Os carros elétricos com maior autonomia no Brasil
Os carros elétricos, até poucos anos atrás, pareciam uma realidade distante no Brasil. Hoje em dia, podem ainda não estar entre os veículos mais vendidos em nosso mercado, mas já se tornaram os primeiros ou um dos primeiros da fila quando o assunto é inovação ou aspiração.
Além disso, cada vez mais, o público brasileiro tem mostrado interesse por modelos e até marcas novas, quando se trata de automóveis elétricos. No entanto, antes de realizar a aquisição de um automóvel elétrico, diversos aspectos precisam ser estudados. O consumo, a autonomia e a infraestrutura de recarga podem ser considerados os temas mais cruciais.
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Com os automóveis elétricos, as montadoras tentam, cada vez mais, unir beleza a um bom pacote de equipamentos, acabamento sofisticado, desempenho e maior alcance possível com apenas uma recarga.
Por isso, a Mobiauto resolveu listar os carros elétricos com maior autonomia no Brasil, de acordo com dados divulgados pelo Inmetro. Todos os dados listados a seguir são de veículos leves homologados no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), autorizados a ostentar a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE).
Os 10 carros elétricos com maior autonomia no Brasil em 2023
Posição | Modelo | Autonomia |
1. | BMW
iX xDrive 50 | 528 km |
2. | BMW i7 versão xDrive60 | 479 km |
3. | BMW
iX versão M60 |
431 km |
4. | BMW i4 versão 40 | 422 km |
5. | Mercedes-Benz - EQS 450 | 411 km |
6. | Chevrolet Bolt | 390 km |
7. | BMW
iX3 | 381 km |
8. | Ford Mustang Mach E | 379 km |
9. | Chevrolet Bolt EUV | 377 km |
10. | BYD Seal | 372 km |
Carros elétricos com maior autonomia no Brasil por segmento
Aproveitamos para apontar os automóveis com maior autonomia no Brasil por categoria (conforme a denominação dada pelo Inmetro): Subcompacto, Compacto, Médio, Grande, Extra Grande, Utilitário Esportivo Compacto, Utilitário Esportivo Grande, Utilitário Esportivo Grande 4x4, Comercial, Picape e Esportivo. Confira:
Categoria | Modelo | Autonomia |
Subcompacto | Fiat 500e | 227 km |
Compacto | Peugeot e-208 GT | 220 km |
Médio | Chevrolet Bolt | 390 km |
Grande | BYD Seal | 372 km |
Extra grande | BMW iX xDrive 50 | 411 km |
Utilitário esportivo compacto | JAC e-JS4 | 256 km |
Utilitário esportivo grande | BYD Tan | 309 km |
Utilitário Esportivo Grande 4x4 | Volvo XC40 | 352 km |
Comercial | Fiat E-Scudo Cargo / Citroën E-Jumpy | 289 km |
Picape | JAC iEV330P | 226 km |
Esportivo | Porsche
Taycan 4GTS | 318 km |
A categoria denominada pelo Inmetro como Extra Grande engloba
diversos modelos e inclui desde o SUV grandalhão Audi Q8 e-tron até o sedan BYD Seal, passando pelo SUV cupê Ford Mustang Match-E e
foi a que mais se destacou em relação aos carros elétricos com maior autonomia.
Vendas em crescimento
No acumulado do ano passado, o emplacamento de veículos elétricos a bateria (BEV) aumentou 197% em relação a 2021. Foram 8.458 veículos emplacados. Em 2021, o total de veículos elétricos emplacados foi de 2.851 unidades. Em 2020, a venda de elétricos, no Brasil inteiro, somou apenas 801 veículos.
Em 2023, já tivemos mais de 7.000 emplacamentos de elétricos a bateria. Os dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) mostram que, aos poucos, o brasileiro tem entrado no mercado de elétricos e a tendência da categoria, para os próximos anos, é de crescimento, com novos modelos e marcas chegando ao Brasil.