência (G/E) e 13,9 kgfm de torque com ambos os combustíveis. As opções de câmbio passavam pela caixa manual de cinco marchas ou automático de quatro velocidades.

Na linha 2017 o Etios recebeu motores 1.3 e 1.5 com atualizações importantes como comando duplo com variador de fase (não mais somente na admissão), o que fazia a potência máxima saltar de 90 cv para 98 cv no 1.3 e de 96 cv para 107 cv no 1.5, isso sempre abastecido com etanol. A transmissão manual passava a ser de seis marchas.

Qualidades

Apesar do estilo passar longe de ser um ponto forte, o Toyota Etios tinha sim suas qualidades. Os motores 1.3 e 1.5 podiam não empolgar muito na ficha técnica, só que a realidade era outra na prática e o Etios até surpreendia pelo vigor de ambos os motores.

Além da boa resposta, os propulsores entregavam um bom consumo de combustível. Os motores foram até adotados em outros modelos: Yaris e Yaris Sedan, que estão à venda até hoje no mercado nacional.

Não dá para deixar de falar do amplo espaço interno do Etios, principalmente quando falamos de largura – uma boa herança do seu visual quadradão. O Etios hatch tinha 2.460 mm de entre-eixos, o que é apertado para os padrões atuais, mas até que o aproveitamento de espaço era bem realizado.

O destaque mesmo era o Etios Sedan, que chegava a ter 9 cm a mais de entre-eixos, chegando aos 2.550 mm. Com isso, oferecia amplo espaço para as pernas, seguindo a escola do Renault Logan e Nissan Versa. O porta-malas com seus 562 litros também se destacava. Essas qualidades o tornaram figurinha carimbada em pontos de táxi e depois por motoristas de aplicativo.

Não tem como deixar de falar que herdou um dos grandes motes da Toyota: confiabilidade e durabilidade. Teve até registros do modelo ter alcançado mais de 1 milhão de quilômetros rodados sem qualquer problema relevante.

Veja o histórico de vendas do modelo, nas duas carrocerias, de 2012 até 2021:

  • 2012: 4.353 unidades (hatch) / 2.615 unidades (sedan)
  • 2013: 34.801 / 27.236
  • 2014: 38.809 / 27.604
  • 2015: 35.313 / 26.052
  • 2016: 37.974 / 29.791
  • 2017: 41.986 / 31.395
  • 2018: 27.847 / 21.207
  • 2019: 18.963 / 13.305
  • 2020: 8.699 / 5.308
  • 2021: 1.096 / 1.714

Último suspiro

Com produção marcada para acabar em 31 de agosto na fábrica da marca em Sorocaba (SP), o Toyota Etios dará adeus de vez para a linha de montagem – desde 2021 ele é feito apenas para exportação. A Toyota afirma que dará lugar a um inédito modelo compacto híbrido flex que, como a Mobiauto antecipou, terá um propulsor híbrido 1.5 de 113 cv.

A Toyota explica que fará um ajuste na linha de produção e que o encerramento da produção do Etios não vai afetar os empregos ou mesmo a operação do complexo fabril no interior paulista. O compacto foi importante para a marca japonesa ganhar experiência no segmento, sem contar que em 11 anos mais de 680 mil unidades da dupla Etios/Etios Sedan foram produzidas. Desse montante, mais de 240 mil foram exportados.

Comentários