Segredo: Hyundai HB20 terá uma nova geração e já tem data para chegar
A Hyundai se prepara para investir pesado no Brasil. A marca já anunciou o investimento de US$ 1,1 bilhão, e terá desde novos importados por aqui até novos produtos nacionais. Entre eles, a nova geração do HB20.
O hatch da Hyundai mudará mais uma vez de visual. Lançado em 2012, o HB20 já mudou pelo menos três vezes de cara, sendo as duas últimas as reestilizações mais profundas. Fontes próximas a marca revelaram à Mobiauto que o modelo receberá uma nova geração e que ela já está em desenvolvimento, ainda que não tenha sido visto nenhum protótipo rodando pelo país.
Sua data de chegada não é um mistério. Seu SOP, sigla que indica o início de produção de um veículo, está datado para 2025. A expectativa é de que ele seja lançado pela Hyundai ainda no ano que vem, mas pode ficar para o início de 2026.
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A nova geração do Hyundai HB20 não terá mais a companhia da versão sedan. Isso mesmo, o HB20S não seguirá no mercado e será descontinuado.
A montadora substituirá o modelo por um SUV cupê rival de VW Nivus, Citroën Basalt e Fiat Fastback. Ele será criado a partir da base do HB20 e terá início de produção também no ano que vem, como a Mobiauto já contou em detalhes neste outro artigo.
Seu visual ainda é uma incógnita, mas podemos esperar por linhas parecidas com a de Kona e Bayon, na dianteira. Isso quer dizer que o modelo poderá ter o conjunto de iluminação dividido em dois níveis, com os faróis principais posicionados no para choque. Ele deve ter peças inspiradas no Santa Fe também.
A expectativa é de que a parte traseira tenha um novo esquema de lanternas para acabar com a polêmica da seta no para-choque. A solução deve ser posicionar a iluminação entre a tampa do porta-malas e o vidro traseiro.
Por dentro, o modelo deve receber ainda um novo desenho dos painéis frontal e das portas. Já as telas de cluster de instrumentos e multimídia podem crescer.
A oferta de motores deve seguir a mesma que vemos atualmente. No entanto, o novo HB20 pode ter mais versões turbinadas que aspiradas, seguindo o que a Volkswagen faz com o Polo atualmente.
Vale lembrar que a usina 1.0 aspirada flex rende até 80 cv de potência e 10,2 kgfm de torque, sempre gerenciada por uma caixa manual de cinco marchas. Enquanto a 1.0 turbinada entrega até 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque, com opções de transmissão manual ou automática de 6 marchas.
O motor 1.0 turbo pode ser atualizado e contar com uma injeção direta da família SmartStream, que é uma evolução da usada nos propulsores da família Kappa, usado no hatch. Essa aplicação já existe no Brasil, no Kia Stonic.
O hatch deve também receber versões híbridas, como informado primeiro pelo Jornal do Carro, do Estadão. A arquitetura deve ser simples, com um sistema leve que substitui o alternador e o motor de partida por um motor elétrico e uma bateria de baixa capacidade.
Aqui entra de novo o Kia Stonic. Afinal, a tecnologia deve ser bem próxima a do SUV, que permitirá o motor 1.0 turbo entregar 20,4 kgfm de torque, mantendo a potência atual.
Fotos meramente ilustrativas
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.