Jeep Compass será elétrico e fabricado longe daqui na próxima geração
Nova plataforma da Stellantis fará Jeep Compass ter opção elétrica em sua próxima geração e poderá ser fabricado longe do Brasil. A Stellantis finalmente apresentou a primeira plataforma inédita do conglomerado e pensada para carros eletrificados, a STLA Medium, que será a base do SUV nos próximos anos.
Essa plataforma é modular e abrigará carros híbridos e elétricos com entre-eixos entre 2,7 m e 2,9 m, e comprimento total entre 4,3 m e 4,9 m. Medidas em que se encaixam as próximas gerações de Peugeot 3008 e Jeep Compass, que vão compartilhar a mesma base.
Você pode se interessar por:
- Renault Mégane E-Tech: 13 detalhes que deixam o Duster de boca aberta
- BYD já tem um EcoSport (elétrico) para montar em antiga fábrica da Ford
- Avaliação: Caoa Chery Tiggo 8 2023, Max Drive à prova em teste de 1.200 km
- Novo VW T-Cross: quais novidades vêm ao Brasil e quais ficaremos sem
Executivos da Jeep informaram ao site Auto Express no ano passado, que o Compass deve aproveitar as medidas da STLA Medium para ficar um pouco maior do que é atualmente e abrir espaço para o crescimento do Renegade. Isso vai facilitar o encaixe do Avenger como SUV de entrada da marca em alguns mercados.
Atualmente, o Compass mede em comprimento, 4,40 m. A plataforma também poderá servir para ampliar o entre-eixos do SUV, chegando ao menos aos 2,7 m e resolvendo o problema de espaço perante os concorrentes.
Novo Compass será mais potente
A STLA Medium será parte de uma família de plataformas. Entre elas, haverá a STLA Small dedicada a carros menores, voltados para uso urbano, a STLA Large, que será dedicada para veículos de alta performance e, por fim, a STLA Frame será usada em picapes.
No caso da Medium, segundo a Stelllantis, comportará motores elétricos variando entre 217 cv e 387 cv. De qualquer maneira, é mais que os 185 cv das versões 1.3 turbo flex do Compass e 170 cv das opções 2.0 turbo diesel. Dependendo da especificação direcionada ao SUV, poderá ser mais potente que a opção híbrida 4xe, que rende 240 cv atualmente.
Em termos de autonomia, o conglomerado prevê até 700 km com uma única carga. O sistema elétrico funcionará em 400 V, o que é possível realizar carregamentos a 285 kW e suficiente para levar as baterias de 20% para os 80% em apenas 27 minutos.
Vale lembrar ainda que essa estrutura comporta também o uso de motores a combustão, que deve dar ao próximo Compass versões totalmente elétricas e opções híbridas.
Novo Jeep Compass será feito no Brasil?
A grande questão a respeito dessa plataforma, além das versões Small, Large e Frame, está no nível de complexidade da tecnologia. Como sabemos, o mercado brasileiro demora a adotar novas tecnologias e a questão da eletrificação ainda não está totalmente resolvida por aqui.
A outra saída seria um investimento bilionário para adaptação de uma das fábricas do grupo no Brasil para a nova plataforma. No entanto, o reposicionamento do veículo com suas dimensões e os preços da etiqueta mais elevadas, podem fazer suas vendas caírem e tornar inviável tal atualização.
Dessa maneira, é possível que a nova geração do Jeep Compass passe a ser importada para o Brasil, a exemplo do 3008, com quem passará a compartilhar a nova plataforma.
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.