GMC Hummer EV 2023: 22 absurdos da picape elétrica que tem até cofre
Assim como a Jeep tem detalhes característicos que aparecem em todos os seus carros, os Hummer também são inconfundíveis nas ruas. A marca sempre foi ligada a jipes militares e um tanto parrudos mesmo nas versões civis. Mas em 2010 a Hummer não suportou as consequências da crise de dois anos antes, e faliu.
Renasceu pouco mais de dez anos depois com uma proposta completamente diferente, e sob o guarda-chuva da GMC. Claro que ainda mantem seu DNA no visual, mas troca os motores grandes a combustão por conjuntos elétricos potentes. Assim, em 2022, nasceu a linha Hummer EV, com opção de cabine SUV e picape, que são carros de bastante exclusividade e luxo, e que tem ganhado o desejo de famosos no Brasil.
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Atualmente, em nosso território, não há 10 unidades do produto ainda. Uma delas está à venda na Só Veículos, loja especializada em modelos de luxo e localizada em São Paulo capital, que nos cedeu espaço gentilmente para conhecer a gigantesca picape elétrica. Você pode conhecê-la melhor aqui:
E ela não impressiona apenas pelo porte avantajado, mas pelos inúmeros exagerados de especificações e também equipamentos que a versão First Edition carrega. Infelizmente não pudemos dirigi-la, mas contaremos todos os detalhes agora:
22 absurdos que um Hummer EV entrega
1) Motor: para mover uma picape com esse tamanhão todo, o motor tem que ser parrudo também. A Hummer EV tem três motores elétricos, sendo um dianteiro e dois traseiros, que rendem juntos 1.013 cv de potência e 165,9 kgfm de torque.
2) Peso: são 4.100 kg no total, sendo que pouco mais de 1.300 kg é apenas do banco de baterias. Portanto, dirigir essa picape exige habiltação do tipo C.
3) Aceleração: mas a Hummer EV não sofre em nada para mover essas mais de 4 toneladas. Seu peso/potência é de praticamente 4 kg/cv. A melhor demonstração da sua disposição é o 0 a 100 km/h em cerca de 3 segundos.
4) Estilo caranguejo: uma moda que está surgindo nos Estados Unidos é andar de lado. A Hyundai apresentou recentemente o sistema e-Corner que fez um Ioniq 5 literalmente fazer isso, girando as rodas em 90º. Na Hummer é um pouco mais sutil, já que o modo Crab Mode faz as quatro rodas esterçarem levemente na mesma direção e o veículo anda na diagonal.
5) Abertura da caçamba: tanto abertura quanto fechamento são elétricos. Isso ajuda bastante já que a porta da caçamba é bastante pesada. Mas a picape tem dois tipos de abertura, sendo um total e outro parcial.
6) Cofre: é um carro de luxo para quem tem mais artigos de luxo e traz um item de segurança para seu público-alvo: um cofre dentro da cabine. Ele fica localizado abaixo do console central, onde é comum encontrarmos porta-objetos. O item tem senha (a gente não descobriu e não conseguimos abrir).
7) Luzes americanas: como uma boa picape americana, a Hummer traz luzes alaranjadas de posição. Elas estão posicionadas na linha teto, pouco acima do para-brisas, na dianteira, e onde ficaria o santantonio, na traseira.
8) Esconderijo: São inúmeros porta-objetos pela cabine, mas um deles chama atenção por ficar escondido atrás dos encostos do banco traseiro. Claro que o esconderijo é mais indicado para guardar ferramentas e coisas do tipo, mas não deixa de ser curioso.
9) Sem teto: uma picape conversível. É isso que a Hummer EV pode se tornar se retirarmos todo o teto. O sistema é simples como o do Jeep Wrangler, que mostramos neste outro artigo. O teto é dividido em quatro peças e basta destravá-las por dentro da cabine para retirar cada uma e ver o sol invadir o espaço.
10) Console estilo frigobar: nem mesmo as Ram ou a Ford F-150, que acaba de chegar ao Brasil, contam com um console central tão grande. À primeira vista parece um frigobar, mas a única função gelar ali é a do ar-condicionado, que é automático e tem zonas próprias para segunda fileira.
11) Retrovisor GG: para dirigir um carro desse tamanho e tentar fugir dos pontos cegos, é importante ter retrovisores grandes também. Na Hummer EV, a GMC levou isso bem a sério.
12) Freio de estacionamento eletrônico: Mesmo sendo parruda e gigante, ela não deixa de mimar seu dono. Tanto que o freio de estacionamento é eletrônico e acionado via painel, ao lado esquerdo do motorista, igual vemos nos Mercedes atuais.
13) Capacidade de carga e reboque: na caçamba o potencial é pequeno e leva menos que uma Fiat Strada, com apenas 590 kg, mas em reboque é que ela mostra seu potencial, e pode arrastar até 3.042 kg.
14) Dimensões: são 5 metros de comprimento, por 3,21 m de entrei-eixos, 2,05 m de altura e 2,38 m de largura.
15) Porta-malas: a caçamba da Hummer EV é grande, mas leva o estepe da picape que toma bastante espaço. Como não temos motor a combustão, a GMC aproveitou o balanço dianteiro para criar mais um compartimento de carga, sendo um porta-malas, de fato. São 320 litros de capacidade, próximo ao que um Jeep Renegade oferece, e ainda tem abertura elétrica.
16) Botão antissequestro: nesse porta-malas é que está um dos itens mais inusitados: um botão antissequestro. Nos Estados Unidos é comum vermos esse tipo de item nos veículos mais novos. Ao acionar, a tampa do porta-malas se abre. O problema é que o compartimento é na dianteira, e corre-se o risco de ser atropelado em uma eventual fuga.
17) Super telas: dentro da cabine, as telas para multimídia e cluster se destacam. A primeira delas tem 13,4 polegadas e conta com um software intuitivo, além de um esquema multi telas com acesso a várias funções do veículo. A segunda tem 12,3 polegadas e mostra todos os dados da unidade ao motorista.
18) Preço: tudo isso não seria barato, né. Na Só Veículos, a Hummer EV First Edition só sai da loja por R$ 1.948.000.
19) Vidro traseiro elétrico: é comum os carros terem vidros elétricos nas quatro-portas. Curioso é que a Hummer EV baixa o vidro traseiro também por comando elétrico.
20) Controle próprio para portão residencial: no para-sol do motorista, a picape oferece três botões fixos que podem ser programados junto ao portão automático do proprietário, e cumprir a função do controle residencial.
21) Suspensão baixa 20 cm: a suspensão é adaptativa e pode ser alterada em até 20 cm. Com isso, seu ângulo de ataque varia entre 44,3º e 49,7º e o de saída, entre 33,7º e 38,4º.
22) Autonomia: são 4 toneladas e as baterias não têm tarefa fácil. O pacote da Hummer EV soma 212,7 kWh de capacidade, suficiente para fazer a picape rodar 560 km com apenas uma carga – bem acima da média dos veículos elétricos vendidos no Brasil atualmente.
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.