Nova placa Mercosul? Entenda o que está em debate no Senado
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado vai começar uma audiência pública para discutir a volta do nome da cidade e do estado onde o veículo está emplacado. A localidade de origem do veículo foi suprimida na placa Mercosul adotada no Brasil em 2018. A audiência será nesta terça (9) às 14h.
Você pode se interessar por:
- Donos de veículos roubados já podem ter seu IPVA reembolsado
- Como calcular o consumo de combustível do carro?
- Número da CNH: o que é e onde fica?
- Multa por furar sinal vermelho: valor, penalidade e tolerância
A iniciativa do debate é do senador Omar Aziz (PSD-AM). Autor do PL 3.214/2023, o senador Esperidião Amin (PP-SC) considera que a informação do local de registro do veículo é importante para as autoridades de trânsito e de segurança pública identificarem com facilidade o motorista que cometeu infrações ao volante, roubos, furtos e outros crimes relacionados ao transporte.
O projeto tramita na CAE e conta com o voto favorável do relator, senador Lucas Barreto (PSD-AP).
Para participar da audiência, qualquer pessoa pode enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portale‑Cidadania , que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo.
A placa Mercosul foi criada para ser menos propenso a fraudes. A nova placa tem tecnologias como QR Code, ondas em relevo e marcas d'água que dificultam significativamente a sua falsificação e também a dos documentos veiculares.
Outra razão que motivou a mudança foi para que países do bloco econômico Mercosul tivessem uma placa padronizada.
Jornalista Automotivo