Nissan Kicks x Hyndai Creta
Os dois carros são de marcas orientais: uma é japonesa e a outra é coreana. O Nissan Kicks, é fabricado em Resende no Rio de Janeiro e o Hyndai Creta, em Piracicaba, São Paulo. Vamos comparar as versões topo de linha 2019 de cada modelo: O Kicks SL Pack Tech e o Creta Prestige. O primeiro está custando R$103.390,00, e o segundo, R$ 104.990,00.
Versões Nissan Kicks 2019
1.6 S MT: R$ 75.790,00
1.6 S MT Pack Safety: R$ 76.990,00
1.6 S CVT: R$ 84.390,00
1.6 SV CVT: R$ 91.390,00
1.6 SV Pack Plus: R$ 94.390,00
1.6 SL CVT: R$ 100.990,00
1.6 SL Pack Tech: R$ 103.990,00
Versões Hyndai Creta
Attitude: R$ 78.990,00
Smart: R$ 84.490,00
Pulse Plus: R$ 92.990,00
Prestige: R$ 104.990,00
Design
Os dois SUVs têm um visual agradável, equilibrado e bem aerodinâmico. O Nissan Kicks topo de linha traz a opção de pintura em duas tonalidades, com teto em preto, cinza ou laranja. O SUV da Nissan possui faróis com uma assinatura em LED; já o SUV da Hyundai, faróis com refletor em LED e máscara cromada. Ambos, com acendimento automático. No Kicks, as lanternas são em formato de bumerangue, trazendo um ar de esportividade ao carro. E o Hyundai Creta, as lanternas são Clear Type, que simulam LED. Os dois são equipados de rodas de liga leve diamantadas. No Kicks, elas são pintadas de preto brilhante por dentro, combinando com o teto e retrovisor.
Por dentro, o Kicks é bastante sofisticado. O acabamento do painel é todo em soft touch. Além disso, na versão SP Pack Tech, tem a opção do interior em 3 cores: preto, bege claro ou escuro, isso vale para a cor do revestimento dos bancos. Já o Creta, possui um acabamento mais simples. Tem tanto plástico rígido como couro. Os bancos são revestidos de couro na cor marrom; os apoios de braço nas portas e no console central, couro na cor preta. Apesar da simplicidade do interior, possui porta-óculos, um recurso funcional para quem usa óculos escuros ou de grau.
Tamanho e Conforto
No Kicks, os bancos dianteiros vêm com tecnologia gravidade zero, que foram projetados baseados em estudos na Nasa com o objetivo de reduzir o impacto e proteger a musculatura, promovendo um conforto maior aos ocupantes. Lembrando que só o assento do motorista possui ajuste de altura. Já no Creta, os bancos também só ajuste de altura. A Vale que ressaltar, que o volante dos dois carros tem ajuste de altura e profundidade.
Na traseira, os dois carros possuem 3 encostos de cabeça, sistema Isofix e cintos de 3 pontos. porém o assoalho do Kicks é mais plano. Ambos acomodam bem 3 pessoas, porém o Creta possui o túnel central um pouco elevado que pode incomodar quem senta no meio. Em contrapartida, o Creta oferece saída de ar condicionado para os ocupantes do banco traseiro. De porta-malas, Kicks e Creta oferecem um bom tamanho, já que estamos falando de um SUV. A diferença de capacidade de um pra outro é um litro de capacidade. O Kicks tem 432, o Creta, 431.
Tecnologia
O Kicks possui cluster analógico-digital com display multifuncional, que mostra várias informações do veículo como consumo de combustível, temperatura do motor, bússola, GPS, entre outras. A central multimídia vem com tela de 7 polegadas e com o sistema Multi-App, que não é compatível a Apple Car Play nem Android Auto, mas possibilita conexão com Waze e Spotify, através de acessos pessoais. Ele vem com um sistema de 4 câmeras, possibilitando uma visão 360° do veículo. Além disso, tem os sensores de ré que indicam a presença de objetos próximos ao carro.
O Creta possui painel de instrumentos relativamente simples com computador de bordo e velocímetro e conta-giros analógicos. Possui central multimídia com sistema BlueMedia com tela de 7 polegadas, com Apple CarPlay e Android Auto, e TV Digital. Vale ressaltar que quando o carro está em movimento, apenas o som funciona, pois a imagem da tv é desativada. Também tem sensor de estacionamento e câmera de ré.
Dirigibilidade, Potência e Consumo
O Kicks vem equipado com o motor 1.6, 16 válvulas, que rendem 114 cavalos, e 15,5 kgfm de torque. Para uso urbano, o motor dá conta do recado, não espere um desempenho esportivo. A transmissão é automático CVT de 6 velocidades. A vantagem do CVT é que quase não se sente a troca de marcha, mantendo uma aceleração constante sem solavancos. Um recurso que o Kicks deixa a desejar é o piloto automático.
Por outro lado, o Creta Prestige tem piloto automático e ainda possui motor superior de 2.0, bem esperto e quando você precisar acelerar mais, por exemplo em uma ultrapassagem, ele não vai deixar o motorista na mão. Ele chega a 166 cavalos de potência no álcool, e 156, na gasolina. E de torque, 20.5 kgfm no álcool, e 19.1, na gasolina. O câmbio do Creta é automático de 6 marchas, podendo fazer as trocas manuais. Ambos possuem tração dianteira e direção elétrica. São carros com cara de off-road, mas possuem características de uso urbano.
Segurança
O Kicks é considerado completo quando se trata de tecnologia na parte de segurança. Ele vem com detector de objetos em movimento, alerta inteligente de colisão frontal e sensor de estacionamento. Além de controle de tração e estabilidade e assistente inteligente de frenagem. O Creta não fica para trás. Ele oferece controle de tração, sinalização de frenagem de emergência e assistente de partida em rampa.
Qual Comprar?
No comparativo entre as duas versões topo de linha dos SUVs Nissan Kicks e Hyndai Creta, ambos se destacam pela beleza e estilo. Os dois possuem conforto e espaço adequados para viagens mais longas e uso diário na cidade. Os modelos trazem recursos de conectividade semelhantes, sendo o Creta mais completo com a TV Digital. Para o desempate, entra em ação o critério desempenho, já que ambos têm a mesma faixa de preço. Nesse quesito o Creta Prestige leva a melhor, com o motor Nu 2.0 mais potente.
Talvez você também se interesse:
Avaliação Nissan Kicks
Avaliação do Jeep Renegade
10 SUVs 2019 de até 100 mil