Comparativo Volkswagen Polo e Fiat Argo
O Volkswagen Polo foi o 2º compacto mais vendido do mundo em 2018, com 725.463 unidades comercializadas, segundo levantamento feito pela consultoria Focus2Move. No mesmo ano no Brasil foram comercializadas 69.589 unidades, o que significa que só o mercado brasileiro foi responsável por quase 10% das vendas do hatch da fabricante alemã, mesmo com o carro ocupando o 6º lugar no ranking de vendas do país.
Já o Fiat Argo perdeu por pouco para seu principal rival. Com 63.011 unidades vendidas em 2018, escorregou para a 9º posição. Porém, no 1º semestre de 2019 o jogou virou, de acordo com dados da Fenabrave, o Argo teve 36.211 unidades vendidas contra 32.025 do Polo. O hatch da Volkswagen caiu no ranking de vendas do 6º para o 9º lugar. Enquanto isso, o modelo da Fiat foi da 9º para a 7º posição. A disputa continua acirrada e ainda é cedo para dizer qual dos 2 será o mais vendido até dezembro, mas por hora a Fiat deve estar bem feliz com o progresso.
Números à parte, vamos ao que realmente importa para quem está pensando em levar um destes hatches para casa, no Comparativo Volkswagen Polo e Fiat Argo foi analisado espaço, desempenho, consumo e segurança. As versões selecionadas para o embate são: HGT 1.8 AT, topo de linha do Argo comercializada por R$ 69.900 e a Comfortline 200TSI AT, versão intermediária do Polo ofertada por R$ 70.480.
Versões e valores do Fiat Argo e Volkswagen Polo
Fiat Argo
1.0: R$ 48.990
Drive 1.0: R$ 52.690
Drive 1.3: R$ 53.690
Drive 1.3 GSR: R$61.790
Trecking 1.3: R$ 58.990
Precision 1.8 Automático: R$ 63.590
HGT 1.8 Automático: R$ 69.900 (versão avaliada)
VW Polo
1.0 Manual: R$ 52.390
1.6 MSI Manual: R$ R$ 59.150
1.6 MSI Automático: R$ 64.850
Comfortline 1.0 200TSI Automático: R$ 70.480 (versão avaliada)
Highline 1.0 200TSI Automático: R$ 75.820
Espaço e Conforto
O espaço interno dos 2 modelos é bem satisfatório para carros da categoria hatch, a começar pelo entre-eixos, o Volkswagen Polo tem 2565 mm e o Fiat Argo 2521 mm. Mesmo com a desvantagem do Argo, o modelo ainda tem entre-eixos maior que de muitos outros hatches, como Hyundai HB20 (2500 mm), Ford Ka (2490 mm), Volkswagen Gol (2.467 mm) e Citroen C3 (2460 mm). Na largura o Polo sai na frente novamente com 1751 mm contra 1724 do rival, os 27 mm fazem diferença no conforto dos passageiros, principalmente quando o carro está com 3 bancos traseiros ocupados. O porta-malas de ambos conta com 300 litros de capacidade, nada mais que o esperado.
Potência
O Fiat Argo HGT 1.8 AT tem motor de 139 cavalos e 19,3 kgfm de torque, chegando até 191 km/h e de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos. O Volkswagen Polo Comfortline 1.0 200TSI AT conta com motor de 128 cavalos e 20,4 kgfm de torque, podendo chegar até 192 km/h e ir de 0 a 100 km em 9,6 segundos. Avaliando o desempenho dos 2 a vantagem é do Polo, por alguns motivos: ele é mais leve e tem mais torque que o rival, apesar de ter 11 cavalos a menos nada prejudica na experiência.
Consumo
A autonomia do Fiat Argo HGT 1.8 AT não é das melhores, na Classificação PBE feita pelo Inmetro o modelo recebeu nota ‘E’ na Comparação Relativa na Categoria, enquanto o Volkswagen Polo recebeu nota ‘C’. Se abastecido com etanol o Argo faz 6,9 km/litro na cidade e 9,1 km/litro na estrada, com gasolina faz 10 km/litro na cidade e 12,8 km/litro na estrada. Já a autonomia do Volkswagen Polo Comfortline 1.0 200TSI AT é de 8,0 km/litro na cidade, 9,8 km/litro na estrada, com gasolina 11,6 km/litro na cidade e 14,1 km/litro na estrada. Diante destes números está mais que declarada a vitória do Volkswagen Polo no quesito consumo de combustível.
Segurança
Ambos contam com cinto de segurança de 3 pontos e encosto de cabeça para os 5 passageiros, controle de estabilidade e tração, além dos obrigatórios freios ABS e Isofix. A Volkswagen investiu um pouco mais na segurança do que a Fiat quando se trata de airbags, o Polo tem 2 frontais e 2 laterais, enquanto o Argo tem apenas os frontais. No Latin NCAP o hatch da fabricante alemã conquistou 5 estrelas de 5, já não é possível saber, pois não participou da avaliação.
Controle de estabilidade será item de série obrigatório
Principais itens de série:
Fiat Argo HGT 1.8 AT: Ar-condicionado, Central multimídia com tela de 7" touchscreen (Android Auto, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, entrada aux, USB), computador de bordo, volante multifuncional, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, direção elétrica progressiva, controle de estabilidade e tração, controle eletrônico da aceleração, sinalização de frenagem de emergência (ESS), sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico, alarme antifurto, vidros dianteiros e traseiros elétricos.
Leia também: Avaliação Fiat Argo
VW Polo Comfortline 200TSI AT: ar-condicionado, suporte para celular com entrada USB, sistema de som touchscreen com 4 alto-falantes e 2 tweeters, computador de bordo, volante multifuncional, direção elétrica, assistente para partida em subida (HHC), sensor de estacionamento traseiro, controle eletrônico de estabilidade e tração, vidros dianteiros e traseiros elétricos.
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A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.