Comparativo Ford EcoSport x Jeep Renegade
O embate é entre o Ford EcoSport FreeStyle 1.5 AT de R$ 93.290 e o Jeep Renegade Sport 1.8 AT de R$ 85.990. As 2 versões são as mais vendidas de seus SUVs. O EcoSport é o 6º utilitário esportivo compacto mais vendido no 1º semestre deste ano com 15.433 emplacamentos, já o Renegade ocupa o topo do ranking, com 33.048 unidades emplacadas. Apesar do modelo da Jeep ter mais que o dobro de vendas, ao comparar os 2, a vitória é conquistada pelos mínimos detalhes, confira.
Versões e Valores
Ford EcoSport
SE 1.5 Manual: R$ 76.890
SE 1.5 Automático: R$ 82.890
FreeStyle 1.5 Manual: R$ 87.290
FreeStyle 1.5 Automático: R$ 93.290 (versão avaliada)
TITANIUM PLUS 1.5 Automático: R$ 100.890
Storm 2.0 4WD Automático: R$ 108.390
Jeep Renegade
Sport 1.8 Manual: R$ 79.990
Sport 1.8 Automático: R$ 85.990 (versão avaliada)
Longitude 1.8 Automático: R$ 99.990
Limited 1.8 Automático: R$ 105.990
Longitude 2.0 Turbo Diesel Automático: R$ 127.990
Trailhawk 2.0 Turbo Diesel Automático: R$ 139.990
Design
Ford EcoSport FreeStyle: O modelo tem um visual aventureiro urbanizado, com vincos de um SUV robusto, porém compacto. O aplique preto na coluna das portas, e os faróis com acabamento escurecido trazem modernidade. Esta versão tem as maçanetas externas na cor do veículo e rodas de liga-leve aro 16 melhorando ainda mais a estética do utilitário esportivo.
Jeep Renegade Sport 1.8 AT: O design do modelo tem um grande apelo para estética dos jipes militares, com linhas quadradas, faróis redondos e sem muita traseira. De todos os SUVs disponíveis no mercado, o Renegade é um dos mais marcantes, justamente por não se assemelhar aos seus rivais. A grade frontal com 7 barras característica da Jeep traz ainda mais singularidade para o utilitário esportivo. A versão Sport conta com ganchos de fixação de carga, maçanetas, retrovisores externos em preto e rodas em liga aro 17.
Leia também: Avaliação Hyundai Creta
Dimensões
No quesito espaço interno o Jeep Renegade sai na frente, com entre-eixos de 2570 mm e largura 1798 mm contra o entre-eixos de 2521 mm e a largura de 1765 mm do Ford EcoSport. Os milímetros a mais do SUV da Jeep tornam a viagem dos passageiros mais cômoda, os passageiros traseiros são os que mais sentem, pois ganham mais espaço entre um ocupante e outro e tem mais espaço livre para as pernas. Porém no porta-malas a vitória é do EcoSport com capacidade 356 litros, 36 litros maior que o do Renegade, o suficiente para caber mais uma mala no bagageiro, mesmo que seja das menores.
O Jeep Renegade também ganha vantagem novamente com o ângulo entrada/ataque de 28º contra os 21º do Ford EcoSport em uma subida mais pronunciada e rampas de estacionamento é muito mais interessante ter um carro com ângulo de ataque maior. Já no ângulo de saída é basicamente o mesmo, o EcoSport tem 31,5º e o Renegade 30º.
Ford EcoSport:
Altura: 1693 mm
Comprimento: 4269 mm
Entre-eixos: 2521 mm
Largura: 1765 mm
Ângulo de entrada: 21,5º
Ângulo de saída: 31,5º
Porta-malas: 356 litros
Jeep Renegade:
Altura: 1658 mm
Comprimento: 4232 mm
Entre-eixos: 2570 mm
Largura: 1798 mm
Ângulo de entrada: 28º
Ângulo de saída: 31º
Porta-malas: 320 litros
Leia também: Avaliação do Jeep Renegade
Desempenho:
Ford EcoSport: A versão FreeStyle conta com motor 1.5 de 3 cilindros com 137 cavalos e 16,2 kgfm de torque, chegando até 180 km/h e de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos. O modelo conta com caixa de câmbio automática de 6 velocidades e tração dianteira, a tão desejada tração 4x4 ficou reservada apenas para a versão com motor 2.0.
Jeep Renegade: A versão Sport é equipada com motor E-torQ Evo 1.8 de 4 cilindros com 139 cavalos e 19,27 kgfm de torque, podendo atingir até 182 km/h e ir de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos. O modelo também tem transmissão automática de 6 velocidades e tração dianteira, pois assim como o EcoSport só as versões 2.0 possuem tração 4x4.
O desempenho dos 2 SUVs é muito próximo, principalmente quando se trata de potência. O motor 1.5 do EcoSport não deixa a desejar para o motor 1.8 do Renegade. Exceto no torque, os mais de 3 kgfm de torque do modelo da Jeep dão mais força ao carro nas ladeiras mais íngremes. Ao pisar no acelerador ambos não respondem de forma imediata e sim progressiva, você sente o veículo ganhando a velocidade desejada gradativamente. Ambos têm agilidade nas retomadas, o que os torna boas opções para rodar na cidade.
Confira ofertas do Ford EcoSport
Consumo:
Ford EcoSport FreeStyle 1.5 Automático: O SUV com etanol faz 7,1 km/litro na cidade e 8,6 km/litro na estrada, com gasolina a autonomia passa para 10,3 km/litro na cidade e 12,6 km/litro na estrada. A versão recebeu nota ‘C’ Comparação Relativa da Categoria da Classificação PBE realizada pelo Inmetro.
Jeep Renegade Sport 1.8 Automático: A autonomia do modelo se abastecido com etanol é de 6,9 km/litro na cidade e 8,6 km/litro na estrada, com gasolina é de 10,0 km/litro na cidade e 12,0 km/litro na estrada. Na Comparação Relativa da Categoria da Classificação PBE a versão recebeu nota ‘D’.
O EcoSport tem uma pequena vantagem em relação ao Renegade na economia de combustível. A diferença mais notável é a da autonomia com gasolina na estrada, já com etanol na estrada os números são os mesmos. Na cidade a diferença também é muito pequena com qualquer um dos combustíveis.
Leia também: Avaliação Ford EcoSport
Segurança
Ford EcoSport: Quando o modelo foi avaliado pela última vez em 2013 pelo Latin NCAP, o SUV recebeu 5 estrelas de 5 no teste de adulto e 3 para criança. Esta versão conta com assistente de partida em rampas, controle automático em descidas e alarme antifurto.
Jeep Renegade: A última avaliação do SUV feita pelo Latin NCAP foi em 2015, o carro conquistou 5 estrelas tanto no teste de segurança de adulto como no infantil. Dentre os principais itens de segurança da versão Sport AT estão: controle eletrônico anti capotamento, limitador de velocidade, Panic break assist (sistema que garante uma frenagem de emergência segura e eficiente) e sistema de monitoramento indireto dos pneus.
Os 2 utilitários esportivos têm alerta de manutenção programada por tempo e/ou quilometragem, controle eletrônico de estabilidade e tração, além dos obrigatórios freios com ABS, Isofix e airbags frontais. Apesar dos modelos serem seguros, o Renegade conta com alguns itens que o EcoSport não tem como controle eletrônico anti capotamento e o Panic break assist e ainda conquistou o máximo de estrelas no Latin NCAP.
Confira ofertas do Jeep Renegade
Qual comprar?
As 2 versões são as mais vendidas de seus modelos e mesmo que o Jeep Renegade tenha um número de vendas mais expressivo, ao comparar os 2 a disputa é acirrada. Ambos têm um desempenho muito próximo, o Renegade tem mais torque, o que deixa a dirigibilidade melhor em retomadas e subidas, mas o EcoSport é mais econômico, mesmo que por uma diferença pequena. Quando se trata de segurança o SUV da Jeep também sai na frente, por alguns itens de série e nas estrelas conquistadas no Latin NCAP. Também há uma discrepância no valor, o EcoSport FreeStyle 1.5 AT custa R$ 93.290 e o Renegade Sport 1.8 Automático é comercializado por R$ 85.990.
Em uma análise geral a vitória é declaradamente do Jeep Renegade. O que não quer dizer que EcoSport não é uma boa opção, pelo contrário, diante deste comparativo ele ainda é uma opção para se pensar e para os que tem uma inclinação pelo modelo, é interessante dar uma avaliada na versão EcoSport SE 1.5 AT de R$ 82.890, com alguns itens de série a menos, mas com um valor mais atraente para o bolso.
Talvez você também se interesse:
Nissan Kicks e Hyndai Creta
10 SUVs 2019 de até 100 mil
6 SUVs novos de até 70 mil
4 SUVs 2019 de até 80 mil
0
A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.