GWM Haval H6 GT: 7 detalhes que nenhum outro SUV cupê tem
A Great Wall Motors está dando seus primeiros passos no Brasil. Aproveitando a onda do mercado, seus primeiros modelos vendidos aqui serão SUVs da linha Haval H6, sendo uma opção híbrida convencional e duas do tipo plug-in (que carrega na tomada).
Essas duas últimas já foram apresentadas. A configuração H6 Premium, que é um SUV de carroceria convencional, foi lançada no fim do ano passado, enquanto a GWM mostrou o H6 GT nesta semana, publicando fotos oficiais e dados da motorização, além da lista de equipamentos.
A Mobiauto conheceu o modelo em uma prévia antes de seu lançamento oficial, que deve acontecer em março com a abertura da pré-venda, e conta sete itens curiosos que o SUV chinês carrega para se destacar em um segmento tão disputado:
- Reconhecimento facial: esse é um dos itens que mais chama a atenção. Uma pequena câmera na coluna A, ao lado do motorista, é capaz de gravar o rosto de cinco usuários. A partir disso, faz uma espécie de monitoramento enquanto o condutor está dirigindo para verificar se há cansaço ou distração, e emitir um alerta.
- Dupla aerodinâmica: o H6 GT gosta de mostrar seu apelo esportivo e deixa isso ainda mais claro no balanço traseiro com as saídas de escapamento, a queda cupê, as assinaturas em preto fosco e sua dupla de aerodinâmica. Trata-se de um esquema com aerofólio e defletor na tampa do porta-malas, que não é comum vermos no mesmo carro.
- Super bocal da tomada: por ser um híbrido plug-in - aquele que vai na tomada - o SUV tem duas portinhas para abastecimento. No lado esquerdo, será abastecido com gasolina, sendo que no lado direito é a entrada para recarga. Curioso é que a porta do sistema elétrico é exagerada e bem maior que a do tanque de combustível.
Não sabemos se é para diferenciar uma peça da outra. De qualquer forma, chamou bastante a atenção.
- Aplique perfeito para quebrar: o veículo carrega uma série de apliques para deixar seu visual ajeitado. Um deles é uma peça sobressalente que fica próximo à soleira e atua como uma saia lateral, na região da porta traseira, ficando bem na passagem dos pés dos ocupantes da segunda fileira. Por ser de plástico, pode se quebrar com mais facilidade em uma batida mais forte do pé ou se for usada como apoio.
- Alça para sacola no banco da frente: esse é um dos mais surpreendentes. Alças desse tipo são mais comuns nos tetos para apoiar cabides, ou na parte de trás dos encostos dos bancos dianteiros, justamente para os passageiros colocarem sacolas. No caso do Haval, a peça retrátil fica ao lado do porta-luvas.
- Console de Caoa Chery: ao entrar em um Caoa Chery, uma das coisas que mais chamam a atenção é o console central, e no H6 GT não é diferente. A GWM deu ao SUV cupê uma peça parecida com a que vemos nos veículos da operação sino-brasileira, com dois andares. A parte de cima é um apoio mais ergonômico para o braço, e a mais baixa tem porta-trecos e portas USB.
- Manopla de câmbio de Jac: carros elétricos, de maneira geral, não costumam carregar manoplas convencionais para o câmbio - justamente por não haver um. E o seletor da transmissão do SUV da GWM carrega o mesmo estilo que vemos no zero-emissão Jac e-JS4, com um seletor estilo eletrodoméstico.
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Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.