Hipercarro elétrico atinge velocidade insana de ré e bate recorde mundial
O Rimac Nevera, conhecido pela quebra de recordes quando se fala em velocidade, acaba de atingir uma marca importante. O hiperesportivo elétrico croata atingiu incríveis 275,74 km/h em marcha à ré! O feito foi obtido rodando em linha reta no centro de testes de Penburtg, Alemanha. Com o feito, o veículo entrou para o livro dos recordes, o Guinness Book.
O recorde do Nevera só foi possível porque veículos elétricos não possuem um sistema de transmissão com caixa de câmbio. Geralmente, um carro a combustão possui uma marcha à ré de relação até mais curta do que a primeira, impossibilitando esse tipo de elasticidade. Já um elétrico tem transmissão direta ao diferencial com uma relação quase infinita.
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Além disso, o Rimac Nevera é equipado com nada menos do que quatro motores elétrico, um para cada roda, o que propaga um torque independente e com maior eficiência tanto nas acelerações para frente como para trás.
Rodando para frente, o hiperesportivo elétrico é capaz de ir de 0 a 100 km/h em apenas 1,8 segundo, e de 0 a 160 km/h em 3,21 segundos. Consegue, inclusive, ir de 0 a 320 km/h em pouco menos de 11 segundos! Sendo assim, o recorde dos 275 km/h só não foi superado com ainda mais margem porque a Rimac não quis.
A fabricante explicou que, por motivos de segurança, instalou um limitador eletrônico para que o hiperelétrico não superasse a barreira dos 300 km/h. Ou seja: se a empresa quiser, consegue ir além do recorde atual.
Máquina de recordes
Como se o Guinness não fosse o bastante, imagine a duração de 30 segundos e o que é possível fazer com esse tempo. Pois saiba que o Rimac Nevera vai de 0 a 400 km/h em 29,93 segundos. E vai de 0 a 200 km/h em 4,42 segundos. Podíamos passar o texto todo falando de suas capacidades insanas de aceleração.
Tudo porque os quatro motores elétricos do Nevera produzem (respire fundo) 1.914 cv de potência e incríveis 234,5 kgfm de torque combinados! A velocidade máxima (sim, ele tem um limite) é de 412 km/h. É tanta brutalidade que o hiperesportivo quebrou 23 recordes em apenas um dia de testes da Alemanha, ainda que algumas conquistas sejam questionáveis.
Segundo a Rimac, as baterias de 120 kWh geram uma autonomia de 490 km, no ciclo europeu WLTP, o que pode ser considerado uma vantagem. Afinal, ele pesa 1.950 kg.
A própria Rimac explicou que, diferentemente do recorde em marcha à ré, outras marcas atingidas pelo hiperesportivo não foram conquistados da forma convencional. Pelo local de testes (pista na Alemanha) não ter um asfalto apropriado, o Nevera marcou tempos com partidas em movimento.
A Rimac, inclusive, divulgou o hiperesportivo com o campeão mundial de Fórmula 1 Nico Rosberg no ano passado. O ex-piloto alemão foi o primeiro proprietário de um Nevera, que custa 2 milhões de euros, algo em torno de R$ 10,4 milhões.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.