Ford Maverick Hybrid usa truque do Fusca para otimizar espaço
A Ford acaba de dar à Maverick a versão Lariat Hybrid, que resgata o motor do Fusion de primeira geração para ser a primeira picape híbrida do Brasil. A Mobiauto já teve um primeiro contato com a novata que ainda promete um consumo melhor que o do Renault Kwid na cidade – mesmo pesando quase uma tonelada a mais.
Mas não foi a boa, porém esperada, eficiência o que mais chamou atenção durante o lançamento da picape, e sim um truque da Ford para abrir espaço no cofre do motor para a entrada do conjunto elétrico. A carroceria, obviamente, é a mesma da versão Lariat FX4 2.0 turbo, mas precisou de adaptações para comportar o novo chicote elétrico do sistema híbrido.
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Para alocá-lo, a fabricante reposicionou a bateria da picape, tirando-a da dianteira e a reposicionando sob o banco traseiro, espaço que na versão Lariat 2.0 EcoBoost é aproveitado como compartimento de carga.
Curiosamente, é o mesmo truque aplicado pela Volkswagen no Fusca, com a diferença que, no caso do clássico “besouro”, isso foi praticado há muito tempo.
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A grande novidade da Ford Maverick Hybrid é mesmo sua motorização, herdada do finado Fusion. Na versão híbrida, a picape deixa de lado o poderoso 2.0 turbo a gasolina de 253 cv de potência e 38 kgfm de torque para rodar com um 2.5 aspirado de ciclo Atkinson, auxiliado pelo sistema elétrico, que rende 194 cv de potência e 21,4 kgfm de torque.
Isso garante um consumo superior ao do Renault Kwid, considerando o abastecimento com gasolina e rodando em perímetro urbano. De acordo com dados do Inmetro, são 15,7 km/l na cidade e 13,6 km/l em rodovias com o combustível fóssil, enquanto o hatch faz 15,3 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada.
Mecanicamente, a Maverick Hybrid ganha um novo esquema de suspensão traseiro. Sai o mais robusto multilink para entrar o mais simples eixo de torção.
Falando do visual, será difícil perceber a diferença da configuração híbrida e a convencional. Muda o jogo de rodas de liga leve, sai o adesivo FX4 no para-lama traseiro e entra um badge com inscrição “Hybrid” na porta da caçamba.
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.