Comparativo Compass e HR-V
O Jeep Compass e o HR-V não competem diretamente, apesar dos 2 pertencerem a categoria de SUV, o primeiro está em um patamar um pouco mais alto que o segundo. Porém ao comparar versão Sport de entrada do Compass com a EXL do HR-V o cenário muda. E os 2 modelos ficam próximos, não só pelo valor, mas por ambos serem opções interessantes. Confira o comparativo antes de decidir qual modelo levar para casa.
Versões Compass 2019
Sport AT 2.0: R$ 113.99
Longitude AT 4X2 2.0: R$ 127.990
Longitude AT 4X4 2.0 turbo diesel: R$ 156.990
Limited AT 2.0: R$ 146.990,00
Limited AT 2.0 turbo diesel 4X4: R$ 176.990
Trailhawk AT 2.0 turbo diesel: R$ 176.990
Serie S AT 4x4 2.0 turbo diesel: R$ 187.990
Versões HR-V 2019
EX 1.8: R$ 94.400
LX 1.8: R$ 101.700
EXL 1.8: R$ 111.900
Design Compass Sport e HR-V EXL
O design do Jeep Compass é exatamente o que se espera de um verdadeiro SUV. O HR-V é um ensaio de um modelo futurista, é moderno e arrojado, beira o inovador. O Compass tem linhas quadradas, já o HR-V tem mais curvas. O Compass tem agressividade e uma beleza padrão. O HR-V expressividade e força. Se por um lado as formas quadradas do Compass são belas, os contornos das curvas do HR-V são sexys.
O Compass Sport AT 2.0 tem maçanetas e retrovisores externos na cor do veículo e rodas em liga leve aro 17, o HR-V também. Os bancos do modelo da Jeep são em tecido, os do SUV da Honda em couro. O painel do utilitário esportivo da fabricante americana é melhor acabado e agrada mais esteticamente, o material aparenta ter qualidade superior, ao trabalhar com cores sóbrias, deixa o interior do modelo mais sofisticado. Porém, a tela de entretenimento do carro da marca japonesa sai na frente, em tamanho e resolução (são 7 polegadas contra 5), além de ter funções de espelhamento e conectividade Apple CarPlay e Google Android Auto.
Espaço e Conforto
O Jeep Compass tem dimensões maiores, dispõe de mais espaço para as pernas, mas o espaço lateral nos bancos traseiros não é tão maior que o do HR-V. Quando se trata da capacidade do porta-malas é a vez do modelo da Honda sair na frente com 437 litros, enquanto o SUV da Jeep tem 410. Na questão conforto dos bancos o HR-V também ganha, os assentos são mais macios, acomodando melhor cada ocupante.
Dirigibilidade, potência e consumo
O modelo da Jeep conta com transmissão automática de 6 velocidades com trocas sutis. A suspensão firme oferece estabilidade ao carro até em curvas. Tanto o acelerador quanto o freio respondem rápido, proporcionando uma direção agradável e segura. O motor 2.0 de 166 cavalos e 20,5 kgfm de torque entrega a potência esperada, principalmente em rodovias, onde é possível explorar um pouco mais a performance do SUV que pode atingir até 189 km/h. O consumo já não é muito satisfatório, com etanol o rendimento é de 6,1 km/litro na cidade e 7,5 km/litro na estrada, com gasolina passa para 8,8 km/litro na cidade e 10,8 km/litro na estrada. O modelo foi classificado como categoria ‘D’ pelo Inmetro. Mesmo se tratando de um utilitário esportivo os números poderiam ser melhores.
Para tornar a direção ainda mais cômoda o Compass Sport vem equipado com Sistema Start/Stop, direção elétrica, limitador de velocidade, piloto automático, câmera e sensor de estacionamento traseiros e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.
Confira também: Avaliação Jeep Compass
O Honda HR-V vem com transmissão automática CVT de 7 velocidades, a mudança de marchas é suave. A suspensão assim como a do Compass é livre de impactos secos até em vias irregulares e com muitos buracos. O motor 1.8 tem 140 cavalos e 17,4 de torque. Ao comparar os 2 motores, os 26 cavalos a mais da Jeep não se fazem tão necessários em vias urbanas, já em rodovias viria muito bem a calhar um pouco mais de potência. Pelo menos o SUV da Honda compensa no consumo. Claro que ainda não é um carro econômico, mas não consome tanto quanto o Compass. O rendimento com etanol é de 7,7 km/litro na cidade e 8,6 km/litro na estrada, com gasolina 11 km/litro na cidade e 12 km/litro na estrada.
Para deixar a condução mais agradável o modelo tem como principais itens de série: direção com assistência elétrica progressiva, câmera de marcha ré multivisão com guias de referência, piloto automático, freio de estacionamento eletrônico e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
Segurança
Os 2 SUVs vem com freio de estacionamento eletrônico, encosto de cabeça e cinto traseiro central de 3 pontos para os 5 ocupantes. O Compass conta também com alertas de limite de velocidade e manutenção programada, controle de estabilidade e tração, e controle eletrônico anti capotamento. Enquanto o HR-V vem com estrutura de deformação progressiva (ACE), Sistema de alerta de frenagem emergencial (ESS), assistente de partidas em aclives, assistente de tração e estabilidade e sistema Immobilizer (mecanismo antirroubo).
Em termos de segurança os 2 modelos empatam. Apenas o HR-V foi avaliado pelo Latin NCAP e obteve nota máxima, enquanto o Compass conquistou as 5 estrelas do Euro NCAP.
Talvez você também se interesse:
Comparativo Nissan Kicks x Hyndai Creta
Avaliação do Jeep Renegade
Confira 10 SUVs 2019 de até 100 mil
Veja 6 SUVs novos de até 70 mil
0
A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.