Brasileiro faz VW Nivus ficar igual irmão gringo Taigo por R$ 55.000

SUV cupê traz faróis Matrix LED, lanternas inteiriças e até acabamento em couro na cabine
Diego Dias
Por
26.06.2023 às 22:20
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SUV cupê traz faróis Matrix LED, lanternas inteiriças e até acabamento em couro na cabine

O Volkswagen Nivus chegou ao Brasil em 2020 e estreou no mercado popular a categoria de SUV cupê. Não demorou muito e o modelo logo ganhou espaço na Europa, onde é vendido como Taigo. Por lá, o VW tem uma série de mudanças, visual mais esportivo e encorpado, que Andrey Camargo resolveu aplicar em sua unidade.

Camargo é advogado, fascinado por carros e tem um Nivus 2021, que modificou e virou um Taigo por “acidente”. De forma resumida, o irmão europeu do nosso SUV cupê recebe faróis com linha de LED na grade, lanterna inteiriça e acabamento mais refinado.

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Como o Nivus virou Taigo

Antes de detalhar as mudanças que mudaram o Nivus para Taigo, um ponto curioso é que seu proprietário nunca antes teve um carro da Volkswagen, sendo o Nivus o primeiro. Antes, Andrey surfava pelos carros franceses e sempre apreciou bastante tecnologia e comodidade.

Com isso fica mais fácil entender o motivo dele ter deixado seu Nivus diferenciado.  “O foco é ter o que no Brasil nunca foi ofertado, um carro pequeno, bonito mas discreto, e repleto de toda tecnologia que a plataforma disponibiliza”, explicou Camargo.

Apesar de algumas das mudanças talvez passarem despercebidas para os mais leigos, não dá para falar o mesmo dos faróis. O Nivus ganhou os famosos faróis IQ.Light do Taigo, caracterizado principalmente por terem tecnologia matrix LED, farol-alto adaptativo e também pela guia de LED na grade frontal.

Esse conjunto óptico tem ainda uma assinatura mais completa ao redor de todo o farol e faz parte do pacote europeu IQ.Drive, que traz uma iluminação ainda superior aos faróis full-LED originais do Nivus – estes já com boa capacidade de iluminação.

De acordo com o dono, tudo foi feito com peças de prateleira, ou seja, com componentes originais Volkswagen importados e até de segmentos superiores. Mas nem por isso não houve dificuldades no projeto.

“Sobre adaptações, tecnicamente a grande maioria delas exige ao menos algum tipo de codificação ou programação, mas tudo sempre seguindo o protocolo da montadora. De ajustes mais complexos, me recordo apenas da grade dianteira que, apesar de existir Taigo com pacote IQ.Drive e para-choques standard, os pontos de fixação não eram os mesmos e tivemos que partir para alguns pequenos ajustes”, enfatiza Andrey.

Apesar de ter o mesmo formato, a grade dianteira tem acabamento em colmeia e emblemas R, uma clara referência ao Taigo R-Line. Os emblemas R também estão nos para-lamas dianteiros (substituindo os logos Highline).

Na tampa traseira está agora o nome Taigo no lugar do Nivus, enquanto as lanternas também são a cereja do bolo: tem assinatura diferente do Nivus brasileiro, além de somar uma guia de LED central. O modelo original tem apenas uma régua preta para ligar as lanternas.

Interior: Xô plástico!

Na cabine o proprietário quis esquecer o padrão dos Volkswagen nacionais, tanto que o acabamento foi levado para outro patamar. Itens de contato como painel, forro de portas, puxadores, apoio de braço e apoio de joelho do console central foram revestidos com uma camada de material macio ao toque.

É um salto de acabamento comparado ao plástico duro do Nivus original. Foi realizado ainda revestimento por meio da flocagem de todos os porta-objetos e também do porta-luvas do veículo. Esse revestimento dá o acabamento macio ao toque e, segundo o dono, eliminou boa parte dos ruídos internos.

O SUV-cupê também recebeu iluminação ambiente no painel, console, portas, porta-objetos e luzes de pés, além de iluminação nas soleiras que vieram do Taigo. O freio de mão ganhou revestimento de couro, a alavanca é original do primo europeu, enquanto as maçanetas passam a trazer acabamento anodizado. 

Porta-luvas e molduras das maçanetas também são novos, assim como a cobertura em plástico no trilho do banco, essa vinda do T-Cross. Há detalhes interessantes, como tomada 12v iluminada, plafon de teto dianteiro com comando de emergência e navegador GPS, módulo e sensores de pressão de pneus, todos herdados de um carro premium da VW: o Arteon.

“Futuramente os bancos também serão trocados, seguindo o mesmo padrão monocromático, respeitando o perfil mais sóbrio dos carros da Volkswagen”, completa Camargo.

Quanto custa tirar o passaporte europeu do Nivus

Atualmente um VW Nivus custa R$ 143.690 na versão topo de linha Highline, a mesma usada no “Taivus” – união de Taigo com Nivus. Como todo projeto, os custos podem variar por diversos fatores, como valor de mão de obra, custos de frete (o valor depende muito de onde você vai importar peças), impostos, qualidade da peça, ou mesmo se ela for nova ou usada.

Mas como Andrey Camargo pretende exibir seu projeto para que donos de Nivus tenham inspirações e novas ideias, ele não fez mistério e revelou os valores – que, como o previsto, são elevados. Afinal, estamos falando de peças originais VW do Taigo do velho continente.

“Por baixo, limitando aos itens necessários para a transformação estética, podemos estimar um valor mínimo próximo dos R$ 55.000 para ter o conjunto estético do Taigo com IQ.Drive, sem considerar o teto solar, que apesar de já comprado, não tenho ainda como mensurar os custos.

O custo desta transformação é muito afetado pelos faróis IQ.Light, que demandam uma série de modificações em paralelo, como módulo de controle AFS, sensor de altura da suspensão, câmera de assistência do motorista (que é a responsável pela mágica do funcionamento do Matrix)”, revela Camargo.

Teto tolar vem aí

O feliz proprietário do Taivus ainda garante que o projeto não foi finalizado, já que virão aí novidades interessantes para o Nivus com cara de Taigo, inclusive um muito requisitado pelos proprietários do SUV-cupê: o teto solar, que não será algo adaptado, mas vindo do Taigo.

Está previsto ainda os para-choques dianteiros e traseiros do Taigo R-Line, bem como rodas e mais algumas tecnologias como porta-malas com abertura elétrica e alerta de ponto cego. “Digo que a fase 1 do projeto foi encerrada com a chegada da grade central iluminada, mas ainda temos várias modificações. A parte mecânica também será alvo de grandes mudanças, buscando tornar este carro ainda mais especial”.

Com custos que chegam a R$ 198.690, o VW Nivus transformado em Taigo europeu certamente vira um carro exclusivo, trazendo mudanças até que discretas para os mais leigos, mas que acabam dando o cuidado final que o SUV-cupê brasileiro poderia ter tido.

Perguntado sobre se venderia o projeto “Taivus” um dia, Andrey Camargo finaliza:

“Sou absolutamente apegado aos meus carros, especialmente aqueles que busco contar uma longa história, como é o caso do Taivus. Para se ter ideia, mantenho ainda meu primeiro carro, que chegou em casa antes dos meus 18 anos e hoje com meus 34 anos, ainda proporciona momentos de muita diversão.

Aprendi que a vida é uma caixinha de surpresas, carros que no passado eu afirmava ser "ultimo dono", rodam hoje com amigos que fiz no meio automotivo. Mas de fato a venda do Taivus nunca foi sequer cogitada, seja pelo gigante prazer que tenho em utilizar um carro tão legal em meu dia a dia, ou até mesmo pelo considerável custo de tempo e dinheiro que foi investido neste carro”.

Fotos: Instagram @project_taivus

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