Onze carros que saíram de linha no Brasil em 2020
O ano de 2020 foi dos mais estranhos e desafiadores para a indústria de carros, especialmente num mercado como o do Brasil, que tem se mostrado cada vez mais frágil e volátil nos últimos anos.
Com a inesperada crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, muitas empresas congelaram investimentos e resolveram dar sobrevida a modelos que deveriam estar com dias contados, mas, por serem projetos rentáveis, seguiram em linha e até ganharam novo fôlego. VW Gol e Fiat Uno estão aí para não deixar mentir.
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Ainda assim, alguns produtos perderam tanto o apelo ou estavam tão antigos e desgastados que não tiveram forças para chegar ao fim do ano. A Mobiauto lista aqui dez deles, com foco em marcas generalistas. Lembrou de algum que não mencionamos? Cite nos comentários.
Chevrolet Cobalt
Este deixou oficialmente o catálogo da marca da GM em março deste ano, sobrepujado que foi pela chegada do primo mais novo Onix Plus. Em pouco mais de oito anos de mercado, sempre com produção em São Caetano do Sul (SP), foram quase 280 mil unidades comercializadas.
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Citroën C3
Este ainda conta na lista de veículos zero-quilômetro da marca, mas apenas pela existência de estoque residual. Segundo o site Autos Segredos, já não há mais produção do hatch altinho em Porto Real (RJ). A PSA já prepara o local para começar a fabricar em série, no princípio de 2021, a nova geração do compacto, a ser lançada em meados do ano que vem.
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Citroën Aircross
O mesmo acontece com o monovolume Aircross, que perdeu o sentido no mercado após a chegada do C4 Cactus. Este, porém, deve receber um substituto apenas em 2022.
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Citroën C4 Lounge
Importado da Argentina, o sedan médio perdeu muito terreno nos anos recentes, e nem a reestilização aplicada em 2018 o salvou do ostracismo. Também consta no catálogo apenas por estoque remanescente, tendo emplacado apenas 22 unidades em novembro e menos de 340 no acumulado dos 11 primeiros meses do ano.
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Fiat Weekend
Sua aposentadoria já estava prevista desde 2019, devido à adoção de cintos de três pontos e encostos de cabeça para todas as posições do automóvel como itens obrigatórios nos modelos fabricados e vendidos no país, assim como ganchos Isofix para cadeirinhas infantis.
A produção foi oficialmente encerrada no fim de janeiro, no limite da vigência da nova legislação. Com sua extinção, morreu também, de maneira deprimente, o mercado de peruas generalistas no país.
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Ford Fusion
O sedan grande que era trazido do México juntou-se a Fiesta, Fiesta Sedan, Focus, Focus Fastback e Ranger flex na ampla lista de modelos que a Ford tirou de linha do Brasil nos últimos dois anos. E será substituído por um SUV: o Bronco Sport, que chegará para ocupar sua faixa de preços, acima de R$ 200 mil.
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Hyundai Elantra
O mercado de sedans médios está definitivamente definhando e, justamente por isso, o grupo Caoa resolveu parar de importar o Elantra ao Brasil, após vender meras 82 unidades dele em 2019. O fim de linha jamais foi oficializado, mas o fato é que ele deixou a lista de carros novos da Hyundai em janeiro.
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Nissan March
Esta notícia pegou muitos de surpresa. Em setembro, a Nissan confirmou que encerrara a produção do compacto March em Resende (RJ), sem previsão de lançar um substituto. Até há um pequeno SUV planejado para assumir o seu lugar, o indiano Magnite, mas ele só deve aportar por aqui em 2022.
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Toyota Prius
Com o lançamento da nova geração do Corolla, incluindo uma inédita variante híbrida flex, a saída de cena do Prius, antes o grande carro-chefe do projeto de eletrificação da marca no país e carro híbrido mais vendido de nosso mercado por alguns bons anos, tornou-se bola cantada.
Ele emplacou meras duas unidades em outubro e zero em novembro, totalizando 53 nos 11 primeiros meses do ano. Não deve demorar a sair da lista de preços públicos sugeridos da fabricante japonesa.
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VW Golf
Outro que já se encontrava há tempos na berlinda: no fim de 2019, a Volkswagen encerrou a produção do Golf nacional em São José dos Pinhais (PR) e trouxe da Europa um lote com 99 unidades do híbrido GTE para ser oferecido ao longo de 2020.
O estoque encalhou nas lojas, a marca vendeu 70 unidades para a locadora Unidas e o retirou de linha em dezembro, após 25 anos de trajetória do hatch médio por aqui. Deixou, assim, os entusiastas mais fervorosos da marca apenas a saudade.
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VW Passat
Antes um fastback fabricado localmente, vinha sobrevivendo no Brasil como sedan grande premium nos últimos 25 anos, sempre importado da Alemanha. Seu ciclo no Brasil acabou em agosto deste ano.
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Bônus: câmbio automatizado de uma embreagem
Em outubro, a Fiat matou a versão 1.3 GSR do sedan compacto Cronos, encerrando a existência de veículos leves com câmbio automatizado de uma embreagem no Brasil.
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Jornalista Automotivo